Dia mundial da Educação: reflexões e perspectivas do EAD

Postado em 27 de abr de 2022

Você sabia que no dia 28 de abril celebra-se o Dia Mundial da Educação? A data foi instituída na cidade de Dakar, no Senegal, no dia 28 de abril de 2000.

O marco foi o Fórum Mundial da Educação, onde 164 países, incluindo o Brasil, firmaram o compromisso de desenvolver ações para assegurar uma educação de qualidade a todos.

Em 2015, os resultados dessas ações foram apresentados em um relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Em balanço, observou-se avanços consideráveis, como o número de alunos matriculados na educação primária e a redução da desigualdade de gênero em muitos países.

Contudo, ainda há desafios pela frente, como garantir um ensino eficiente, reduzir a evasão escolar, os índices de repetência e as taxas de analfabetismo.

Ainda em 2015, um novo documento foi publicado propondo ações para alavancar a educação até 2030. A publicação ocorreu no Fórum Mundial de Educação em Incheon, na Coreia do Sul.

Quer saber mais? Confira os documentos por trás do Dia Mundial da Educação:

Descubra se o EAD é para você!

A importância da educação na sociedade

A educação é um direito básico estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 26
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

No Brasil, a Constituição de 1988 trouxe um olhar diferenciado para a educação. A educação é um direito, mas também um dever de todos. Mantê-la e garanti-la faz parte da pauta social.

Art. 205.
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Assim, garantir o acesso e a qualidade do ensino básico é construir cidadania.

Com ele, é possível formar cidadãos conscientes, críticos e participativos, além de desenvolver habilidades emocionais decisivas para a vida pessoal e profissional.

🔵 Leia também: Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist!

E o ensino superior?

De acordo com o OCDE, o número de brasileiros com diploma universitário em 2022 é de 21%. Esse é um crescimento impressionante, pois ainda em 2010, esse número era de 7,9%.

A graduação é um passo muito importante para sociedade. Quanto mais pessoas tiverem acesso a ela, mais profissionais qualificados vão ingressar no mercado de trabalho.

O ensino superior aumenta significativamente a empregabilidade e as chances de melhor remuneração. Com o diploma é possível receber 118% a mais.

E esse universo vai além: dentro do espaço acadêmico, é possível estimular a criatividade e fazer parte de pesquisas que geram avanços e melhorias nas práticas sociais.

Além disso, a universidade é espaço para desenvolver diversas habilidades socioemocionais, como o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a responsabilidade.

🔵 Leia também: De volta à sala de aula: aumenta número de idosos no Ensino Superior

Educação a distância: democratização do ensino

Com o avanço da tecnologia, a modalidade EAD veio para democratizar o ensino superior.

O ensino à distância já é uma realidade na educação brasileira. Em 2021, as matrículas em graduações EAD superaram as matrículas presenciais pela primeira vez. E a tendência é que a distância entre as duas modalidades aumente cada vez mais.

O EAD ajuda a romper barreiras geográficas e permite que pessoas que moram afastadas de instituições de qualidade possam fazer uma graduação, ainda contando com o apoio de tutores e da estrutura dos polos quando precisar.

Além disso, as mensalidades de cursos EAD são mais baratas em comparação aos cursos presenciais, pois não há gastos com manutenção e segurança de espaços físicos.

Ainda, há flexibilidade no ensino.

É possível conciliar os estudos com o trabalho e a família, estudando quando e onde você preferir, pois as aulas e os materiais são disponibilizados integralmente on-line.