Como calcular a nota do Enem: um guia prático para saber sua média

Postado em 11 de out de 2022
Loading...

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio. Na época, a nota tirada no exame era apenas um indicador.

Foi apenas em 2004, com a criação do Prouni, que a nota do Enem ganhou importância.

Ela se tornou um pré-requisito para ganhar uma bolsa em instituições de ensino superior privadas, e mais tarde, se tornaria também um pré-requisito para entrada nas universidades públicas.

Hoje, a nota do Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.

Por isso, muitos candidatos buscam entender sua nota a partir do resultado do gabarito, antes mesmo do resultado oficial, gerando dúvidas de como calcular a nota do Enem.

A resposta para essa dúvida, entretanto, é que, até que a nota oficial seja liberada na Página do Participante, não será possível saber a nota exata.

Isso porque o Enem utiliza um método automatizado de calcular a nota, que leva em consideração muito mais do que apenas o número de acertos.

Neste artigo, vamos conversar sobre o que é este método e como a nota do Enem é calculada, mas também como você pode ter uma ideia do seu desempenho a partir de cálculos de média.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Como é feito o cálculo da nota do Enem?

A nota do Enem é o resultado da soma entre a nota que o candidato alcança nas provas objetivas e a nota da redação. Ou seja, existem duas pontuações que resultam na nota final.

E para entender como é feito o cálculo, é preciso entender como o exame é corrigido.

A correção das provas objetivas do Enem, as 180 questões dispostas em quatro grandes áreas do conhecimento, é feita por meio de um algoritmo, a Teoria de Resposta ao Item.

Já a redação é corrigida por uma banca avaliadora formada por profissionais que não se conhecem e não tem contato entre si. Cada redação é corrigida por dois avaliadores.

Teoria de Resposta ao Item, a TRI

A TRI é o algoritmo utilizado para fazer a correção das questões objetivas do Enem.

Para que a prova possa ser corrigida, o candidato precisa passar as alternativas escolhidas para o cartão-resposta. Este cartão é submetido a um computador, que utiliza a Teoria de Resposta ao Item para calcular a nota.

A TRI não leva em consideração apenas o número de acertos e erros, ela é um algoritmo que consegue calcular se o candidato chutou ou acertou uma questão porque realmente sabia.

Para descobrir esse dado, o algoritmo distribui pontuações de dificuldade entre as questões, classificando-as como fáceis, médias e difíceis.

A partir do cartão-resposta, ele avalia o padrão de acertos do candidato.

Por exemplo, se o candidato acertou uma questão difícil sobre um tema, mas errou uma questão fácil sobre o mesmo tema, o algoritmo entende que ele acertou a questão difícil porque chutou. Logo, atribui um valor menor àquela questão.

É por causa da Teoria de Resposta ao Item que é praticamente impossível de calcular a nota do Enem apenas sabendo o gabarito.

Seria preciso também saber as dificuldades atribuídas e calcular o padrão de resposta do candidato.

Banca avaliadora

Enquanto as questões objetivas são corrigidas pela TRI, a redação do Enem é corrigida de forma manual por uma banca avaliadora formada por especialistas.

Esses avaliadores não se conhecem e não mantém contato enquanto trabalham na correção das redações. Além disso, cada redação é corrigida por dois avaliadores diferentes, para entender se a avaliação converge.

Outro ponto importante é que a banca avaliadora utiliza uma série de competências como guia para atribuir uma nota ao candidato. Confira quais são essas competências:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada uma dessas competências vale 200 pontos. Por isso, se o candidato demonstrar domínio em todas as competências, pode tirar a tão sonhada nota 1000 na redação.

Dentro de cada competência, existem 6 níveis de pontuação que podem ser atribuídos ao candidato dependendo de como ele interagiu com a competência.

Por exemplo, na imagem abaixo podemos ver o que significa cada nível atingido na competência 1:

competencia-1 redação enemFonte: http://portal.mec.gov.br/

Então, se o candidato demonstra bom domínio da norma culta, mas teve alguns deslizes na hora de escrever a redação, ele não alcança 200 pontos na competência, mas 160.

Agora, se apresenta muitos desvios da norma culta e erros de ortografia, pode receber uma nota 0.

Embora a redação não seja calculada por um algoritmo, isso não significa que é mais fácil calcular sua nota sem ter acesso ao espelho da redação.

As competências são um guia, mas não temos como saber de antemão como os avaliadores vão julgar a redação em cada nível.

🔵 Leia também: Quantos pontos precisa para passar no ENEM?

Como calcular a nota média do Enem

Como visto acima, é praticamente impossível saber sua nota do Enem antes do resultado oficial.

Mas com o resultado em mãos, você consegue entender qual é sua média e saber se está apto a participar de programas como o Prouni, Sisu e Fies.

Quando a nota do Enem é divulgada, os candidatos recebem o Boletim de Desempenho por áreas, com as notas que tirou em cada prova.

Vamos ver um exemplo. Digamos que suas notas foram as seguintes:

  • 765 na redação
  • 754 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • 667 em Matemática e suas Tecnologias
  • 735 em Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 679 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Para saber a média, você precisa somar esses valores e dividir a soma pelo número de áreas:

  • 765 + 754 + 667 + 735 + 679 = 3600
  • 3600 / 5 = 720

Ou seja, sua nota média no Enem é 720.

Agora, tendo essa média em mãos, você consegue entender se está apto a participar dos programas do governo para ingressar no ensino superior.

Veja a média que cada programa exige:

  • Prouni (Programa Universidade para Todos): para conseguir uma bolsa integral ou parcial, você precisa ter uma nota superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação.
  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): para participar deste programa e concorrer a vagas em instituições públicas, você precisa não ter zerado a redação.
  • Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): assim como Prouni, para participar do Fies, você precisa ter uma nota de, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação.

Calculadora de média do Enem

Mas se você não quiser fazer esse cálculo à mão, pode recorrer à calculadoras de média do Enem disponíveis na internet. Um exemplo é esta calculadora.

É possível tirar zero no Enem?

Além de existir a possibilidade de zerar a redação a partir da avaliação das competências, o candidato também pode tirar zero na redação se:

  • Escrever uma redação com menos de 7 ou mais de 30 linhas;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Entregar a folha da redação em branco;
  • Fugir do tema proposto;
  • Não seguir o modelo de redação dissertativa-argumentativa;
  • Copiar os textos motivadores;
  • Anular a redação de propósito.

Mas, ao contrário da redação, não é possível tirar zero nas questões objetivas do Enem.

Isso porque, mesmo que você entregue o cartão-resposta em branco, as questões já vêm calibradas para a correção de acordo com o nível de dificuldade atribuído pela TRI.

Por causa disso, a menor nota que um candidato pode tirar nas provas do Enem é 300.

🔵 Leia também: Tudo sobre o Enem: matérias que caem, quem pode fazer e inscrições

Por quanto tempo vale a nota do Enem?

Como o Enem acontece todos os anos, é de se imaginar que a nota tirada em uma edição tenha prazo de validade, não é? E sim, existe um tempo específico pelo qual a nota do Enem é válida.

Porém, esse período depende do programa para o qual você quer se inscrever. Confira:

  • Sisu: é apenas válida a nota da edição mais recente.
  • Vestibular: nas universidades públicas, você pode usar a nota do Enem como complemento para a nota do vestibular. Em geral, também é aceita apenas a nota da edição mais recente.
  • Prouni: em geral, as notas aceitas são da edição mais recente. Porém, quando a cota de bolsas não é ocupada, pode-se permitir que o resultado de edições anteriores valha.
  • Fies: são aceitos resultados de qualquer edição de 2010 em diante.
  • Bolsas próprias de instituições de ensino: existem instituições de ensino que oferecem bolsas de estudo de acordo com a nota do Enem, e para elas, em geral, são aceitos resultados de diversas edições, não apenas da mais recente. Nesse caso, é preciso consultar a instituição de ensino.

E então, o que você achou das informações que demos aqui sobre como calcular a nota do Enem?

Esperamos que você tenha entendido como são calculadas as notas, como você pode fazer a média da sua nota e onde pode usá-la para ingressar no ensino superior!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.