O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma importante prova para aqueles que buscam obter os certificados do Ensino Fundamental e Médio.

Falando do Encceja Ensino Médio especificamente, uma dúvida muito comum entre os estudantes é quanto ao funcionamento da redação.

Afinal, além das quatro provas objetivas, os estudantes devem produzir um texto no gênero dissertativo-argumentativo no dia do exame.

Você sabe como fazer uma redação para o Encceja Ensino Médio? Ou quais são as principais competências e como funciona o formato dissertativo-argumentativo?

Neste artigo, esclarecemos essa e outras dúvidas sobre a redação do Encceja Ensino Médio. Fique conosco e descubra como se sair bem nessa parte do exame!

Aqui você vai conferir:
Como é a redação do Encceja Ensino Médio?
As 5 competências da redação do Encceja Ensino Médio
O formato do texto dissertativo-argumentativo
Exemplo de redação nota 10 do Encceja Ensino Médio

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Como é a redação do Encceja Ensino Médio?

Na Cartilha do Participante, os estudantes encontram todas as informações sobre a redação do Encceja Ensino Médio.

De acordo com o documento, o texto deve seguir o gênero textual dissertativo-argumentativo — modelo em que os candidatos devem defender um ponto de vista por meio de argumentos.

Além disso, a redação do Encceja Ensino Médio também apresenta algumas regras, sendo elas:

• Ter, no mínimo, 5 linhas escritas;
  • Ser escrito em língua portuguesa;
  • Apresentar letra legível;
  • Abordar o tema proposto;
  • Ser dissertativo-argumentativo.

Outro ponto importante para se atentar são as situações que podem zerar a redação. Segundo a Cartilha do Participante, o candidato não deve:

• Copiar textos motivadores da proposta de redação ou das questões da prova;
  • Escrever um texto que não seja dissertativo-argumentativo ou não aborde o tema proposto;
  • Escrever menos de cinco linhas;
  • Escrever em outro idioma sem ser língua portuguesa;
  • Escrever apenas na folha de rascunho;
  • Escrever ofensas ou palavrões;
  • Fugir do tema e ou do atendimento à tipologia textual;
  • Desenhar, fazer cálculos, escrever bilhetes ou textos sobre um assunto diferente.

Todas as situações acima podem levar à anulação da redação, então fique atento.

>>> Leia também: 13 falsos sinônimos para tomar cuidado na redação do Enem

As 5 competências da redação do Encceja Ensino Médio

Além das regras que apresentamos acima, é interessante que você também conheça as competências avaliadas na redação do Encceja Ensino Médio. Confira:

• Competência 1: demonstrar domínio da norma-padrão da língua portuguesa escrita;
  • Competência 2: elaborar um texto dissertativo-argumentativo dentro do tema proposto, aplicando conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolvê-lo;
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.