Um levantamento do Ministério da Educação (MEC) apontou que, entre 2009 e 2019, o número de matrículas em cursos a distância aumentou 378,9%. Isso indica que o EAD já é uma tendência consolidada na educação brasileira.

Você possui uma licenciatura e trabalha na área da educação? Já considerou trabalhar com EAD? Neste artigo, vamos apresentar algumas opções de pós-graduação para impulsionar a sua carreira na área. Acompanhe!

mulher jovem conversando on-line

O que é o EAD?

O ensino a distância é uma modalidade educacional onde os alunos aprendem por meio de aulas on-line: em gravações de vídeo ou conferências on-line. O EAD permite que as pessoas estudem sem estar fisicamente presente em uma sala de aula.

O EAD revolucionou a educação, pois a tornou acessível para muitas pessoas que não tinham oportunidade de estudar, pois trabalhavam em turno integral.

Além disso, o EAD renova-se constantemente, à medida que novas tecnologias surgem e são incorporadas na sociedade. Hoje em dia, é possível assistir às aulas através de um smartphone, por exemplo.

Quais são as vantagens do EAD para os estudantes?

Antes de tudo, vamos conferir quais são as principais vantagens que o EAD traz aos estudantes:

Flexibilidade

Com o EAD, é possível estudar quando e onde preferir. Todo o material é disponibilizado on-line, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É uma excelente opção para quem deseja conciliar outras atividades com os estudos, como o trabalho.

Sem deslocamento

Como os materiais são disponibilizados on-line, os estudantes não precisam gastar dinheiro e tempo com o deslocamento até a Instituição de Ensino.

É mais economia e comodidade, tornando a experiência mais prazerosa e menos cansativa.

Todavia, caso o aluno precise de algum suporte, como visitar uma biblioteca para consultar algum livro ou usar algum laboratório, ele tem toda a estrutura física da Instituição de Ensino à sua disposição.

Economia

Com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), não há custos com a manutenção predial de espaços físicos. Assim, a mensalidade é mais barata quando comparamos com os cursos presenciais.
Além disso, sem o deslocamento e outras necessidades, como alimentação, os gastos ficam ainda menores.

Mesmo diploma do presencial

O diploma EAD é o mesmo do presencial, com os mesmos objetivos de aprendizagem e a mesma carga horária. Portanto, não há nenhuma especificação no diploma de que o curso foi feito a distância.

Adequa-se a vários estilos de aprendizagem

Cada aluno tem um estilo de aprendizagem diferente. Alguns são aprendizes visuais, enquanto outros preferem aprender por meio de áudio.

O aprendizado on-line, com a sua gama de opções e recursos, pode ser personalizado de várias maneiras.

É a melhor forma de criar um ambiente adequado às necessidades de cada aluno.

Como trabalhar com EAD?

Trabalhar no ensino a distância é um desafio, pois é preciso aprender os conceitos tecnológicos que norteiam a modalidade.
Todavia, é uma área promissora e com um propósito muito nobre. Como salientamos ao longo deste artigo, o EAD tornou o ensino acessível para muitas pessoas. 

No EAD, há o professor, que ministra aulas, e o tutor, figura responsável por ajudar os estudantes a esclarecer dúvidas e auxiliar no acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Confira as principais características para um educador ter uma ótima experiência no EAD:

  • Ser motivador: estudar on-line requer muita motivação e saber gerenciar o tempo de forma sábia. Assim, o professor e o tutor precisam cativar os alunos, motivando-os para que possam atingir seus objetivos pessoais e profissionais;
  • Ser paciente: cada aluno possui uma curva de aprendizado, portanto é preciso ser paciente para explicar questões que vão desde técnicas (como lidar com a plataforma on-line) até uma dúvida específica sobre o conteúdo propriamente dito.
  • Saber lidar com a tecnologia: Junto com as habilidades técnicas gerais, os profissionais devem se sentir confortáveis trabalhando com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para isso, é preciso de bastante conhecimento a respeito das funcionalidades do AVA.
  • Estar atualizado: uma das principais vantagens do EAD, é a possibilidade de estudar com materiais diversos. Assim, os profissionais precisam “estar por dentro” dos conteúdos que surgem na internet, como videoaulas, infográficos, apresentações em slide e e-books. Esse material pode ser compartilhado com os alunos e enriquecer a experiência deles. Ainda, é preciso ter criatividade e a imaginação para aplicar soluções inovadoras na sala de aula.
    Habilidades comunicacionais: para ensinar é preciso desenvolver uma comunicação clara e assertiva, com a finalidade do aprendizado. Além disso, é preciso desenvolver uma escuta ativa para compreender as dúvidas dos estudantes e, assim, resolvê-las.

Como ser um especialista em EAD?

Aqui, vamos apresentar algumas opções de pós-graduação da Escola de Educação da Pós +Carreira EAD Univali para educadores que tenham vontade de trabalhar com o ensino a distância. 

Vale ressaltar que, ao estudar a distância, o educador aprende na prática como lidar com o EAD. Essa experiência pode ser compartilhada com os alunos e enriquecer a jornada deles.

Além disso, estudar EAD desenvolve habilidades úteis para o mercado de trabalho, como a autonomia e a organização.

Pós-graduação em Docência em Educação a Distância EAD

A pós-graduação em Docência em Educação a Distância prepara o docente para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem, interagindo com mídias sociais e aplicativos.

O curso é destinado para profissionais da educação, sobretudo para professores que atuam tanto em sala de aula presencial, quanto na educação a distância.

Algumas das disciplinas abordadas, são:

📚 Educação Corporativa e EAD: Lifelong Learning em perspectiva;

📚 Tutoria em Ambientes Alternativos de Aprendizagem;

📚 O papel da Tutoria em situações de Aprendizagem;

📚 Experiência de Aprendizagem: Um olhar para o aprendiz EAD;

📚Tecnologia e Educação;

📚Educação Disruptiva: Ensino Híbrido ou Blended Learning.

Pós-graduação em Educação a Distância: Gestão e Tutoria EAD

A pós-graduação em Educação a Distância: Gestão e Tutoria prepara profissionais capazes de compreender, criar, acompanhar os processos disponibilizados aos alunos do ensino a distância.

O curso é destinado para qualquer profissional da educação que deseja impulsionar habilidades e competências em gestão e tutoria para a modalidade de ensino a distância.

Algumas das disciplinas abordadas, são:

📚Fundamentos da Educação a Distância;

📚 Educação a Distância e as Diferentes Mídias para Aprendizagem;

📚 A Atuação do Gestor na Educação a Distância;

📚 Educação Corporativa e EAD: Lifelong Learning em Perspectiva;

📚O Papel da Tutoria em Situações de Aprendizagem;

📚 Avaliação do Aprendiz em Ambientes Alternativos de Aprendizagem.

Vantagens de escolher a Pós +Carreira EAD Univali

Na Pós +Carreira EAD Univali você conquista um certificado a cada três meses.

Cada curso de pós-graduação contempla quatro eixos. Ao final de cada eixo, você conquista um certificado para atestar os conhecimentos obtidos no período. É uma excelente opção para qualificar o currículo durante os seus estudos.

Ao completar os quatro eixos, você recebe o certificado de pós-graduação Lato Sensu, de 360 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Na Univali, priorizamos a excelência do aprendizado. Assim, a Univali é a única Instituição de Ensino Superior não-pública catarinense que está entre as 81 melhores universidades da América Latina, além de ser a universidade não-estatal melhor classificada no Índice Geral dos Cursos (IGC) do MEC.

Ficou interessado nas nossas vantagens? Impulsione agora mesmo a sua carreira na educação a distância com a Univali!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT