Tudo sobre a carreira de esteticista: profissão, salário e formação

Postado em 6 de mar de 2023
Loading...

Você gosta da estética facial e capilar, cuidados com o corpo e tratamentos estéticos? Então, a carreira de esteticista pode ser o que você está buscando!

As oportunidades no setor aumentaram muito nos últimos anos, trazendo a profissionalização de profissionais da área e melhores oportunidades.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é a área de Estética e Cosmética, como é a carreira do esteticista e o que você precisa fazer para se tornar um.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é Estética e Cosmética?

A área de Estética e Cosmética tem como principal objetivo atuar nos cuidados com o rosto, corpo e cabelos, focando na beleza.

Quem trabalha neste ramo proporciona qualidade de vida por meio de tratamentos estéticos, cuidados com a pele, cabelos, nutrição e muito mais. Quem trabalha no tratamento de embelezamento corporal, facial e capilar é o esteticista.

Entre as aptidões deste profissional estão limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação, entre outros.

O esteticista também lida com produtos cosméticos para colaborar nos procedimentos.

🔵 Leia também: Tudo sobre Estética e Cosmética: um guia rápido para estudantes

O que um esteticista faz?

A atuação de quem opta pela carreira de esteticista é bastante ampla.

Vai desde os cuidados com a beleza do cliente até mesmo à administração de salões de beleza e clínicas estéticas. Algumas das possibilidades de atuação mais famosas na área são:

  • Estética corporal e massagem: o esteticista realiza procedimentos de massagem e estética corporal para a perda de medidas e relaxamento. Também ajuda melhorando o aspecto físico da pele do paciente.
  • Estética facial: aqui, o profissional realiza procedimentos que ajudam a melhorar a aparência da pele do rosto e a prevenir o envelhecimento, como surgimento de linhas de expressão e rugas.
  • Podologia: cuida da estética dos pés e dos problemas que os atingem, como calos, unhas encravadas e outros. O esteticista pode se especializar na podologia.
  • Tratamentos capilares: neste caso, o esteticista é responsável por tratamentos nos cabelos com o objetivo de prevenir problemas capilares. Um dos principais e mais procurados pelos clientes é a prevenção da calvície.
  • Estética pré e pós-cirúrgica: essa área vem provocando a curiosidade dos estudantes de Estética e Cosmética nos últimos anos devido aos procedimentos estéticos e plásticos que aumentaram no país. Nessa especialidade, o esteticista auxilia com tratamentos, visando amenizar os efeitos posteriores de cirurgias.
  • Visagismo: o profissional esteticista vai definir cortes de cabelo, coloração, penteados e tipos de maquiagem adequadas às características da pessoa. Também é utilizado por quem atua como consultor de imagem.
  • Consultoria: o profissional atua como um consultor de cosméticos e equipamentos de estética para profissionais independentes e salões, indicando as melhores opções marcas, a partir de pesquisas e tendências.
  • Maquiagem: o profissional de estética pode atuar no ramo de maquiagem profissional, trabalhando desde salões de beleza até mesmo em produções audiovisuais. Também é possível trabalhar de forma autônoma.

Por dominar os conhecimentos sobre cosméticos, um esteticista também está apto a trabalhar com bronzeamento artificial, bem como a aplicação de produtos em limpeza de pele, maquiagem, depilação e massagem.

A profissão é regulamentada?

Uma das grandes vitórias para os esteticistas foi a regulamentação da profissão, em 2018.

A Lei n°13.643/2018 considera os profissionais Esteticistas e Cosmetólogos aqueles que realizaram curso superior e apresentam diploma de graduação em Estética e Cosmética.

De acordo com o artigo 5º da lei, cabe ao profissional esteticista:

I - executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando como recursos de trabalho produtos cosméticos, técnicas e equipamentos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

II - solicitar, quando julgar necessário, parecer de outro profissional que complemente a avaliação estética;

III - observar a prescrição médica ou fisioterápica apresentada pelo cliente, ou solicitar, após exame da situação, avaliação médica ou fisioterápica.

Mercado de trabalho para esteticistas

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o segmento de Estética e Cosmética brasileiro é o 2º maior do mundo em número de empresas ativas.

Além disso, o setor é um dos que mais movimenta renda no país. Apenas no setor de franquias, o faturamento foi de mais de 39 bilhões em 2021.

Esteticistas, independentemente de seu foco de atuação, podem fazer parte da equipe de salões de beleza, centros de estética, academias, SPAs e hotéis. Além de também existir a possibilidade de trabalhar de forma autônoma ou prestando consultoria.

Outra possibilidade de atuação, que cresceu bastante nos últimos anos, é de trabalhar com educação ou influência nas redes sociais.

Diante dessas alternativas, podemos entender que o mercado de trabalho para esteticistas está em expansão e é uma ótima opção para quem quer colocar em prática a paixão pela estética.

 

 

 

Qual é o salário de um esteticista?

Por ser uma profissão com diferentes possibilidades de atuação, a remuneração de um esteticista no Brasil pode variar bastante.

De acordo com o site Educa Mais, os salários variam entre R$ 1.454,85 e R$ 3.664,14, dependendo do nível de senioridade do profissional e porte da empresa. Porém, isso não significa que estes são os únicos valores que um esteticista pode receber.

Existe a possibilidade de atuar em uma empresa recebendo um salário, mas também trabalhar como freelancer e ministrar cursos para aumentar a renda.

Conforme a carteira de clientes e qualidade profissional, também é possível rever os valores cobrados por serviços para ter uma renda mais alta.

🔵 Leia também: Biomedicina Estética: o que é, como aprender e salário

O que precisa estudar para ser esteticista?

É possível começar a trabalhar na área de Estética e Cosmética tendo a certificação de um curso, como de cabeleireiro, designer de sobrancelha ou depilação com cera.

Porém, como você viu acima, na seção sobre a regulamentação da profissão, a forma de se tornar esteticista sendo amparado pela CBO é tendo uma formação superior na área.

Ou seja, se você quiser se tornar um esteticista precisa fazer uma graduação em Estética e Cosmética, ou um curso superior que tenha formação similar.

Normalmente, a graduação em Estética e Cosmética é oferecida como formação tecnológica. Isso significa que esta é uma faculdade mais curta, que leva entre dois e três anos, que tem um foco mais prático e dá a titulação de tecnólogo.

Os cursos tecnológicos em Estética e Cosmética são reconhecidos pelo MEC, então você pode ter certeza de que seu diploma será válido.

🔵 Leia também: O que é hair stylist e as diferenças entre cabeleireiro e visagista

Onde fazer faculdade de Estética e Cosmética com bolsa de estudos

Confira abaixo uma listagem de instituições que oferecem o curso de Estética e Cosmética na modalidade EAD e contam com programas de bolsa de estudos

No decorrer do artigo, ficou claro que a faculdade de Estética e Cosmética pode abrir uma série de oportunidades, especialmente porque a profissão de esteticista é regulamentada no Brasil.

Então, não deixe essa oportunidade de ter sua profissão dos sonhos escapar!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!