14 plataformas de cursos online grátis para você se qualificar

Postado em 6 de set de 2023
Loading...

Como você já deve saber, para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho hoje, é preciso ter cada vez mais qualificações, conhecimentos e habilidades técnicas.

Por isso, é essencial se manter atualizado e estudando. Uma ótima forma de fazer isso é aprender por meio de cursos livres na internet. Existem plataformas de cursos online que, inclusive, oferecem certificações gratuitas.

Ou seja, você consegue acrescentar mais linhas ao seu currículo, aprende mais e não precisa pagar nada por isso. Esses cursos são uma solução para quem precisa comprovar habilidades e não tem orçamento disponível.

Neste artigo, conheça 14 plataformas de cursos online grátis para garantir seu certificado. Confira:

  1. Escola Virtual
  2. Instituto Federal de Rondônia
  3. Câmara dos Deputados
  4. Instituto Legislativo Brasileiro
  5. Nube
  6. Coursera
  7. SESI / SENAI
  8. iTEC
  9. Linkedin Learning
  10. Aliança Empreendedora
  11. Microsoft Learn
  12. Lúmina
  13. Udemy
  14. Rock University

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Escola Virtual

Essa plataforma oferece capacitações em áreas como Gestão de Pessoas, Políticas Públicas, Inovação, Finanças, Estatística e Tecnologia da Informação.

A Escola Virtual disponibiliza também programas de capacitação, onde cursos sobre o mesmo tema são agrupados. Após a conclusão do curso, é possível emitir seu certificado.

A iniciativa é mantida pelo Governo Federal, então as certificações são gratuitas.

2. Instituto Federal de Rondônia

Na plataforma de cursos online do Instituto Federal de Rondônia, você encontra 18 cursos abertos sobre diversas áreas do conhecimento, desde ciências sociais aplicadas até marketing.

Durante o curso, é possível participar de fóruns de discussão, revisar conteúdo, realizar testes e acessar materiais complementares para download. Após a conclusão, o sistema emite um certificado grátis para o participantes.

3. Câmara dos Deputados

A plataforma online da Câmara dos Deputados é voltada a servidores públicos e demais membros da sociedade. Você encontra cursos sobre Educação Financeira, Gestão de Projetos, Direito Institucional, entre outros temas.

Você tem acesso a fóruns de discussões para tirar dúvidas e acessa matérias. O certificado é emitido gratuitamente para quem tiver pelo menos 70% da nota total.

4. Instituto Legislativo Brasileiro

O Senado Federal, assim como a Câmara dos Deputados, também oferece cursos online e com certificado através do Instituto Legislativo Brasileiro.

Na plataforma é possível encontrar estudos sobre Política Contemporânea, Teoria e História das Relações Internacionais, Introdução ao Direito Constitucional e Ética na Administração Pública.

Você pode escolher por cursos com ou sem tutoria, e recebe seu certificado se tiver aproveitamento de pelo menos 70% do curso. Depois de se inscrever, é preciso finalizar os estudos em até 60 dias, senão você perde todas as lições feitas.

5. Nube

A Nube é uma das maiores corporações privadas com foco na inserção de jovens no mercado de trabalho. Ela funciona como uma ponte entre candidatos e empresas.

No site, existe uma plataforma de cursos online, no qual você consegue acessar certificações nas áreas de gestão de marketing.

6. Coursera

É uma dos principais plataformas de ensino à distância do mundo. Ou seja, você encontra cursos nas mais diversas línguas dentro do site.

O principal foco da Coursera é disponibilizar certificações nas áreas de negócios, tecnologia da informação, saúde, línguas, ciência da computação, engenharia física entre outras opções.

As aulas são gratuitas e podem ser assistidas pelo endereço de web e também aplicativos para celular. O certificado, infelizmente, não é gratuito.

7. SESI / SENAI

O Portal de Educação a Distância Sesi/Senai oferece cursos com certificados grátis para os alunos que tenham interesse em gestão de finanças pessoais, redação administrativa, desenho arquitetônico, entre outras áreas.

Após a conclusão dos módulos e aproveitamento superior a 70%, é possível emitir e imprimir o certificado de conclusão de curso.

 

 

 

8. iTEC

A Interbras disponibiliza cursos online e gratuitos por meio do Centro de Capacitação em Tecnologia, o iTEC. A carga horária dos cursos varia de 15 minutos a 25 horas e você recebe a certificação após a conclusão dos estudos.

Você encontra cursos em negócios, vendas, marketing, atendimento ao cliente, segurança, comunicação, prevenção de incêndio e iluminação. A lista segue e contempla diversas áreas.

9. Linkedin Learning

Essa plataforma de ensino é disponibilizada dentro do próprio LinkedIn, a rede social corporativa, com cursos e vídeos dos mais diversos temas.

É possível aprofundar seu conhecimento em atendimento ao cliente, gestão de projetos marketing, inteligência emocional, liderança, excel e demais competências essenciais para o mercado de trabalho.

10. Aliança Empreendedora

Conhecida como Tamo Junto, a plataforma de cursos da Aliança Empreendedora oferece cursos online e gratuitos para microempreendedores e entusiastas da área.

O objetivo é instruir os pequenos negócios com cursos sobre finanças, vendas e comunicação, empreender em tempos de crise, vendas online, entre outras categorias.

11. Microsoft Learn

A Microsoft lançou uma plataforma com diversos cursos de capacitação gratuitos de emissão de certificado de conclusão.

No site, é possível se inscrever em cursos da área de Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação, Banco de Dados, Programação e demais opções da área de tecnologia. Você também consegue se capacitar para utilizar produtos Microsoft nessa plataforma.

12. Lúmina

Esta plataforma reúne os cursos gratuitos disponibilizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No site, você encontra capacitações em áreas diversas, como tecnologia, criatividade, ciências humanas, linguagens, ciências exatas e saúde.

13. Udemy

A Udemy é uma das maiores plataformas de cursos online do mundo, disponibilizando estudos sobre os mais diversos conhecimentos, desde tecnologia até corte e costura.

A maior parte dos cursos oferecidos são pagos, mas você também consegue encontrar oportunidades gratuitas. Infelizmente, as opções grátis não garantem certificado.

14. Rock University

Esta é uma opção para quem trabalha na área de Marketing.

A Rock University oferece certificações gratuitas nas áreas de marketing de conteúdo, inbound e outbound, SEO e copywriting. Além disso, a plataforma também oferece cursos pagos e uma especialização em marketing digital.

E então, você já conhecia todas essas opções de plataformas para fazer cursos online grátis? Conte para gente aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!