Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

Postado em 18 de abr de 2021
Loading...

Você considera fazer uma graduação para alavancar a sua vida profissional, porém se questiona como entrar na faculdade e quais são os caminhos para esse sonho?

Um estudo da OCDE concluiu que profissionais com um diploma de Ensino Superior no Brasil ganham 131% a mais, em média, do que quem concluiu apenas o Ensino Médio. 

Sendo assim, é um consenso de que a educação abre muitas portas para o seu futuro. Confira tudo o que você precisa saber sobre as formas de ingresso no Ensino Superior, como o vestibular, programas governamentais e as bolsas de estudo.

Acompanhe:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

É preciso fazer vestibular para entrar na faculdade?

A resposta para esta pergunta é: depende.

Algumas universidades exigem a realização de vestibular para que os candidatos sejam aprovados e possam fazer a matrícula. Outras aceitam formas diversas de ingresso, como a nota do Enem, o ProUni ou o Sisu, como veremos mais adiante. 

Como entrar na faculdade pelo vestibular tradicional?

Quando pensamos em ingresso no Ensino Superior, automaticamente pensamos em vestibular. O vestibular é uma das formas mais tradicionais de como entrar na faculdade.

Seu objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio. Portanto, o conteúdo são as disciplinas regulares que estudamos nesse período, como português, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, física, química e biologia.

Precisamos dar uma atenção especial para três exigências: literatura, língua estrangeira e redação.

A respeito da literatura, boa parte dos vestibulares exige o conhecimento sobre as escolas literárias e as obras mais relevantes de cada uma delas.

Entretanto, algumas instituições de ensino solicitam, além do conhecimento histórico, a capacidade de responder questões sobre as leituras obrigatórias, que é uma lista previamente divulgada com diversas obras, de diferentes estilos e períodos, que o estudante precisa conhecer para fazer a prova.

Já a língua estrangeira pode ser escolhida pelos candidatos. Comumente, essa escolha está centrada em duas opções: inglês ou espanhol. Mas é possível, ainda, escolher outras idiomas como francês, alemão ou italiano.

A redação é um dos momentos mais difíceis para a maioria dos candidatos. Afinal, para as outras disciplinas há um conteúdo programático, porém, o tema da redação é sempre uma incógnita até a hora da prova.

Normalmente, o texto solicitado é do tipo dissertativo-argumentativo, cujo propósito é defender um ponto de vista com argumentos sólidos. Sua estrutura é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Uma boa argumentação depende, necessariamente, de ter um repertório de ideias. Por isso, uma das principais dicas para ter sucesso é estar atento aos fatos relevantes do país e do mundo. Assim, você desenvolve uma bagagem importante. Ainda, vale sempre estudar gramática e a ortografia, que também são avaliadas na redação.

Como são as questões do vestibular?

Na grande maioria dos vestibulares, as questões são de múltipla-escolha. Mas é possível deparar-se com questões dissertativas. Nesse caso, o vestibular é dividido por “etapas” e, uma delas, contemplam as questões de escrita.

Nossa dica é sempre ficar atento ao edital.

O edital é um documento publicado pelas instituições de ensino antes de iniciar determinado processo seletivo. Nele, é possível encontrar informações sobre inscrições, prazos, cursos oferecidos, vagas disponíveis, critérios de seleção e documentação.

🔵Leia também: Como funciona o vestibular online?

Como entrar na faculdade com a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos no ensino médio. Em 2009, a nota da prova passou a ser usada como forma de ingresso nas universidades.

Atualmente, a nota do Enem é uma das principais portas de acesso ao Ensino Superior, podendo ser utilizada para ingressar em universidades públicas, conquistar bolsas de estudo em universidades privadas e participar de programas de financiamento.

Como funciona a prova do Enem?

A prova do Enem é dividida em duas partes.

Até 2016, a aplicação acontecia em um único final de semana, sábado e domingo. No ano seguinte, passou a acontecer em dois domingos consecutivos.

Na primeira parte, os candidatos respondem questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação.

Na segunda, Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Cada uma dessas áreas, contemplam disciplinas da base curricular do Ensino Médio:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Cada área possui 45 questões. No total, 180 questões. As provas são objetivas, entre cinco alternativas: da letra A até a E. Já a redação é manuscrita.

O valor da prova é o seguinte: cada uma das áreas vale mil pontos. A redação, sozinha, vale mil. Assim, é preciso garantir uma boa nota na redação para que o seu desempenho seja satisfatório. 

🔵Leia também: Entenda a diferença entre vestibular e Enem

Onde usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

A nota do Enem pode ser utilizada em diversos programas para o ingresso no ensino superior. Abaixo, confira cada um deles.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é destinado para o ingresso no ensino superior em instituições públicas.

Para participar, o estudante deve ter feito a última edição do Enem e obtido nota acima de zero na redação (que vale mil pontos).

As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), conforme política de ações afirmativas.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo em instituições privadas.

As bolsas podem ser:

  • Integral (100%): destinada para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Parcial (50%): destinada para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para participar do Prouni é preciso cumprir dois critérios:

  • Ter média igual ou superior a 450 pontos no Enem;
  • Não ter zerado a redação, que vale mil pontos.

As bolsas do Prouni são destinadas para:

  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular com uma bolsa integral;
  • Estudantes que cursaram parte do ensino médio na rede pública, e a outra parte no ensino particular como bolsista integral;
  • Professores da educação básica que trabalham em instituições públicas. Nesse caso, não é necessário comprovar renda. Contudo, essa opção é apenas para bolsas em cursos de licenciatura;
  • Estudantes com deficiência, independente do local onde cursaram o ensino médio (instituições públicas ou privadas).

🔵Leia também: Como funcionam as bolsas remanescentes do Prouni

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), instituído em 2001, concede financiamento em cursos superiores não gratuitos, em universidades com avaliação positiva do Ministério da Educação.

Para participar, é preciso ter feito o Enem a partir da edição de 2010 e ter obtido como média uma nota igual ou superior a 450 pontos, além de ter tirado acima de zero na redação.

Outra condição é possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Podem ser financiados pelo Fies somente os cursos disponíveis no sistema do Fies, observado o número de vagas ofertadas.

🔵Leia também: Vai mudar de faculdade? Veja como fazer a transferência do Fies

Como funcionam as inscrições do Sisu e do Prouni?

O Sisu e o Prouni exigem que o estudante tenha feito a edição mais recente do Enem. Assim, não é possível usar a nota de provas antigas para concorrer em alguma das vagas ou bolsas.

Nos dois casos, o candidato escolhe, entre as opções ofertadas, dois cursos conforme a sua preferência e prioridade.

Essa escolha, contudo, pode ser modificada até o final das inscrições, conforme o candidato for observando a sua posição em relação à nota de corte.

O que é a nota de corte?

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo de preferência.

Essa nota é atualizada diariamente. Mas, atenção! A nota de corte não é atualizada em tempo real. Ela é uma referência. Portanto, é imprescindível que, ao longo do período de inscrições, o estudante fique de olho na sua candidatura.

Como posso me inscrever nos programas?

As inscrições ocorrem de forma gratuita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

Tanto o Sisu quanto o Prouni realizam duas chamadas regulares: uma no primeiro semestre do ano e a outra no segundo.

É importante que você fique atento ao cronograma divulgado pelo MEC.

Para o Prouni, outro ponto de atenção é a renda familiar. No ato da inscrição, é preciso informar qual o seu rendimento familiar para definir o tipo de bolsa concedida pelo programa: integral ou parcial.

A renda familiar é calculada somando todos os rendimentos do seu grupo familiar e dividindo o resultado da soma pelo número de pessoas que formam o grupo familiar.

Por grupo familiar, compreende-se as pessoas que moram no mesmo domicílio.

Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa integral.

Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio, porém menor ou igual a três salários mínimos, o estudante pode concorrer a uma bolsa parcial.

Outras formas de ingresso na faculdade

As formas de ingresso abaixo são menos frequentes, mas é importante conhecê-las para não ser pego de surpresa ao tentar entrar na faculdade que você escolheu. Confira:

Transferência

Forma de ingresso para estudantes já matriculados em determinada universidade, mas que desejam mudar de instituição de ensino ou de curso.

Cada instituição tem as próprias regras para pedidos de transferência de faculdade. É preciso consultar quais são as possibilidades e verificar se é possível pedir o aproveitamento de disciplinas.

Reingresso

Como o nome já sugere, o reingresso é o retorno do aluno aos estudos.

Nesse caso, quem deseja iniciar uma nova graduação pode optar por essa forma de ingresso.

Vale dizer ainda que as instituições costumam oferecer benefícios exclusivos para ex-alunos. Além de não precisar fazer o vestibular, por exemplo, pode haver descontos na matrícula ou nas mensalidades.

Avaliação continuada

Esse tipo de avaliação beneficia o aluno que teve um bom desempenho durante o Ensino Médio.

Isso porque o modelo leva em conta as notas obtidas pelo estudante no período. De acordo com os resultados, é possível entrar direto na faculdade.

Avaliação seriada

A avaliação seriada é bem parecida com a continuada. Ambas consideram a performance do aluno no Ensino Médio. No entanto, neste caso específico, é preciso que o estudante também seja submetido a algum tipo de avaliação de conhecimentos.

Provas de habilidades específicas

Embora não seja tão comum assim, existem cursos que demandam o teste de habilidades específicas.

É o caso, por exemplo, da formação em Design. Algumas universidades solicitam que os candidatos façam uma prova técnica de desenho, por exemplo.

Prova agendada

As provas agendadas podem ser aplicadas individualmente ou para pequenos grupos. A ideia deste formato é preencher as vagas remanescentes dos cursos.

Entrevista

O processo de entrevista é bastante frequente para o ingresso em pós-graduação ou outros tipos de especialização. Mas também pode ser usado para avaliar candidatos à faculdade.

O objetivo aqui é identificar se o futuro aluno tem o perfil do curso. Cabe dizer ainda que esse modelo é, geralmente, combinado com outros requisitos, como a realização de provas.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!