EAD

O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

Postado em 22 de mar de 2023
Loading...

Estudar a distância é uma possibilidade que vem se ampliando para um número cada vez maior de pessoas. Apesar disso, ainda é muito comum que surjam dúvidas em relação a essa modalidade. Afinal, o que é curso EAD?

Um curso EAD é aquele em que as aulas são disponibilizadas online, e o estudante organiza sua rotina de estudos, acompanhado os materiais nos dias e horários que preferir.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2020, no Brasil, os cursos de ensino a distância receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020.

Segundo o relatório, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (em instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância.

Ou seja, o EAD vem se tornando a primeira opção para muitos estudantes. Será que esse é seu caso?

Neste artigo, explicaremos tudo sobre os cursos EAD e como escolher a melhor instituição. Vamos juntos?

Descubra se o EAD é para você!

O que é curso EAD?

EAD é a sigla para ensino a distância. Ela é utilizada para identificar a modalidade de cursos que ocorre em ambiente virtual. Ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade — ou outro tipo de instituição de ensino — para o processo de aprendizagem.

Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada tanto na educação básica (educação de jovens e adultos e educação profissional  técnica de nível médio) quanto na educação superior.

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior

Como funciona um curso EAD?

Nos cursos EAD, as interações entre estudantes e professores acontecem de forma online, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Nessas plataformas, são disponibilizadas as aulas e atividades que o estudante deve cumprir para alcançar o diploma ou certificado de conclusão do curso.

Essas plataformas são ambientes dinâmicos e intuitivos, em que são disponibilizadas as principais ferramentas de estudos para o aluno, como os conteúdos das aulas em diferentes formatos (como textos, e-books e videoaulas), exercícios e trabalhos.

Também é possível que o aluno acesse no AVA o calendário acadêmico e as áreas para interações entre estudantes e corpo docente, como chats ou grupos de estudo.

Por se tratar de um modelo online, o estudante do EAD pode organizar sua própria rotina e turnos de estudo, sem precisar cumprir horários estabelecidos de aula, como em um curso tradicional.

Para muitos, essa flexibilidade é uma das principais vantagens dessa modalidade de ensino.

Como funcionam as aulas em um curso EAD?

Cada instituição de ensino tem sua dinâmica na hora de compartilhar o conteúdo no ambiente virtual,  ou seja, não existe um padrão de funcionamento das aulas que deva ser seguido por todas.

Apesar disso, na grande maioria das faculdades, os estudantes conseguem acessar às aulas por meio da plataforma de ensino. Para isso, eles utilizam o login e senha disponibilizado na inscrição do curso.

Ao entrar na plataforma de ensino,  estarão disponíveis todas as disciplinas referentes ao período que o estudante está cursando.

Por exemplo: se o aluno está no terceiro semestre do curso de Administração, ele poderá acessar todos os conteúdos e aulas referentes a essa fase do curso. 

Ao acessar cada uma das disciplinas do período, o estudante encontra informações importantes sobre as matérias, incluindo aulas gravadas – ou as datas das aulas ao vivo, se for o caso –, material teórico, conteúdos complementares e as atividades avaliativas. 

A sequência das aulas e outros materiais é pensada de forma estratégica pelo corpo do docente, indo do conteúdo mais básico até o avançado, para que os estudantes consigam evoluir gradativamente.

Contudo, é importante ressaltarmos que os estudantes têm liberdade para acessar cada conteúdo das disciplinas da forma e no momento que preferirem.

Ou seja, os alunos são os responsáveis por criar sua própria rotina de estudo, desde que respeitem o prazo máximo tanto para a entrega de atividades.

Alunos de cursos EAD precisam ir à faculdade?

É muito comum que as pessoas pensem que, por se tratar de um curso a distância, não será preciso comparecer à faculdade nunca.

Contudo, isso é um mito, uma vez que o EAD conta com encontros esporádicos ao longo dos semestres. Esses encontros acontecem nos polos de apoio presencial das universidades.

A frequência desses encontros varia de acordo com cada curso e as disciplinas que fazem parte de sua grade curricular. 

O mais comum, no entanto, é que os encontros presenciais aconteçam de uma a duas vezes no semestre, especialmente para realizar avaliações. 

Como é o contato com professores nos cursos EAD?

Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes que estão pensando em iniciar um curso EAD. 

Nessa modalidade de ensino, os professores são responsáveis por lecionar os conteúdos de cada disciplina de forma virtual ou, em alguns casos, ao vivo, através de videoaulas.

As aulas a distância funcionam de forma semelhante aos cursos presenciais. A principal diferença é que nos cursos EAD as aulas geralmente estão gravadas.

Nesse caso, os estudantes possuem maior interação com os tutores.

São eles que acompanham o dia a dia de estudos e atividades do EAD, estando disponíveis para ajudar os alunos com dúvidas e orientações sobre as disciplinas, atividades, avaliações e as ferramentas disponíveis no curso.

Tipos de curso EAD

Atualmente, existem cursos EAD de diversos formatos, como:

  • Graduação: tecnólogo, licenciatura e bacharelado;
  • Pós-graduação: especialização e MBA;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres.

Quais são os cursos superiores oferecidos a distância no Brasil?

Confira abaixo alguns dos principais cursos oferecidos inteiramente na modalidade EAD:

Além destes, existem também cursos oferecidos na modalidade semipresencial, que contam com aulas online, mas também presenciais. Veja:

🔵Leia também: Aumenta número de idosos no Ensino Superior

O que é curso EAD - jovem assistindo videoaula pelo notebook

Quem pode fazer EAD?

Um curso EAD é para qualquer pessoa que tenha internet e um dispositivo para assistir às aulas – como um notebook ou um tablet. 

Contudo, quando falamos de cursos de nível superior, como bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, é interessante lembrar que é preciso ter diploma de ensino médio para ingressar. 

Ou seja, se você pensa em fazer um faculdade EAD, o principal requisito é ter o seu certificado de conclusão do ensino médio, além do acesso a internet e de um dispositivo para acompanhar os conteúdos.

Perfil do estudante do EAD

O EAD é uma modalidade acessível para diversos tipos de público. Porém, existem alguns perfis de estudantes que podem se beneficiar ainda mais dessa modalidade. Confira quais são:

Quem já trabalha

Uma das principais vantagens dos cursos EAD é a flexibilidade de horários.

Sendo assim, se você já trabalha e tem vontade de iniciar uma graduação ou até mesmo uma pós-graduação, o ensino a distância é uma ótima opção para se capacitar e atualizar seus conhecimentos.

Afinal, nessa modalidade, você monta o seu cronograma de estudos de acordo com os seus horários, podendo conciliar as aulas com suas atividades profissionais.

Lembre-se que ter formação superior pode abrir mais portas para você, desde uma promoção até um salário mais alto.

Quem mora em cidades que não têm universidade

Se você mora em uma cidade pequena que não oferece nenhum ou poucos cursos de graduação, o EAD também é uma boa opção para você.

Afinal, em um curso EAD, o ensino é online, o que disponibiliza muitas opções de cursos para todas as regiões do país.

Ou seja, esse formato de ensino possibilita que você estude o mesmo conteúdo de um aluno da capital de qualquer um dos estados brasileiros.

Quem mora longe do campus

A graduação EAD também é uma opção vantajosa para quem mora distante dos principais campus da sua cidade.

Afinal, o estudante que opta pelo EAD não precisa depender de transporte público e enfrentar trânsito todos os dias para ir até a universidade assistir às aulas.

Nos cursos EAD, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem para acompanhar as aulas e realizar as atividades acadêmicas.

Em função disso, o EAD se torna uma ótima opção para quem quer economizar tempo e dinheiro de transporte, além de ter uma rotina mais ágil.

Quem quer economizar

A mensalidade mais baixa é a característica que torna o ensino superior a distância acessível para muita gente.

Afinal, nessa modalidade de ensino, os valores de mensalidade costumam ser menores por não precisar de uma estrutura física para atender os alunos.

Se você pesquisou preços de cursos de graduação EAD, por exemplo, deve ter percebido uma diferença considerável em comparação aos cursos presenciais.

Além disso, estudando a distância, você ainda elimina gastos adicionais com transporte e alimentação, já que não precisa se deslocar até as aulas todos os dias.

Ou seja, o EAD é a opção mais em conta entre as modalidades oferecidas no mercado.

🔵Leia também: Profissões em alta em 2022: conheça as áreas mais promissoras

O que é curso EAD - jovem de fones de ouvido atenta ao computador

Qual o formato das provas e das atividades avaliativas no EAD?

Assim como em qualquer outro curso, no EAD, em determinados períodos, são aplicadas avaliações para medir se o aluno está ou não tendo bom aproveitamento de determinada disciplina.

As provas e outras atividades avaliativas na modalidade EAD– como trabalhos –  funcionam basicamente da mesma maneira que no presencial.

Ou seja, podem ser propostos provas discursiva ou de múltipla escolha, trabalhos em grupos,  produção de artigos, entre outros.

A única diferença é que todas as entregas são feitas através plataforma de ensino. Normalmente, no começo do semestre, os prazos e funcionamento das avaliações são informados dentro do manual da disciplina, para que o estudante já se prepare. 

Todas essas atividades valem nota e são completamente relevantes para definir se o aluno precisará ou não de recuperação ou até mesmo repetir a disciplina.

🔵Leia também: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

Cursos EAD têm estágio e TCC obrigatórios?

Os estágios para cursos a distância acompanham a mesma norma dos cursos presenciais.

Assim, caso a graduação e a universidade exijam o estágio como item obrigatório na formação, os alunos do EAD precisam cumprir as horas para que possam receber o diploma ao final do curso.

O mesmo acontece com o trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC.

Ele é atividade obrigatória para que os estudantes finalizem o curso e são feitos da mesma forma que o presencial, geralmente com uma monografia referente ao curso em que o aluno estuda.

A apresentação do trabalho frente à banca avaliadora é uma das atividades que costuma acontecer presencialmente nos polos de apoio ou no campus da universidade.

O que é preciso ter em casa para fazer um curso EAD?

Grande parte de um curso EAD acontece na plataforma virtual de aprendizagem. Sendo assim, é essencial os estudantes tenham acesso fácil à internet de qualidade e algum equipamento para assistir às aulas e realizar as atividades. 

É possível que os estudantes realizem parte do curso pelos celulares e smartphones. Contudo, o mais recomendado é que se tenha acesso a um computador, notebook ou tablet.

Afinal, algumas atividades específicas, como trabalhos e provas, podem ser feitas com melhor qualidade nesses dispositivos.

🔵Leia também: Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist!

O que esperar de um curso EAD?

Trazemos abaixo o que você pode esperar e conquistar ao optar por essa modalidade de ensino. Confira:

Possibilidade de fazer seus próprios horários

O ensino a distância permite que você determine o melhor momento para estudar.

Afinal, não existe um horário ou dia fixo para as aulas. Elas são disponibilizadas na plataforma de acordo com o cronograma das disciplinas, mas quem decide o momento de assisti-las e se dedicar aos estudos é você.

Essa flexibilidade permite que você concilie os estudos com outras coisas que você considera importante, como trabalho e vida pessoal.

Tudo isso sem abrir mão da possibilidade de ampliar os seus conhecimentos e se tornar ainda mais relevante para o mercado de trabalho.

Mais autodisciplina e organização

Sair da zona de conforto e se adaptar às novas tecnologias é um processo que deve ser construído todos os dias no EAD. Para isso, será necessária muita autodisciplina e organização.

Sendo assim, é indispensável que você organize um cronograma e metas de estudo, se atendo também aos prazos para não ficar para trás.

A autodisciplina e a organização desenvolvidas no curso EAD são competências que você levará para muito além da faculdade, aplicando também no exercício da sua profissão depois de formado.

Um diploma reconhecido no mercado de trabalho

Não existe diferença entre os diplomas de cursos presenciais e EAD. Quem conclui uma graduação EAD ganha o mesmo diploma dos estudantes que cursaram presencial.

Então, não se preocupe com isso: um diploma de graduação ou pós EAD tem a mesma validade e reconhecimento no mercado de trabalho do que um de curso presencial.

Nesse caso, mais importante do que a modalidade é o prestígio e a qualidade da instituição de ensino.

O diploma de uma universidade com tradição e com uma boa nota no MEC (Ministério da Educação) é o que faz toda diferença na hora de buscar um emprego.

Mais adiante neste artigo, apresentamos algumas dicas de como escolher um bom curso EAD. 

Como ocorrem os processos seletivos para cursos EAD?

Existem diversas formas de ingresso para entrar em um curso EAD. A seguir, apresentamos as principais:

Vestibular

A maioria das universidades que possui cursos EAD tem o vestibular como uma das principais formas de ingresso. 

Contudo, diferente dos modelos tradicionais, no EAD, é comum que a prova seja feita online e de forma agendada, sem que o estudante precise de descolocar até o polo da instituição. 

Existem diversos formatos de vestibular, mas os mais comuns são provas de conhecimentos gerais e redação.

Nota do Enem

Muitas faculdades EAD permitem que os estudantes utilizem sua nota do Enem para ingressar na graduação. 

Normalmente, as instituições aceitam notas a partir da edição de 2010. Ou seja, quem fez o Enem a partir dessa data até a última edição pode utilizar o seu desempenho para ingressar em um curso EAD. 

Muitas universidades, inclusive, oferecem bolsas de estudos de acordo com a nota dos candidatos  – quanto maior a nota, mais alto o desconto que a faculdade oferece.

Prouni

Outra possibilidade de ingresso é através do Prouni.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo Federal criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Ele é voltado para instituições privadas de ensino superior, incluindo aquelas que oferecem cursos EAD.

Para participar do programa, é essencial ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

Podem concorrer às bolsas de estudos aqueles que atenderem aos critérios de renda familiar e escolaridade estabelecidos pelo programa.

As bolsas de estudos são de 50% e 100%. 

Transferência e segunda graduação

Para aqueles que já se formaram ou desejam mudar para um curso EAD, existem processos específicos que atendem esses dois perfis. 

Para quem já estuda em uma universidade e deseja mudar para um curso EAD, é possível fazer essa troca por meio do processo de transferência.

Normalmente, os estudantes não precisam fazer um novo vestibular nesses casos, apenas apresentar as documentações necessárias para ingressar na nova instituição. 

Já para os formados que desejam fazer uma segunda graduação EAD, o processo também é bem simples. Basta comprovar a formação anterior e iniciar o processo de matrícula no novo curso, sem necessidade de passar por um novo processo seletivo.

Como escolher a melhor faculdade EAD?

Agora que você já conhece todos os aspectos do curso EAD, é hora de entender como escolher a melhor instituição de ensino. Confira:

Analise as opções de instituições e o que cada uma oferece

Antes de se matricular em um curso EAD, é interessante que você pesquise sobre diversas instituições.

Ao fazer esse levantamento, dê preferência às universidades com boas referências e que tenham uma grade curricular que atenda as necessidades do mercado em que pretende atuar.

Outro ponto para se atentar é a qualidade das plataformas de ensino. Lembre-se que elas são a sua sala de aula, portanto, é preciso que elas sejam intuitivas, organizadas e funcionais.

É através delas que você terá acesso a materiais, boletim, suporte com tutor, chat com os colegas de curso e acesso aos boletos para pagamento das mensalidades.

Então, busque comentários sobre os ambientes virtuais das instituições, isso é um critério a ser considerado na sua escolha.

Além disso, é interessante saber sobre as opções de bolsas de estudo, financiamentos, descontos em mensalidades e convênios que cada instituição oferece.

Com uma pesquisa minuciosa, você certamente encontrará uma instituição que se adequa aos seus objetivos — e ao seu bolso.

Veja se o curso é reconhecido pelo MEC

Para que o diploma tenha validade em todo o território nacional, pesquise se o curso e a instituição são credenciados pelo MEC. A consulta pode ser feita online e está disponível no site para todo o Brasil.

Verifique também a nota de avaliação que o curso recebeu nos anos anteriores.

Essa informação é valida para saber se a universidade atende aos requisitos no ponto de vista pedagógico e estrutural. Lembre-se que quanto maior a nota, melhor a qualidade do curso e da instituição de ensino.

Quanto custa fazer um curso a distância?

O mais certo a se dizer sobre os valores dos cursos a distância é que eles dependem do curso escolhido e da sua instituição favorita.

Porém, podemos afirmar que eles saem mais em conta do que cursos presenciais. Isso porque ele demandam menos infraestrutura física, então a mensalidade é menor.

Além disso, você ainda pode contar com as bolsas de estudo e descontos oferecidos pelas instituições para incentivar o ensino superior no país.

Conquiste seu diploma em instituições reconhecidas pelo mercado

A seguir, apresentamos uma lista de instituições de ensino reconhecidas para você iniciar seus estudos EAD. Confira:

E aí, conseguiu compreender o que é curso EAD? Esperamos que sim!

Essa modalidade de ensino vem crescendo cada vez mais ano após ano e pode ser uma ótima opção para você que quer retomar ou dar prosseguimento aos estudos.

Independente de qual for a sua escolha, desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica e esperamos ver você de novo no Blog do EAD!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!