Empreendedorismo EAD: existe graduação para ser empreendedor?

Postado em 6 de dez de 2022
Loading...

Se você está pensando em ter seu próprio negócio, já deve ter entendido que buscar qualificação é um dos primeiros passos.

Afinal, uma realidade é que a maioria dos empreendimentos fecham as portas em menos de um ano justamente por falta de conhecimento e habilidade dos próprios empreendedores.

E a forma mais acertada de garantir que seu negócio vai prosperar é se preparando com uma graduação para empreender.

Você pode procurar por um curso de Empreendedorismo EAD, que traz informações mais nichadas nessa forma de criar negócios, mas também pode optar por cursos que tragam uma formação mais completa, como Administração e Gestão de Negócios.

É sobre esse assunto que vamos conversar hoje!

Você vai entender o que é mostrado em uma faculdade de Empreendedorismo EAD, mas também como se preparar para ser um empreendedor fazendo outros cursos na área.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade de criar novos negócios ou de implementar mudanças significativas em uma empresa, produto ou serviço.

Empreender implica em uma série de resultados, não só para o empreendedor como também para a sociedade. Do ponto de vista de quem empreende, as principais vantagens são a liberdade para conduzir os negócios do seu próprio jeito e a flexibilidade de horário.

Com relação à comunidade, os ganhos mais importantes são as soluções para problemas cotidianos e a geração de empregos, que impacta diretamente na economia.

Como é o mercado de trabalho para quem tem espírito empreendedor

Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a estimativa é de que existam, no Brasil, 53,4 milhões de empreendedores. A projeção é de que o número aumente, sobretudo em razão da pandemia de Covid-19, chegando a 25% do total da população adulta.

Este número está relacionado às pessoas que estão à frente de um negócio. Mas o empreendedorismo tem ainda outras vertentes.

Confira a seguir as principais áreas de atuação:

  • Empreendedorismo corporativo: no ramo, o empreendedor atua em uma empresa já existente, de qualquer porte e segmento. Seu papel é fazer com que o empreendimento seja mais produtivo e conquiste melhores resultados.
  • Empreendedorismo social: os negócios sociais são atividades lucrativas que contribuem com a sociedade de alguma forma. O empreendedorismo social é o caminho ideal para quem quer empreender e, ainda assim, transformar o mundo em que vivemos.
  • Empreendedorismo de negócio próprio: é o empreendedor tradicional, aquele que cria a empresa e atua para mantê-la funcionando ou, então, assume um negócio da família. É comum vermos muitos microempreendedores neste meio.
  • Empreendedorismo de startup: as startups são empresas jovens que buscam desenvolver modelos de negócio repetíveis, escaláveis e, de preferência, disruptivos. São formadas, normalmente, por um grupo de pessoas que acreditam na ideia e investidores que participam com aporte de dinheiro.
  • Empreendedorismo de franquia: existem várias franquias no Brasil, de restaurantes a lavanderias. Neste caso, o empreendedor inaugura e gerencia uma unidade de uma marca já existente e consolidada no mercado, seguindo as regras e padrões pré-estabelecidos.

Como você pode ver, existe uma infinidade de áreas dentro das quais você pode empreender. Mas para ter sucesso, é preciso ter a qualificação necessária.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

O que faz um curso de Empreendedorismo EAD?

O curso de Empreendedorismo EAD é uma formação de nível superior oferecida na modalidade a distância. Isso significa que você assiste às aulas e estuda os conteúdos sem precisar se deslocar até o campus da instituição de ensino para isso.

É uma forma mais econômica e flexível de garantir o seu diploma de graduação.

Uma vez matriculado no curso de Empreendedorismo EAD, você estudará disciplinas que abordam o dia a dia de quem empreende.

Os assuntos mais comuns são gestão empresarial, plano de negócio, legislação empresarial, fundamentos de contabilidade e comunicação empresarial, entre outros. O estudante ainda pode ter contato com disciplinas de investimentos e networking.

Qual é o melhor curso para empreendedorismo?

Como você viu, o curso superior de Empreendedorismo existe e é uma formação válida para quem quer começar a empreender.

Porém, também existem outras formações que podem entregar um conhecimento mais amplo para quem não apenas quer empreender, mas se tornar um empresário de sucesso.

Veja algumas opções na listagem abaixo:

Administração

Este é um curso bastante tradicional e amplo, que traz conteúdos sobre gestão de negócios e dia a dia da administração de uma empresa, mas também assuntos relacionados, como marketing, vendas e contabilidade.

Quem se forma em administração recebe uma formação multidisciplinar e está preparado para atuar tanto a frente da gestão de um empreendimento quanto em áreas adjacentes.

Para quem quer empreender, o curso de Administração é uma boa pedida.

Isso porque é comum que empreendedores atuem sozinhos no início de sua jornada, e uma formação mais ampla pode ser o ideal para colocar o empreendimento nos trilhos.

  • Administração é um curso de nível superior do tipo bacharelado. Ele pode ser concluído em cerca de quatro anos (oito semestres) e é oferecido de forma presencial ou EAD. Saiba mais sobre o curso neste link.

Gestão de Negócios

Por sua vez, o curso de Gestão de Negócios foca um pouco mais na atuação do gestor, no dia a dia da administração, e um pouco menos nas áreas adjacentes. Mas isso não impede que seu conhecimento de gestão possa ser aplicado no financeiro, marketing ou RH, por exemplo.

O estudante desse curso vê disciplinas como matemática financeira, modelos de negócios, fundamentos de direito, gestão de projetos e fundamentos de economia.

Ou seja, é uma formação focada em tirar uma ideia de empreendimento do papel e colocar essa ideia para rodar no mercado com sucesso. Por isso, alguns dos assuntos abordados são experiências empreendedoras e estruturação empresarial.

Esse curso é uma boa opção para quem quer empreender porque, além do conteúdo certeiro, ele também é um tecnólogo, uma formação mais curta. O que é ótimo para quem quer entrar no mercado mais rapidamente.

  • Gestão de Negócios é um curso de nível superior do tipo tecnólogo. Ele tem duração de dois anos (quatro semestres) e pode ser cursado de forma presencial ou EAD. Saiba mais sobre essa formação clicando aqui.

E agora que você já conheça essas alternativas, pode você mesmo responder qual é o melhor curso para quem quer empreender.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Como se especializar em empreendedorismo?

Mas e se você já tiver uma graduação e não quiser passar mais dois ou quatro anos na faculdade? Bem, existe a alternativa de se especializar em empreendedorismo fazendo uma pós-graduação na área.

O curso de pós-graduação permite que você aprofunde conhecimentos em uma determinada área, é como um mergulho profundo no seu tópico de preferência.

E escolher uma pós-graduação para se especializar em empreendedorismo é uma ótima escolha se você já tem um negócio montado ou está começando a tirar a ideia do papel.

É comum que as especializações e os MBA tenham duração de cerca de um ano, então você leva menos tempo para adquirir o conhecimento necessário para ter sucesso.

Veja abaixo algumas opções de cursos de pós-graduação para empreendedores:

  • Gestão Estratégica de Negócios: essa é a especialização mais indicada para quem está querendo empreender porque ela dá uma noção mais específica sobre gestão, estratégia e negociação. Ou seja, você fica preparado para lidar com a rotina de um negócio. Veja mais sobre o curso nesta página.
  • Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0: esta é uma formação um pouco mais ampla que promete entregar uma visão mais global para o empreendedor. Ela aborda a situação atual do mercado, como comunicar o seu produto ou serviço de forma estratégica e como analisar cenários, o que é essencial no empreendedorismo.
  • Gestão Estratégica de Vendas, Negociação e Performance: já esta pós-graduação tem um olhar mais comercial, levando o empreendedor a treinar suas habilidades de vendas e performance de negociação. É uma boa opção para o empreendedor que quer (ou precisa) aflorar o seu lado vendedor.

Como escolher a instituição certa para estudar empreendedorismo

Independente da sua escolha, graduação ou pós, curso mais tradicional ou disruptivo, é essencial saber escolher uma instituição de ensino de qualidade.

Estudar em uma instituição com reconhecimento do MEC é trivial. Sem essa qualificação do órgão, seu diploma não tem validade no mercado de trabalho. Então, o primeiro passo é conferir se a instituição de ensino é certificada pela Ministério da Educação.

Você precisa, também, investigar se a faculdade tem boa reputação.

É importante consultar informações como o tempo de experiência, a quantidade de alunos já formados, a titulação do corpo docente e a infraestrutura do câmpus (embora o curso seja EAD, é fundamental ter um polo físico).

Avalie com calma a grade curricular do curso e veja se ela atende às suas expectativas.

Verifique ainda se há formas diferenciadas de ingresso. Isso mostra que a universidade é mais estruturada e tem políticas que facilitam o acesso dos estudantes.

Por fim, converse com alunos, ex-alunos e profissionais da área para entender qual é a visão deles sobre a formação. Todas essas medidas ajudarão você a tomar uma decisão certeira e contribuirão significativamente com o seu futuro profissional.

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.