Se você ainda não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio, mas sonha conseguir melhores oportunidades de trabalho ou entrar em uma universidade, então continue a leitura deste guia.

Você vai entender que existe um caminho possível e gratuito para conquistar esses certificados. Já ouviu falar no Encceja?

Não conseguir terminar o Ensino Médio é a realidade de milhares de pessoas em todo o Brasil e os motivos são inúmeros: dificuldade em ir até a escola, ensino precarizado, problemas familiares, dificuldades econômicas, falta de perspectiva e apoio, entre outras causas.

Mas nunca é tarde para recuperar esse tempo, colocar os certificados em dia e sonhar com novos horizontes e oportunidades. Entenda agora o que é e como fazer o Encceja:

O que é o Encceja
Para que serve o Encceja?
Existe idade limite para fazer o Encceja?
Como se inscrever no Encceja
Como são as provas do Encceja
Os temas da redação do Encceja
Use o Encceja para entrar na universidade!

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da Univali!

O que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, popularmente conhecido pela sigla Encceja, é uma prova voluntária realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

Ela tem o objetivo de avaliar as habilidades e saberes de jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio no tempo regular de estudo.

O exame é um serviço gratuito ao cidadão brasileiro que reside no país ou no exterior, que oferece atendimento especializado para os candidatos que desejam ser identificados pelo nome social, pessoas com deficiência e demais recursos de acessibilidade.

Criado em 2002, o Encceja muitas vezes é o único caminho para uma parte da população conquistar as certificações necessárias para acessar o Ensino Superior. O exame faz parte da carreira de muita gente e deve ser respeitado como merece.

Para que serve o Encceja?

O Encceja não é apenas uma prova. Ele beneficia a sociedade brasileira e contribui com a análise de dados sobre o nível educacional do país.

Com o exame é possível diagnosticar a educação básica e certificar os aprovados pelos saberes adquiridos na vida familiar e na convivência com outras pessoas, como no ambiente de trabalho, em movimentos sociais, em manifestações culturais e nas demais organizações sociais.

O candidato que atingir a nota estipulada pelo Encceja garante a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

A participação é gratuita e livre para jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior, incluindo as pessoas que fazem parte do sistema carcerário nacional. Não é preciso fazer nenhum pagamento para ter acesso a prova e a inscrição é feita online.

Existe idade limite para fazer o Encceja?

Para se inscrever, você deve ter 15 anos completos para as provas do Ensino Fundamental e 18 anos para as provas do Ensino Médio.

Todas as brasileiras e brasileiros com a idade mínima exigida pelo Encceja podem realizar a prova.

Um fato importante que nem todos sabem: não é necessário ter a certificação do Ensino Fundamental para solicitar a prova do Ensino Médio. Os candidatos com mais de 18 anos podem se submeter direto para a prova do Ensino Médio.

Quem já realizou a prova em outros anos, mas não passou em alguma área de conhecimento, pode se inscrever de novo apenas na categoria em que não atingiu a nota necessária.

Como se inscrever no Encceja

Página inicial para fazer a inscrição no Encceja. Créditos: Reprodução/Inep.Página inicial para fazer a inscrição no Encceja. Reprodução/Inep

A inscrição é simples e online. Confira o passo a passo:

1. Acesse o site do Encceja no período definido pelo MEC;
  2. Informe o número do CPF, RG e o e-mail que você acessa com mais frequência;
  3. Escolha qual prova deseja fazer: Encceja para Ensino Fundamental ou Encceja para Ensino Médio;
  4. Selecione as áreas de conhecimento em que deseja ser avaliado.

Importante: quem está participando pela primeira vez deve selecionar todas as opções.

Para as pessoas que estão privadas de liberdade ou jovens que estão sob medidas socioeducativas, a inscrição deve ser realizada pelo responsável pedagógico da instituição, utilizando os mesmos acessos e dados citados acima.

Como são as provas do Encceja

A prova do Encceja sempre é aplicada pelo Inep, porém, a emissão do certificado e declaração de proficiência fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação e Instituições Federais da região mais próxima ao candidato e que possuem parceria com o Encceja.

A somatória dos acertos deve ser superior a 100 pontos em cada prova e 5 pontos na redação, portanto, é importante estudar antes de realizar a prova e pesquisar por dicas de como fazer uma boa redação para o Encceja.

As provas são compostas por 4 áreas do conhecimento e uma redação:

Ensino fundamental

• Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História e geografia;
  • Ciências naturais.

Ensino médio:

• Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Você pode se preparar para o exame com o material didático gratuito disponível no site do Inep. São 8 volumes para orientar o estudante, quatro para cada uma das provas: Fundamental e Ensino Médio.

Após a conclusão da prova e nota mínima exigida, você pode solicitar o certificado ou declaração de proficiência à Secretaria Estadual de Educação indicada na inscrição.