Como negociar salário em 6 passos

Postado em 4 de fev de 2021
Loading...

Saber como negociar salário faz parte da carreira de todo profissional.

Afinal, em algum momento da sua trajetória, seja para pedir um aumento ou alinhar expectativas frente a uma nova posição, você terá que conversar sobre sua remuneração.

Para muitos, falar de dinheiro não é fácil. Por isso, é comum que alguns profissionais evitem ter essa conversa e aceitem os salários propostos sem ao menos tentar uma negociação. Contudo, lembramos que negociar é algo muito normal e esperado no mercado de trabalho.

Então, não tenha medo de tentar entrar em um acordo que seja favorável para ambas as partes. Neste artigo, explicamos passo a passo como negociar o salário de uma forma tranquila e eficaz.

Confira:

  1. Antes de tudo, pesquise e conheça os salários para a posição
  2. Entenda o momento de carreira em que você está
  3. Esteja ciente do momento da empresa
  4. Leve em conta os benefícios
  5. Explique-se e dê razões para tudo
  6. Invista na sua formação

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Antes de tudo, pesquise e conheça os salários para a posição

Sabe aquela máxima que diz que conhecimento é poder?

Na hora de negociar o salário, ela também vale. Antes de chegar com um valor fechado, faça muitas pesquisas para saber qual é o salário médio para o seu cargo.

Acesse portais como Glassdoor e Vagas, e pesquise o salário de cargos semelhantes ao seu.

Para isso, é importante também buscar remunerações em empresas de porte semelhante. Outro ponto importante é levar em consideração também seu nível de senioridade. Afinal, profissionais júnior têm perspectiva salarial diferente de um sênior, por exemplo.

Ao realizar esse levantamento, você chegará em um valor mais dentro da realidade do mercado, tendo também mais argumentos para negociar.

2. Entenda o momento de carreira em que você está

Além de identificar seu nível de senioridade, para negociar o salário é interessante entender também o seu momento de carreira.

Por exemplo, se você está desempregado há algum tempo, pode ser mais difícil conseguir a remuneração dos seus sonhos, sendo melhor, muitas vezes, ceder e conquistar a posição.

Por outro lado, se você estiver trabalhando e receber uma proposta de outra empresa, este pode, sim, ser o melhor momento para barganhar uma remuneração melhor. Afinal, você está sendo reconhecido pelo mercado de trabalho.

Ou seja, tudo vai depender do seu momento de carreira e da situação em que está inserido. Então, leve isso em conta também na hora de negociar o seu salário.

🔵 Leia também: Profissões que pagam bem nos EUA e no Brasil

3. Esteja ciente do momento da empresa

Você já sabe que é importante compreender o seu momento de carreira para começar as negociações de salário, certo? Mas, o que talvez você não saiba é que também é essencial considerar o momento da empresa nessas situações.

Por exemplo, se você sabe que sua empresa está passando por uma crise, talvez não seja uma boa ideia insistir demais em uma negociação salarial. Pedir um salário maior em um período ruim pode indicar que você só está pensando em si e não no coletivo.

Por isso, saiba identificar o melhor momento para começar essa conversa. Para isso, converse com colegas e observe situações como demissões e anúncios de corte de custos.

Tudo isso o ajudará a identificar o melhor momento para negociar seu salário.

4. Leve em conta os benefícios

O salário é certamente a parte que mais chama atenção em um cargo, mas não é o único benefício que uma empresa pode oferecer.

Plano de saúde, participação nos lucros, vale cultura, oportunidade de fazer cursos, descontos em academias, além dos benefícios obrigatórios (vale-transporte e vale-refeição), podem fazer parte da remuneração total de um colaborador.

Esses benefícios devem ser levados em conta na hora da negociação, e não apenas o salário.

 

 

 

5. Explique-se e dê razões para tudo

O medo de parecer arrogante ou ganancioso na negociação de salário é algo que apavora e até mesmo paralisa alguns profissionais. Contudo, você sabia que existe uma forma de fugir disso tudo? Trazendo explicações!

Ao começar esse processo de negociação, tenha razões e motivos para o valor sugerido, explique como você chegou em tal valor e porque ele é condizente com a posição. Qualquer motivo realista vai ter o efeito desejado.

Lembre-se que nenhuma empresa vai querer privá-lo dos seus desejos ou necessidades. Então, prepare seus argumentos e dialogue com respeito e tranquilidade.

Assim, certamente, você estará muito mais perto do salário almejado.

6. Invista na sua formação

Você sabia que um brasileiro com ensino superior ganha, em média, 118% a mais do quem só cursou o ensino médio? E que, se você você fizer uma pós-graduação, pode ganhar até 120,5% a mais do que quem tem diploma de graduação.

Ou seja, na hora de pensar em negociar seu salário, saiba que a sua formação pode fazer toda a diferença e ajudá-lo a alcançar uma remuneração mais atrativa, como mostram os dados acima.

Esperamos que estas dicas ajudem você a trilhar um caminho de sucesso na sua carreira!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!