O gerente de supply chain atua como um gestor da cadeia de suprimentos, garantindo que os processos de logística de uma empresa funcionem adequadamente.  

Ele é responsável por supervisionar a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço seja entregue ao cliente da maneira mais rápida, segura e barata possível. 

Esse gerente organiza pessoas, tecnologias, recursos, informações e atividades, se envolvendo na dinâmica do processo de produção e assim, abastecendo as demandas dos clientes.  

Um bom profissional da área precisa saber trabalhar bem com os outros gestores e setores, além de conseguir negociar diretamente com fornecedores. 

Os gerentes de supply chain são tão estratégicos para empresas que esta é uma profissão que ganha cada vez mais relevância. 

Este é um cargo que figura entre as profissões em alta para o próximo ano. Então, se você tem interesse em se tornar um gerente de supply chain, continue lendo! 

Você vai conferir:

O que faz um gerente de supply chain?
Quanto ganha um gerente de supply chain?
Supply Chain, uma área em expansão em 2023
A formação necessária para ser gerente de supply chain

Receba dicas valiosas para acelerar sua carreira

O que faz um gerente de supply chain? 

O gerente de supply chain é um dos profissionais mais estratégicos no sucesso de uma organização. 

Ele é o responsável por integrar as operações internas até fornecedores e centros de distribuição, passando por fluxos de materiais e de informações, além de operadores logísticos e pontos de venda. 

Por estar envolvido desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto para o cliente final, o gerente de supply chain precisa ter boas habilidades de comunicação, negociação e gerenciamento. 

Confira abaixo as principais responsabilidades deste profissional: 

  • Obter os melhores preços de matérias-primas; 
  • Realizar cotações regulares para não desperdiçar recursos de estoque; 
  • Garantir que haja sempre a quantidade ideal de materiais e suprimentos; 
  • Garantir que a demanda do cliente seja coberta em todos os momentos; 
  • Realizar avaliações e estabelecer políticas de supply chain; 
  • Entre outras. 

Além das habilidades citadas acima, para conseguir cumprir com estas responsabilidades, também é essencial que o gerente de supply chain seja proativo e tenha qualificação em planejamento estratégico. 

Quanto ganha um gerente de supply chain? 

Segundo o Glassdoor, site que reúne informações sobre salários de diversos cargos e empresas brasileiras, a média salarial de um gerente de supply chain é de R$ 19.100,00. 

Esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo da empresa e da senioridade do profissional. 

Supply Chain, uma área em expansão em 2023 

O Guia Salarial 2023 da Robert Half mostra as perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho para mais de 300 cargos em finanças e contabilidade, mercado financeiro, seguros, recursos humanos, engenharia, vendas e marketing, tecnologia e jurídico.  

O estudo, em sua décima quinta edição, registra a manutenção do aquecimento das áreas de Logística, Supply Chain e Compras no ano de 2023. 

E segundo o relatório, um dos profissionais mais procurados é justamente o gerente de supply chain. Então, é um ótimo momento para apostar nesta carreira 

A formação necessária para ser gerente de supply chain 

Para assumir a posição de gerente de supply chain é necessário possuir formação superior. 

As empresas geralmente procuram profissionais da área de logística, administração de empresas ou engenharia. 

Ter uma experiência profissional na área de logística e gestão de suprimentos também contribui bastante para uma boa colocação no mercado.  

Os profissionais que possuem especializações, assim como domínio de línguas como inglês e espanhol, são vistos com destaque em processos seletivos.   

Devido aos desafios e à complexidade do cargo, os gerentes de supply chain mais bem-sucedidos costumam ser conhecidos por sua organização, planejamento, atenção aos detalhes e pensamento analítico. 

O gerente de supply chain é impactado por novas tecnologias e modelos de gestão, então é imprescindível a constante atualização profissional. 

Pós em Supply Chain e Tecnólogo em Logística na Univali  

Aproveitando esta oportunidade, queremos convidar você a conhecer os cursos do EAD Univali que podem aproximar você da profissão de gerente de supply chain. 

Se você ainda não tem uma graduação, pode conhecer nosso tecnólogo em Logística EAD, uma formação de dois anos que oferece o aprendizado no gerenciamento de processos logísticos com foco na qualidade, redução de custos e cumprimento de prazos. 

Mas se você já tem uma graduação e está buscando se especializar, conheça a pós-graduação em Supply Chain Management: Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos EAD. 

Com duração de um ano, ela capacita o profissional da área para gerenciar todos os processos logísticos na cadeia de valor.

Você aprenderá as mais modernas técnicas de melhorias de serviços para aplicar na logística, produção, armazenamento, distribuição de produtos e redução de custos. 

Além disso, optando pela especialização do EAD Univali, você ainda participa de um programa de aceleração de carreira. 

Faça sua escolha e venha para a Univali!

Leia também:

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT