Quer ser professor EAD? Veja as pós-graduações que ajudam na formação

Postado em 14 de jul de 2022
Loading...

De acordo com o Censo da Educação Superior, pela primeira vez na história, as matrículas em cursos EAD ultrapassaram as matrículas em faculdades presenciais.

Isso significa que a oferta dessa modalidade de ensino superior está se tornando cada vez mais popular, e que as vagas para professores nos cursos a distância tendem a aumentar. E se você é professor, isso é algo a se considerar nesse momento.

Uma das formas de trabalhar com EAD, e aumentar sua empregabilidade, é se especializando na modalidade. Por isso, neste artigo, trouxemos dicas de como se tornar um professor EAD.

Você vai ver mais informações sobre como é trabalhar com EAD, o que é necessário para começar nessa área e cursos de pós-graduação que podem ajudar.

Confira:

 

Como o EAD está revolucionando a educação superior

O ensino a distância é uma modalidade educacional onde os estudantes aprendem por meio de aulas online. Ou seja, em gravações de vídeo ou conferências pela internet.

Uma ferramenta importante para essa modalidade é o ambiente virtual de aprendizagem (também chamado de AVA), uma plataforma acessada pelo professores, pelos estudantes e pelo tutor EAD, que reúne os conteúdos de aulas, acessos à fóruns e entrega de atividades.

O ensino a distância permite que alunos estudem e que professores transmitam seu conhecimento e guiem os estudantes sem estar fisicamente presente em uma sala de aula. A sala de aula, nesse contexto, é o AVA.

Devido a essa característica, o EAD é a modalidade que revolucionou o ensino superior, ampliando o acesso a pessoas que não tinham condições de fazer faculdade e levando a formação até lugares onde as faculdades presenciais não chegavam.

Por estar tão próximo à tecnologia, o ensino a distância também está em constante renovação.

Hoje em dia, é possível assistir aulas pelo celular, fazer avaliações em dispositivos que não apenas o computador e ter ferramentas de inteligência artificial e realidade aumentada incorporadas ao conteúdo para melhorar o aprendizado.

Fazer parte dessa revolução, adaptando conteúdos e criando novas experiências de aprendizado, é o que compõe a formação de professores EAD.

🔵 Leia também: História do EAD: como a modalidade surgiu e o que mudou até hoje?

Quais são as vantagens de ser um professor EAD?

Muito se fala sobre as vantagens do ensino a distância para os estudantes, mas e para os professores? Existem diversas, veja:

  • O ensino é personalizado: uma das características mais importantes do EAD é a exigência de responsabilidade e autonomia por parte dos alunos. E isso dá ao professor um papel muito mais de mentor do que instrutor. Ou seja, enquanto professor EAD, você tem mais tempo para entender como está o aprendizado de cada aluno matriculado e entender como pode ajudar cada um deles. Ainda por cima, você pode contar com a ajuda do tutor EAD, que é uma figura que facilita esse processo. Isso tudo significa que o seu ensino pode ser muito mais eficiente e eficaz.
  • Consegue-se utilizar diferentes recursos: como o ensino a distância se dá através de uma plataforma e aulas online, você consegue adaptar o conteúdo em diversos formatos. Pode-se utilizar vídeos, áudios e textos. Isso ajuda o aluno a entender melhor o conteúdo de acordo com a sua melhor forma de aprender.
  • Há economia de tempo e dinheiro: tanto para o estudante quanto para o professor, é possível economizar tempo e dinheiro com o EAD. No caso do professor, não é necessário se deslocar todos os dias até o campus da instituição, então pode-se planejar as aulas e fazer as transmissões de aulas diretamente do seu home office.

Além disso, também existe uma vantagem que se estende para além do ensino a distância.

Quem tem experiência com EAD costuma levar uma outra abordagem para o ensino presencial, com mais uso de recursos diversos e autonomia para os estudantes. O que torna as aulas mais interessantes e o aprendizado mais ativo.

🔵 Leia também: Como funciona o ensino personalizado no EAD

O que é preciso para trabalhar como professor EAD? 

Agora que você já conhece as vantagens e as oportunidades que existem para os professores que trabalham com ensino a distância, chegou a hora de falarmos sobre a contrapartida.

Ou seja, o que você precisa ter, em termos de habilidade, para ser um professor EAD. Confira:

  • Ser um motivador por natureza: estudar online é algo que requer muita motivação e gerenciamento de tempo por parte dos estudantes. Dessa forma, quanto mais atenção e motivação essa pessoa receber do professor, melhor. Assim, o estudante se mantém interessado e não abandona o curso. Por isso, uma das características mais buscadas em um professor EAD é a capacidade de cativar os alunos e motivá-los.
  • Ser uma pessoa paciente: como você vai estar lidando com uma grande diversidade de pessoas, precisa ter paciência para entender a curva de aprendizado de cada aluno. É preciso escutar e ter interesse em ajudar, buscando técnicas e metodologias que consigam trazer os mais diferentes tipos de estudantes até o entendimento.
  • Saber lidar com a tecnologia: como dissemos acima, a sala de aula do EAD é o ambiente virtual de aprendizagem. Ou seja, é preciso estar atento às inovações tecnológicas e saber lidar com elas da melhor forma possível. Além disso, você precisará lidar com e-mails, fóruns, os mais diversos formatos de arquivos e até com gravação de vídeos e transmissão de aulas. Por isso, ser alguém versado em tecnologia é importante.
  • Estar sempre atualizado: essa é uma necessidade quando o assunto são as profissões que lidam com o ensino. Além de entender como usar ferramentas para ajudar a passar o conteúdo, o professor precisa estar por dentro de novas descobertas e metodologias. Por isso, estar atento às notícias e novidades no setor é uma habilidade essencial.
  • Saber se comunicar: por fim, é preciso ser um comunicador nato. Afinal, o papel do professor não é apenas mostrar conteúdos, mas traduzir o conteúdo de forma que os alunos consigam compreender, ainda mais quando as partes não se encontram no mesmo espaço físico. Por isso, saber se comunicar é uma característica muito buscada em professores do ensino a distância.

A boa notícia é que se você já é um professor e está apenas buscando ampliar sua atuação profissional, já tem praticamente todas as habilidades necessárias.

🔵 Leia também: Alfabetização digital: como ela se relaciona com o futuro do trabalho

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

3 cursos de pós-graduação para se tornar professor do EAD

Como dissemos na introdução, umas das formas mais efetivas de conseguir uma vaga como professor em uma faculdade EAD é através da especialização.

Ou seja, você pode fazer uma pós-graduação do tipo lato sensu que vai garantir a base que você precisa para atuar como professor na modalidade a distância usando seu potencial, e as metodologias do EAD, ao máximo.

Abaixo, nós trouxemos indicações de três cursos de especialização que tem o EAD como tema.

Algo interessante sobre esses cursos é que eles não trazem apenas o conhecimento teórico e prático sobre o ensino a distância, mas também ajudam a desenvolver as habilidades necessárias ao professor EAD, que você viu acima.

1. Educação a Distância

Esse curso de especialização tem como objetivo expandir os conhecimentos pedagógicos do professor para ajudá-lo a levar ensino de qualidade para os estudantes que optarem por essa modalidade para fazer sua graduação.

Nessa pós-graduação, você verá conteúdos como gerenciamento de processo EAD, educação corporativa e experiência de aprendizagem. Veja onde cursar:

🔵 Leia mais: O que você vai aprender em uma pós em Educação a Distância

2. Educação a Distância: Gestão e Tutoria

Essa pós é um curso com objetivo de especializar o docente para lidar com gestão de equipes, disciplinas, aulas, alunos e até mesmo com o conteúdo dos cursos ofertados pela instituição de ensino superior em que atua.

O professor também é preparado para lidar com tutoria de alunos e turmas, contribuindo para uma educação transformadora em um cenário cada vez mais moderno. Veja onde cursar:

3. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

Essa é uma pós-graduação que prepara os professores para modernizar suas aulas e levar mais dinamismo e qualidade para os estudantes.

Você entenderá como planejar, executar e acompanhar os resultados das atividades por meio das tecnologias, possibilitando assim, que a educação se modernize e possa acompanhar o avanço da sociedade. Veja onde cursar:

E então, o que você achou das possibilidades de trabalhar como professor EAD? Essa é uma forma interessante de modernizar sua atuação profissional e adentrar em um novo mercado.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!