Como recusar uma proposta de emprego em 7 passos

Postado em 13 de mai de 2021

Não é fácil decidir como rejeitar uma oferta de emprego, mas essa é uma situação na qual você pode se deparar em algum momento da sua carreira. É importante conduzir essa recusa com o máximo de cuidado e diplomacia para que você continue sendo lembrado.

Mesmo que neste momento essa oportunidade não seja a melhor opção para você, o mercado de trabalho muda muito rapidamente e a melhor estratégia é manter as portas abertas.

Mas como fazer isso sem gerar constrangimento ou ser deselegante? E se você quiser trabalhar nessa empresa no futuro? Como evitar perder oportunidades? Confira:

1. Verifique o prazo da proposta
  2. Analise se há possibilidades de negociação
  3. Seja ágil para dar o aviso e agradeça a oportunidade
  4. Explique o motivo da recusa da proposta de emprego
  5. Indique outros profissionais para a vaga
  6. Diga que está à disposição para futuras conversas
  7. Formalize a decisão de recusar a proposta de emprego

1. Verifique o prazo da proposta

Antes de pensar em como rejeitar uma oferta de emprego, é importante que você tenha um tempo para pensar na proposta. Por isso, assim que o recrutador comunicar a oferta, pergunte qual o prazo para dar uma resposta definitiva à empresa.

Geralmente, você terá pelo menos um dia para dar um retorno ou tentar alguma negociação.

Então, é importante ter certeza desse prazo para não prejudicar o processo seletivo e não correr o risco de perder a oportunidade. Também é essencial ser transparente e honesto com os recrutadores desde o início do processo.

Deixe claro para as empresas que você está participando de mais de um processo seletivo, se for o caso, pois isso ajuda a construir um elo de confiança e profissionalismo com as pessoas que podem ser seus futuros empregadores.

2. Analise se há possibilidades de negociação

Mesmo que o seu primeiro impulso seja o de rejeitar a proposta, vale a pena pensar duas vezes antes de dar seu veredito. Analise os termos e avalie se existe possibilidade de negociação.

Uma das questões a ser avaliada, por exemplo, é quando a proposta pode não ser atrativa em termos salariais, mas oferece outros aspectos satisfatórios, como benefícios, e se se trata de uma boa empresa, com perspectivas de crescimento.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

3. Seja ágil para dar o aviso e agradeça a oportunidade

Não prejudique a sua reputação deixando o empregador sem respostas.

Por isso, você deve informar o recrutador ou gerente de contratação imediatamente sobre a sua decisão. A melhor forma de comunicação é sempre através de contato direto.

Se houver essa possibilidade, ligue para o recrutador, comunique sua decisão e se desculpe pessoalmente ao invés de enviar um e-mail ou mensagem.

Não se esqueça de agradecer pelo encontro e pela oportunidade de conhecer mais sobre a empresa. Se houve algo em particular que você tenha gostado, fale sobre isso também. É importante mencionar sua apreciação pelas pessoas que conheceu durante o processo.

4. Explique o motivo da recusa da proposta de emprego

Se você decidiu recusar uma proposta, deve ter suas razões bastante claras.

No entanto, na hora de conversar com o recrutador, é importante apresentar seus motivos sem criticar ou menosprezar a empresa e oportunidade oferecida. Uma das maiores preocupações sobre como rejeitar um emprego é acabar prejudicando sua imagem no mercado.

Entretanto, desde que você seja honesto e cordial, essa situação é absolutamente normal e não deve ser encarada com receio. Para acertar na mensagem, tenha os seguintes cuidados:

• Dirija-se ao recrutador pelo nome;
  • Comece ressaltando os pontos positivos da vaga e as qualidades da empresa;
  • Justifique o motivo da recusa de forma objetiva e transparente;
  • Agradeça sinceramente pela oportunidade e demonstre seu apreço;
  • Finalize deixando claro que tem interesse em futuras oportunidades que se encaixem melhor no seu perfil (lembrando que é muito importante deixar as portas sempre abertas).

5. Indique outros profissionais para a vaga

Em um processo seletivo, o recrutador teve muito trabalho para encontrar um candidato ideal para a vaga e com a sua desistência, terá que retomar a busca.

Uma boa maneira de cooperar é indicar profissionais que tenham uma trajetória parecida com a sua e que possam ter o mesmo perfil. Isso pode poupar dias de trabalho do recrutador, o que contribuirá para cultivar uma boa imagem e construir um relacionamento com a empresa.

6. Diga que está à disposição para futuras conversas

Mencione que, se possível, você gostaria de manter contato.

Mesmo que neste momento você seja o candidato escolhido, o recrutador terá outros candidatos, vagas e processos de contratação.

Após recusar uma proposta, seu currículo será arquivado, por isso, pergunte ao recrutador se é possível ficar em contato no LinkedIn. Acompanhe e compartilhe os posts do recrutador. Assim, você garante um contato próximo.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

7. Formalize a decisão de recusar a proposta de emprego

A melhor forma de rejeitar definitivamente uma oferta de emprego é por escrito, para registrar e formalizar sua recusa. A primeira coisa a se pontuar em uma carta de recusa de emprego é o seu agradecimento pela equipe de recrutamento ter oferecido o cargo.

É um sinal de respeito apontar o motivo pelo qual você está recusando o cargo oferecido.

No entanto, não é preciso entrar em muitos detalhes, aponte somente que a posição escolhida foi a mais interessante para a sua carreira no momento. Novamente, antes de finalizar a sua carta de recusa, aponte seu desejo em manter o contato.

Essa pode ser uma ótima forma de construir a sua rede profissional.

E então, o que você achou dessas dicas? Você já precisou recusar uma proposta de emprego e não soube como agir? Conte para gente aqui nos comentários!