Precisa fazer estágio supervisionado? Entenda como funciona

Postado em 11 de out de 2021
Loading...

O estágio supervisionado é muito importante durante a graduação, pois ajuda o estudante a aprender a parte prática da profissão com o auxílio de alguém mais experiente naquela área.

Assim, o estudante conquista conhecimentos que vão além da sala de aula e desenvolve tanto suas competências técnicas quanto as comportamentais, o que é um grande diferencial para o mercado de trabalho após a graduação.

Entenda melhor sobre o estágio supervisionado, quais atividades podem ser desenvolvidas e quais são os deveres e direitos do estagiário.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Qual a função do estágio supervisionado?

A principal função do estágio supervisionado é oferecer ao estudante de graduação o conhecimento prático de sua área de formação.

As aulas teóricas são voltadas à aprendizagem geral da profissão, mas é necessário também entender como aplicar todo esse conhecimento no dia a dia do trabalho. O estágio supervisionado, então, é uma ótima maneira de conquistar isso.

Os maiores benefícios de se realizar um estágio supervisionado são:

  • aliar conhecimento teórico e prático;
  • desenvolver as competências técnicas;
  • desenvolver competências comportamentais (soft skills);
  • conquistar experiência na área de trabalho;
  • estar preparado para o mercado de trabalho após a graduação;
  • melhor aproveitamento do curso;
  • traz remuneração, em caso de estágio remunerado.

Outro ponto importante é que essa atividade pode ser adicionada no currículo.

Dessa forma, antes mesmo de estar formado, o estudante já consegue ter uma experiência de mercado de trabalho, o que é ótimo na hora de buscar um emprego, principalmente para os cursos em alta no mercado atual.

No estágio supervisionado, é obrigatória a presença de um profissional mais experiente ou de um professor que irá supervisionar as tarefas delegadas ao estagiário.

Além disso, o estagiário também precisa prestar atenção nas condutas desse supervisor, sendo importante para escrever seu relatório ao final do período de estágio.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

O que diz a Lei do Estágio?

A Lei do Estágio foi criada em 2008 e regulamenta as atividades que podem ser exercidas por esse profissional. De acordo com o artigo 1º, a função do estágio é de ser um “ato educativo supervisionado e desenvolvido em ambiente de trabalho”.

A Lei do Estágio foi muito importante para evitar situações de exploração de trabalho pelas empresas. Assim, determina quais são os direitos e os deveres dos estagiários.

No parágrafo segundo do artigo 1º, determina-se que:

o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

As principais regras da Lei do Estágio são:

  • estágio não-obrigatório deve ser remunerado, incluindo, obrigatoriamente, o vale- transporte;
  • estágio obrigatório não precisa ser remunerado, ficando a cargo da empresa decidir pela concessão da bolsa ou não;
  • a duração do estágio pode ter, no máximo, dois anos;
  • o período de trabalho não pode ultrapassar as seis horas diárias nem 30 horas semanais;
  • deve existir um supervisor para até 10 estagiários;
  • o estagiário tem direito a recesso de 30 dias a cada 1 ano de trabalho ou proporcional, caso não finalize um ano completo;
  • o estágio deve acontecer em período separado do tempo de aula.

Todos esses detalhes precisam ser conferidos tanto pelo estudante quanto pela universidade na hora da assinatura do contrato.

Além disso, cada curso pode ter regras específicas, que também devem ser seguidas.

Quais são as responsabilidades do estagiário?

Ao se tornar um estagiário, o estudante passa a cumprir algumas responsabilidades.

No estágio supervisionado em empresas, precisa cumprir com horários e entregas, além de seguir os códigos de comportamentos.

Como definido na Lei do Estágio, as atividades a serem feitas pelo estagiário precisam estar dentro do escopo de sua área e precisam ser sempre supervisionadas por alguém mais experiente, que irá direcionar as atividades.

Todas essas atividades precisam estar listadas no contrato de estágio, que precisa ser assinado pela universidade, pelo estudante e pela empresa, indicando que todos estão de acordo com o que será feito durante o período.

🔵 Leia também: Vale a pena fazer um estágio não remunerado?

Os tipos de estágio

Existem dois tipos de estágio para alunos de graduação: o obrigatório e o não-obrigatório.

Nos dois, é preciso existir a relação entre aluno e instituição, ou seja, o estudante precisa estar matriculado e ativo em seus estudos. Nem todo curso conta com estágio obrigatório, o que é determinado tanto pela instituição de ensino quanto pelo Ministério da Educação.

Além disso, o fato de ser obrigatório ou não faz bastante diferença nas funções e nos direitos do estagiário. Por exemplo, os estágios não-obrigatórios costumam ser remunerados, com direito a vale-transporte e bolsa-auxílio com valor correspondente à região, funções e áreas.

O estágio obrigatório, por outro lado, nem sempre é remunerado, ficando a cargo da empresa decidir pela remuneração ou não. Devido a isso, o estágio supervisionado muitas vezes pode ser feito dentro da própria universidade, com supervisão dos professores.

Mesmo assim, existem estágios obrigatórios que são remunerados, o que torna o processo interessante para o estudante e para as empresas, que podem treinar um futuro colaborador.

Graduação EAD tem estágio supervisionado?

Sim! A graduação EAD, feita a distância, exige os mesmos conhecimentos práticos e teóricos que um curso feito presencialmente. Por isso, quem opta por uma graduação EAD também sai da universidade preparado para conquistar sua vaga no mercado de trabalho.

A única diferença é que na graduação EAD o estágio supervisionado é feito apenas em empresas, o que é bastante comum para a maioria das pessoas.

Além disso, a obrigatoriedade ou não do estágio dependerá da grade curricular do curso. No caso do EAD, geralmente faz parte do planejamento, pois é um auxílio na aprendizagem do estudante.

🔵 Leia também: Conheça os cursos que mais empregam por área

Como fazer o relatório final do estágio supervisionado

Após a realização do estágio supervisionado o estudante precisa entregar o relatório final, documento em que detalha suas atividades e aprendizados. Esse relatório serve como uma comprovação das competências adquiridas naquele período.

As principais informações que devem estar presentes nesse relatório são:

  • atividades desenvolvidas;
  • projetos desenvolvidos;
  • principais pontos aprendidos durante o estágio;
  • datas das atividades principais;
  • exemplos de atividades realizadas;
  • comentários do supervisor (caso solicitado pela universidade), entre outras informações.

O relatório final do estágio supervisionado precisa ser entregue à universidade dentro dos prazos estabelecidos. Se o estágio for obrigatório, a falta desse documento pode até mesmo atrasar o recebimento do diploma. Portanto, fique atento!

Deu para perceber o quanto o estágio supervisionado é importante para o estudante estar preparado para o mercado de trabalho, não é?

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!