Desde os primeiros anos de vida, temos que nos adaptar a diversas situações — seja uma nova escola, uma mudança de cidade ou transformações pessoais. Afinal, nem tudo em nossas vidas pode ser previsto e planejado, e isso faz parte da vivência de todas as pessoas. 

Sendo assim, a adaptabilidade — habilidade de ser flexível e se adequar aos diversos cenários — é uma competência que acompanha os seres humanos ao longo de toda a vida.

Contudo, é perceptível que algumas pessoas têm essa capacidade de se adaptar mais desenvolvida do que outras, o que traz benefícios para a vida pessoal e, especialmente, profissional.

Nos últimos anos, com o avanço do digital, as novas modalidades de trabalho e a pandemia da covid-19, a adaptabilidade têm se consolidado como uma das principais habilidades do mercado de trabalho.

Segundo um estudo realizado pelo LinkedIn, a adaptabilidade é a quarta competência mais desejada pelas empresas em 2020. Ou seja, desenvolvê-la pode fazer toda diferença para sua carreira.

Quer descobrir como se tornar um profissional mais adaptável? Neste artigo, falaremos mais sobre essa habilidade e como você pode dominá-la. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:
O que é adaptabilidade
A adaptabilidade e o futuro do trabalho
Como desenvolver sua adaptabilidade

New call-to-action

O que é adaptabilidade

Adaptabilidade é a capacidade de se adequar às diversas situações e imprevistos que surgem na vida pessoal e profissional. É uma das competências relacionadas à inteligência emocional.

Mesmo sem perceber, trabalhamos essa habilidade desde a infância. Afinal, se adaptar é algo que faz parte da natureza humana.

Contudo, mesmo que seja uma habilidade que nasce com todos nós, a adaptabilidade pode sim ser trabalhada para que você se torne uma pessoa mais flexível e resiliente frente às mudanças.

Afinal, além de nos dar mais equilíbrio para lidar com as adversidades, a adaptabilidade possui uma relação muito grande com a nossa capacidade de construir e desconstruir ideias, pensamentos e conhecimentos.

Sendo assim, é uma competência essencial tanto para a vida pessoal quanto para se destacar no mercado de trabalho.

>>> Por que a visão estratégica é tão valorizada no mercado de trabalho

A adaptabilidade e o futuro do trabalho

Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por diversas mudanças.

O advento do digital, com novas tecnologias e ferramentas aliadas a todos os tipos de processos e indústrias, está entre as principais novidades.

Além disso, com a pandemia da Covid-19, novas modalidades de trabalho também começaram a se popularizar entre as organizações, especialmente os modelos híbrido e remoto.

Diante dessas novas configurações, quais profissionais você acha que se destacaram? Aqueles que pararam no tempo ou os que se reinventaram e reagiram a essas mudanças? Certamente, aqueles que acompanharam e se adaptaram a essas transformações, não é mesmo?

A capacidade de se adaptar sempre foi uma característica essencial para sobreviver aos dinamismo do mercado de trabalho.

Contudo, nos próximos anos, com a progressiva adoção de novas tecnologias, é esperado que essas mudanças aconteçam de forma ainda mais acelerada. Ou seja, é essencial que os profissionais desenvolvam a capacidade de se adequar a esses cenários.

Assim como muitas outras habilidades comportamentais, a adaptabilidade é uma competência que pode ser aprendida. E ao desenvolvê-la no local de trabalho, é possível aprender a lidar com essas mudanças inevitáveis e até mesmo a crescer com elas.

Para as empresas, contar com profissionais que tenham a capacidade de se adaptar garante um movimento contínuo de melhorias e aprendizados.

Pesquisadores seniores do Boston Consulting Group afirmam, em um artigo para a Harvard Business Review, que “em vez de serem realmente boas em fazer algo em particular, as empresas devem ser realmente boas em aprender como fazer coisas novas”.

E para isso, é essencial que elas contem com colaboradores que tenham alta capacidade de adaptabilidade e resiliência para encarar novos desafios.

>>> Futuro do trabalho: novas profissões e habilidades para desenvolver

Como desenvolver sua adaptabilidade

Agora que você já sabe o que é e a importância da adaptabilidade para o mercado de trabalho, confira algumas dicas para começar a desenvolver essa habilidade:

Veja as mudanças como oportunidades

Não importa qual seja o porte ou nicho da empresa em que você trabalha, as mudanças chegam em todos os perfis de organizações — pode ser a saída de um gestor que você considerava uma referência, a chegada de um cliente desafiador ou uma mudança na estrutura do seu time.

Seja o que for, é essencial que você tenha a capacidade de ter um olhar positivo sobre esses acontecimentos — mesmo que, em um primeiro momento, eles não o beneficiem diretamente.

Nem sempre as coisas seguem como desejamos, mas é importante não encarar essas novidades como obstáculos, mas sim como oportunidades para evoluir cada dia mais.

Não recebeu a promoção tão desejada? Perdeu seu lugar em um projeto importante? Pare, respire fundo e utilize esse tempo para aprimorar ainda mais suas habilidades.

Ter esse tipo de atitude é essencial para crescer e se desenvolver profissionalmente. Isso é ser adaptável.

>>> Autocontrole: o que é, importância, como desenvolver e dicas

Trabalhe a autoconfiança

Quando algo não sai conforme o planejado, é comum que sentimentos negativos, como a ansiedade e a sensação de fracasso, nos afetem, não é mesmo?

Contudo, é importante ter em mente que não são alguns erros e imprevistos que fazem de você um profissional ruim ou significam o fim da sua carreira.

Enfrentar percalços faz parte da trajetória de todos os profissionais, a diferença é o que cada um faz com esses desafios.

Tudo deu errado? Confie em si mesmo. Você é um indivíduo com total capacidade e talento para virar o jogo e transformar o ocorrido em algo positivo e saudável.

Reconheça seus defeitos, mas também suas qualidades, afinal, foram elas que lhe permitiram chegar onde está.

Trabalhar a autoconfiança é essencial para crescer e se adequar às situações do mercado de trabalho.

Desenvolva o gosto pela aprendizagem

Por fim, a melhor forma de estar preparado para todas as mudanças do mercado de trabalho é desenvolver o gosto pelos estudos.

Procure sempre atualizar seus conhecimentos e não deixe de aprender algo diferente todos os dias. Isso é essencial para se adaptar às transformações e encarar novos desafios profissionais.

E uma ótima forma de fazer isso é cursando uma pós-graduação.

Já pensou em cursar uma especialização que o prepare tanto em termos técnicos quanto em habilidades socioemocionais, como a adaptabilidade, para o mercado de trabalho? Essa é a Pós +Carreira EAD Univali.

Através do Programa de Aceleração Profissional, você desenvolve as hard skills e soft skills necessárias para ser um profissional mais flexível e preparado para os desafios de carreira.

Confira todas as nossas opções de curso e comece hoje mesmo a expandir o seu conhecimento!

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT