Você sabe como montar o currículo de contador perfeito? Na maioria dos casos, esse documento é o primeiro contato que a empresa tem com o candidato.

No entanto, ainda é muito comum que profissionais façam currículos incompletos ou com informações em excesso — que não são relevantes para a posição.

Em função disso, muitas candidaturas acabam sendo descartadas logo na etapa mais simples de um processo seletivo.

Sendo assim, saber hierarquizar e organizar as informações no seu currículo de contador é indispensável para aumentar suas chances de ser selecionado para a vaga que você deseja.

Quer descobrir como fazer um bom currículo e conquistar o emprego dos sonhos? Continue conosco neste artigo, vamos explicar detalhadamente como estruturar esse documento!

Descubra como ter um currículo poderoso: passo a passo para montar o seu

O que não pode faltar no currículo de contador

Uma pesquisa realizada pela Catho, em 2019, trouxe dados interessantes para pensar seu currículo.

O levantamento contou com a participação de mais de 400 recrutadores, de diferentes áreas, e identificou quanto tempo e o que eles analisam em um primeiro contato com os currículos.

Segundo a pesquisa, a maioria dos recrutadores leva em média 29 segundos para avaliar os currículos dos candidatos.

Nesse tempo, as informações observadas são experiência profissional, objetivo e dados de contato.

Ou seja, esses dados são os mais relevantes para os recrutadores, decidindo aqueles que darão prosseguimento no processo seletivo ou não.

Sendo assim, essas informações devem estar bem estruturadas e organizadas no currículo, facilitando a análise e capturando toda a atenção do recrutador logo de cara.

Além disso, no levantamento da Catho, os recrutadores ainda apontaram outras informações que não podem faltar na construção de um bom currículo e que também são valorizadas no momento da análise.

Elas valem para todas as áreas, inclusive para a contabilidade. Confira quais são:

• formação e/ou cursos complementares;
  • cargo e/ou área pretendida;
  • grau de conhecimento em outros idiomas.

Assim, se você quer fazer um bom currículo de contador, saiba que precisará apresentar e organizar bem todas as informações mencionadas acima.

Quer saber como fazer isso? Abaixo, apresentamos como estruturar o seu currículo de contador. Confira!

>>> Leia também: Veja 10 perguntas de entrevista de emprego e alcance a vaga dos sonhos

A estrutura ideal de um currículo de contador

A seguir, trazemos uma sugestão de estrutura para organizar as informações no seu currículo. Confira:

Cabeçalho

A primeira coisa que deve aparecer no seu currículo é o cabeçalho com suas informações pessoais.

Nele, deve constar seu nome completo, profissão, idade, cidade e informações de contato (como telefone e e-mail).

É por meio dessa parte do currículo que o recrutador vai identificá-lo entre os outros candidatos, sendo essencial que ela esteja bem visível e, preferencialmente, no topo da página.

Lembre-se de que não é necessário colocar foto em seu currículo, a não ser que na descrição da vaga tenha sido requisitado.

Além disso, não se esqueça de que informações pessoais como estado civil, número de filhos e CPF não precisam estar nesse documento.

Resumo

Depois do cabeçalho, vale reservar um espaço para um pequeno resumo profissional.

Nessa parte, você deve abordar brevemente o cargo/área desejada e relacioná-lo com seus objetivos profissionais.

É importante se certificar de que seus objetivos estejam alinhados à vaga pretendida. Dessa forma, você aumenta suas chances de ser chamado para a próxima etapa do processo seletivo.

Além disso, não faça um resumo muito extenso – três a cinco linhas é o suficiente. Não se esqueça de que o tempo dos recrutadores é curto e o seu currículo deve ser o mais objetivo possível.

currículo de contador - homem com currículo em mãos e analisando o documento

Experiência profissional

Depois do cabeçalho e do resumo, é hora de mostrar suas experiências profissionais. Para isso, você pode seguir o seguinte modelo:

Nome da empresa - cargo - data que começou/terminou - breve resumo das atividades

Coloque as experiências profissionais uma abaixo da outra, seguindo o modelo que apresentamos acima.

Você sempre seguirá uma ordem do mais recente ao mais antigo. Ou seja, seu emprego atual ou o mais recente será o primeiro da lista.

Lembre-se também de ser extremamente sucinto na hora de descrever suas atividades nos cargos anteriores.

Além disso, se você é um contador com bastante tempo de carreira e que passou por muitos empregos, priorize as experiências que tenham mais a ver com a vaga que você está concorrendo.

O principal nesta seção é mostrar como seus trabalhos anteriores se relacionam com a vaga pretendida.

Formação acadêmica

Para a maioria das empresas, essa é uma parte muito importante. Nela, é essencial que você coloque qual faculdade cursou, se fez alguma pós, MBA, etc.

Esta seção segue o mesmo padrão das experiências profissionais. Ou seja, coloque as formações sempre da mais recente para a mais antiga. Você pode utilizar o seguinte modelo:

Nome da instituição de ensino - nome do curso - data que começou/terminou

Informações adicionais

Por fim, é interessante você reservar um espaço do seu currículo para informações adicionais.

Nele, você pode acrescentar domínio de idiomas, cursos complementares que você realizou ou outros tipos de qualificações.