Tag: EAD

“Como conseguir uma bolsa de estudos?”. Se você sonha em ingressar no ensino superior e não tem muito dinheiro para investir em uma graduação, certamente você já se perguntou isso.  

Na atualidade, as instituições de ensino oferecem diversas opções de bolsas de estudos, com descontos parciais e totais nas mensalidades. Essa alta oferta de bolsas tem permitido que cada vez mais pessoas acessem o ensino superior.  

Além disso, as graduações EAD também possibilitaram que muitas pessoas conquistassem o sonhado diploma.  

De acordo com dados do Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos superiores à distância aumentou 4,7 vezes. Ou seja, em dez anos, a modalidade EAD teve um salto de 378,9% em ingressantes.   

A Univali conta com diversos tipos de bolsas de estudos para faculdades EAD. Neste artigo, explicaremos mais sobre essas opções e sobre o ensino a distância.  

Confira: 
O que é uma bolsa de estudos? 
Quais são as opções de bolsas do EAD da Univali?
E o Prouni? 
Quais são as vantagens de um curso EAD? 
Por que estudar no EAD da Univali?
Conclusão 

como-conseguir-uma-bolsa-de-estudos - capelo em cima de um livro, acompanhado de um diploma

O que é uma bolsa de estudos? 

Bolsa de estudos é um benefício financeiro que tem como objetivo custear parcial ou integralmente o valor das mensalidades de uma instituição de ensino. Esse auxílio pode ser concedido por universidades, escolas, empresas ou pelo próprio Governo Federal, através de programas sociais.   

Nas universidades, especificamente, os alunos que são contemplados com bolsas de estudos recebem descontos parciais ou totais no valor da mensalidade. Esse desconto possibilita que o aluno dê início ou continuidade aos seus estudos com condições financeiras mais acessíveis.  

É importante pontuar que bolsas de estudos são diferentes de financiamentos universitários. Os descontos concedidos aos bolsistas são permanentes, sendo assim nenhum valor deve ser devolvido ao final do curso.   

Situação diferente dos financiamentos. Quando um aluno solicita um financiamento universitário, como o FIES, por exemplo, ele fica encarregado de quitar os valores das mensalidades futuramente.   

Aqui na Univali temos bolsas parciais e totais, confira as condições para conquistá-las no tópico a seguir.   

Nova call to action

Quais são as opções de bolsas de graduação do EAD da Univali? 

O EAD da Univali conta com diversas opções de bolsas de estudos, pensadas para atender diferentes perfis de alunos. Confira:  

Seleção TOP 100  

A Bolsa Seleção Top 100 concede descontos de 10% a 100% nas mensalidades do primeiro semestre dos cursos de graduação EAD.   

A classificação é feita com base na análise do histórico escolar do ensino médio. As notas obtidas pelo candidato nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, cursadas na 3ª série do ensino médio, são utilizadas para realizar o ranqueamento.  

Ou seja, quanto maior sua nota nessas disciplinas, mais perto do 100% chega seu desconto.   

A Seleção TOP 100 acontece em períodos limitados. Acompanhe no nosso site a próxima data.   

Bolsa Enem  

A Bolsa Enem concede descontos de 10% a 100% nas mensalidades de graduação EAD. Essa bolsa vale para as mensalidades de todo o curso, e o percentual de desconto é calculado a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  

Confira:  

  • Bolsas de 10% no curso para média de 300 a 449,99; 
  • Bolsas de 20% no curso para média de 450 a 599,99; 
  • Bolsas de 25% no curso para média de 600 a 699,99; 
  • Bolsas de 30% no curso para média de 700 a 899,99; 
  • Bolsas de 50% no curso para média de 900 a 950,99; 
  • Bolsas de 100% no curso para média igual ou maior de 951.  

Bolsa 2ª Graduação  

Também tem bolsa para quem quer fazer segunda graduação no EAD da Univali. A Bolsa 2ª Graduação oferece 40% de desconto em todo o curso para quem já tem diploma de ensino superior.   

Além do desconto, os candidatos à Bolsa 2ª graduação não precisam passar por processo seletivo. As inscrições são feitas de forma imediata, basta ter o certificado de conclusão de curso.    

Bolsa Transferência   

Para quem já está matriculado na graduação em outra instituição de ensino e deseja mudar para o EAD da Univali, é possível garantir bolsas de 40% de desconto em todo o curso com a transferência.   

Sem precisar passar por processo seletivo, os candidatos ainda conseguem aproveitar as disciplinas já cursadas mediante a análise do coordenador.   

Bolsa ENCCEJA   

Para quem foi aprovado no ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a Univali também garante condições especiais.   

Aprovados no ENCCEJA podem ser contemplados com bolsas de 10% a 100% no primeiro semestre do curso EAD escolhido. O valor das bolsas é calculado conforme o desempenho do candidato no exame.   

Lembrando que o ingresso se dá unicamente pela nota do ENCCEJA, sem necessidade de fazer vestibular ou qualquer outro processo seletivo.   

Bolsa Ex-Aluno Univali  

Já estudou na Univali? Faça a segunda graduação EAD com 30% de desconto em todo o curso. Essa vantagem é exclusiva para os ex-alunos da instituição.  

Os estudantes também podem aproveitar as disciplinas já cursadas mediante a análise do coordenador.  

Programa Uniedu  

Os alunos já regularmente matriculados em cursos de graduação EAD da Univali também podem concorrer a bolsas de até 100%.   

Para mais informações sobre datas de seleção e normas, consulte www.univali.br/uniedu.

bolsas-ead-univali -  mulher de costas com capelo na cabeço, olhando um pôr do sol

E o Prouni? 

Além das opções da Univali, também é possível garantir bolsas de estudo no EAD através do Prouni (Programa Universidade para Todos).  

O Prouni é um programa criado pelo Governo Federal que busca ajudar estudantes brasileiros de baixa renda a ingressar em universidades não públicas.  

O programa oferece bolsas de estudos para cursos de graduação presenciais e a distância. O público alvo são estudantes que ainda não tenham diploma de nível superior.   

Os candidatos para as bolsas do Prouni são selecionados a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ou seja, o estudante que deseja concorrer ao Prouni deve ter participado da edição mais recente do exame.   

Além de atingir uma pontuação mínima estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), os estudantes que desejam concorrer às bolsas do Prouni devem cumprir requisitos de escolaridade e renda familiar.   

O Prouni oferece dois tipos de bolsas de estudos: parciais (50%) e integrais (100%). As bolsas integrais são destinadas aos candidatos que têm renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.  

Já as parciais, destinam-se aos estudantes que têm renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.    

O processo seletivo do Prouni tem apenas uma etapa de inscrição e acontece totalmente pela internet. Para participar, o candidato deve acessar a página do Prouni e informar o número de inscrição e senha do Enem. 

As inscrições do Prouni abrem duas vezes ao ano. De acordo com informações do MEC, as inscrições para o segundo semestre de 2021 devem ocorrer entre os dias 13 e 16 de julho. 

Quais são as vantagens de um curso EAD? 

vantagens-do-ead - homem de camisa branca digitando em frente ao computador

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa de estudos no EAD da Univali, vamos falar mais sobre essa modalidade de ensino.  

As graduações EAD vêm se popularizando cada vez mais, sendo ideais para pessoas que buscam comodidade, flexibilidade e economia.  

Abaixo, detalhamos os principais benefícios de um curso EAD:  

- Flexibilidade: o EAD oferece a possibilidade de assistir às aulas online a qualquer hora e de qualquer lugar. Para quem trabalha e tem poucos horários disponíveis, o EAD se torna uma ótima opção, permitindo conciliar estudos e vida pessoal.   

- Economia: começar um curso de graduação exige um certo investimento, mas o EAD oferece as melhores condições de preços. É comum que as mensalidades dos cursos EAD sejam bem mais baratas do que as do presencial. Outra vantagem, que garante ainda mais economia, é que os estudantes do EAD não precisam gastar com transporte ou alimentação fora de casa.  

- Mesmo diploma do presencial: não existe diferença entre os diplomas de cursos presenciais e EAD. Quem conclui uma graduação EAD ganha o mesmo diploma dos estudantes que cursaram presencial. Nesse caso, mais importante do que a modalidade é o prestígio e a qualidade da instituição de ensino. O diploma de uma universidade com tradição faz toda diferença na hora de buscar um emprego. 

Por que estudar no EAD Univali? 

A Univali é a melhor universidade não pública de Santa Catarina, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). São mais de 50 anos de experiência no mercado e 62 mil alunos formados pela Univali.   

Com o EAD, a Univali alia tradição e atualidade, oferecendo a melhor experiência de estudos online. Não é à toa que 90% dos alunos formados no EAD Univali estão no mercado de trabalho.  

Estudar na Univali é garantia de qualidade de ensino e sucesso profissional! 

Conclusão 

Agora que já sabe como conseguir uma bolsa de estudos e conhece as vantagens do EAD da Univali, é hora de se preparar para iniciar a graduação.   

O primeiro passo é conhecer nossos cursos e encontrar o que tem mais a ver com você.   

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos comentários. Ficaremos felizes em ajudar nessa jornada! 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT