Pesquisas de mercado têm demonstrado que há escassez de profissionais para atender a demanda de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI). Basicamente, sobram vagas e faltam pessoas qualificadas.  

A programação também se inclui nas áreas em que há necessidade de trabalhadores. O programador é um profissional muito requisitado pelo mercado, entretanto é preciso se qualificar para chamar atenção e se diferenciar.  

O lado positivo é que a qualificação pode ser feita de forma individual pelo EAD, em que o investimento é pequeno e o resultado é enorme.  

A Univali é uma das universidades que disponibiliza um renomado estudo a distância de baixo custo. 

A assistência dada na graduação para os estudantes é uma das melhores, de acordo com os próprios discentes, pois entende o lado pessoal e profissional de cada um. Sendo assim, a Univali oferece cursos EAD para Análise e Desenvolvimento de SistemasCiência de Dados e Matemática. 

No futuro, é claro que a programação será uma das áreas mais importantes e valorizadas, ao lado da matemática, pois o mercado de trabalho sempre precisará das atualizações da tecnologia de informação e suas linguagens. 

Se você ainda é iniciante na área, precisa ler este artigo que preparamos sobre as principais linguagens de programação usadas atualmente. Você também vai ver: 

As linguagens de programação mais usadas que você precisa conhecer
JavaScript
Phyton 
Java
PHP 
C# 
C/C++ 
Como aprender a programar? 
Conheça 5 programadores que revolucionaram o mundo da tecnologia 

As-6-linguagens-de-programacao-mais-usadas-no-mundo-Homem mexe no computador em um software de programação.

 

As linguagens de programação mais usadas que você precisa conhecer 

Para ser um profissional reconhecido no meio da programação, é necessário entender as linguagens mais usadas. Algumas podem ser mais adequadas para certos negócios ou empresas. 

A seguir, você conhecerá as mais utilizadas por desenvolvedores ao redor do mundo: 

  1. Javascript 

    JavaScript é uma das principais linguagens utilizadas na Internet. É usada para desenvolver aplicações em formato web, pelo computador, e mobile, pelo celular. Para quem busca aprender, deve saber que quase todos os navegadores contêm um código JavaScript.  

    O lado positivo é que é uma linguagem fácil e dinâmica para o cliente, podendo ser suportada por todos os navegadores e redes do mercado. O Google, YouTube, Facebook, Amazon, Wikipedia, WordPress, entre muitos outros, são desenvolvidos em JavaScript. Por isso a linguagem é apontada como um bom requisito para quem busca agregar a uma empresa de desenvolvedores. 

  2. Phyton

    Python é uma linguagem de código aberto de forma fácil e acessível de aprender. Ela também é eficiente para projetos complexos, pois sua legibilidade e sua sintaxe são simples e diretas. 

    Entendendo-a é possível programar para computadores, celulares e jogos, entre aplicações básicas e avançadas. Sua capacidade de processar grandes bases de dados acaba a levando para o meio da computação científica, ciência de dados e Inteligência Artificial. 

    O Google, YouTube, Instagram, Pinterest, Globo.com, SAP e ThoughtWorks utilizam Python em suas aplicações.  

    o mercado de trabalho, a procura por profissionais que saibam gerenciá-la é enorme e com boa valorização salarial. Um dos motivos para isso acontecer é sua versatilidade de linguagem, garantindo uma grande empregabilidade no presente e no futuro, pois cada vez mais a tecnologia está sendo implantada nos meios de trabalho. 

  3. Java 

    Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Por ser popular no desenvolvimento de sites e aplicativos para qualquer tipo de hardware, é uma das linguagens mais relevantes do meio. Ela pode ser usada no desenvolvimento de apps móveis, web, desktop e em qualquer sistema operacional ou hardware. 

    LinkedIn, Ebay, Twitter, Netflix, Spotify, Amazon, Facebook, YouTube e Google são exemplos de sites conhecidos que a utilizam.

  4. PHP 

    PHP é uma linguagem de script de uso geral, principalmente na escrita de códigos HTML. É uma das mais popularizadas por gerenciadores de conteúdo como Wordpress.

    Através de sua programação, sites dinâmicos, lojas virtuais, blogs e plataformas de cursos online podem ser criados. 

    PHP é uma das principais linguagens requisitadas pelas empresas que buscam desenvolvedores back-end ou full-stack. 

  5. C# 

    C#, ou C-Sharp, é a linguagem orientada a objetos, simples, moderna e de uso geral. Criada para substituir o Java na plataforma NET da Microsoft, pode ser usada para construir aplicativos de computador e celular, jogos e softwares corporativos. É a principal linguagem da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações para Windows.  

    Adotada em sistemas populares, é bastante requisitada. O ponto positivo é ser uma programação bastante parecida com a Java, o que torna o aprendizado mais fácil do que dominar o JavaScript e Python. 

  6. C/C++

C++ é a extensão da linguagem C, porém completa. É rápida e estável para aplicativos e sistemas com gráficos avançados, mas seu aprendizado pode ser mais demorado devido à sua complexidade. A linguagem é bastante usada para desenvolver aplicações mais pesadas e de alto desempenho. 

O Google, YouTube, Twitter, Facebook e Amazon, também utilizam C++ no backend. Os desenvolvedores de C++ são sempre procurados pelas empresas que lidam com grandes projetos e gráficos avançados. 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como aprender a programar? 

Com o entendimento das linguagens de programação mais usadas, você deve ter se identificado com alguma. Mas como aprender a usá-la? 

Primeiro, leia mais sobre a linguagem com a qual mais se identificou e a qual completa todos os requisitos na sua carreira. Avalie estes fatores antes de se aprimorar em apenas uma linguagem de programação.  

Entenda que cada escolha é pessoal e tente adequar aos seus interesses profissionais, demanda de mercado, valorização salarial, aprendizado acessível e onde se especializar. 

Confira mais sugestões e os conceitos básicos que um iniciante de programação deve saber no universo da tecnologia: 

  • Aprenda seu idioma. Parece uma dica óbvia, mas linguagens de programação podem confundir muitas pessoas.  

Pense na lógica de programação e familiarize-se com as linguagens de marcação. Saiba o que é HTML, CSS, back-end ou full-stack. Garanto que apenas aprendendo obviedades do seu ofício te dará um enorme auxílio. 

  • Sites e vídeos. A Internet além de ser seu meio de estudo e trabalho, pode ser sua maior aliada.  

Há um enorme acervo gratuito para que você tire dúvidas e entenda suas maiores dificuldades através de textos ou vídeos. Também poderá encontrar outros programadores iniciantes e dividir conhecimentos em conjunto.  

  • Bootcamps. Expressão muito utilizada no mundo dos esportes, o campo de treinamento significa o lugar onde aprendizes determinam algum lugar para estudar uma habilidade.  

Os bootcamps de programação tornaram-se muito populares entre a comunidade de tecnologia devido ao contato dos especialistas com os iniciantes. Estes campos são importantes para quem busca se inserir rapidamente no mercado de trabalho, podendo entrar em contato com empresas e programadores. 

  • Graduação. Cursos superiores auxiliam e aprimoram o conhecimento de um estudante de programação. Autonomia e autodidatismo são importantes e necessários, mas a ajuda de um professor especialista a disposição diariamente faz toda a diferença.  

Além disso, com uma graduação, é possível comprovar no seu currículo toda sua carga horária, o que é valorizado em empresas. 

A graduação EAD Univali oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de SistemasCiência de Dados e muitos outros especializados em programação, tecnologia e inovação.  

Nestes cursos, você aprende a desenvolver sistemas computacionais de informação, softwares, redes e banco de dados, aprendendo também sobre hardwares, programação, conhecimentos no campo da informática com o objetivo de formar profissionais no ramo.  

As aulas são 100% online. Você só precisa comparecer presencialmente para a realização de provas, tendo toda a estrutura dos polos à disposição, podendo utilizar bibliotecas, salas de estudo e mais. 

Descubra como aprender a programar.

 

Conheça 5 programadores que revolucionaram o mundo da tecnologia 

Além de saber programar, conhecer os pilares da programação e suas linguagens, é importante conhecer o nome de profissionais que entraram para a história da tecnologia. 

Antes de você, pessoas foram importantes para que pudesse estudar de forma acessível e utilizar softwares e hardwares facilmente. Conheça alguns dos programadores mais famosos do mundo:  

  1. Bill Gates: o empresário ficou conhecido por fundar a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado. 
  2. Grace Hooper: a cientista da computação, considerada a mãe da programação, é responsável pela criação da a Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL em inglês), utilizado por empresas até hoje. 
  3. Tim Berners-Lee: É um inglês cientista da computação.  É conhecido pelo seu processo desenvolvimento da Internet por fazer a primeira comunicação entre cliente e servidor via HTTP e a criação do “WWW”. 
  4. Bjarne Stroustrup: o cientista da computação dinamarquês é conhecido como o pai da linguagem de programação C++. Além de criar a linguagem de programação, ele escreveu as definições iniciais e produziu a primeira implementação, formulando os critérios de projeção.
  5. Ray Tomlinson: o programador norte-americano implantou o primeiro sistema de e-mail de que se tem notícia. Devido a sua criação, o símbolo do “@” é usado até hoje, mas para identificar o provedor usado pela pessoa, enquanto o conceito foi apenas ampliado. 

Se você se identifica com a área de programação e se interessou pelos conteúdos apresentados, a Univali tem formação ideal para você. Saiba mais sobre os cursos EAD ofertados pela universidade.  

Não perca tempo e comece a trilhar o seu caminho na programação!  

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT