Como se tornar um gerente de supply chain, profissão em alta em 2024

Postado em 9 de nov de 2022

O gerente de supply chain atua como um gestor da cadeia de suprimentos, garantindo que os processos de logística de uma empresa funcionem adequadamente.

Ele é responsável por supervisionar a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço seja entregue ao cliente da maneira mais rápida, segura e barata possível.

Esse gerente organiza pessoas, tecnologias, recursos, informações e atividades, se envolvendo na dinâmica do processo de produção e assim, abastecendo as demandas dos clientes.

Um bom profissional da área precisa saber trabalhar bem com os outros gestores e setores, além de conseguir negociar diretamente com fornecedores.

Os gerentes de supply chain são tão estratégicos para empresas que esta é uma profissão que ganha cada vez mais relevância.

Este é um cargo que figura entre as profissões em alta para o próximo ano. Então, se você tem interesse em se tornar um gerente de supply chain, continue lendo:

O que faz um gerente de supply chain?

O gerente de supply chain é um dos profissionais mais estratégicos no sucesso de uma organização.

Ele é o responsável por integrar as operações internas até fornecedores e centros de distribuição, passando por fluxos de materiais e de informações, além de operadores logísticos e pontos de venda.

Por estar envolvido desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto para o cliente final, o gerente de supply chain precisa ter boas habilidades de comunicação, negociação e gerenciamento.

Confira abaixo as principais responsabilidades deste profissional:

• Obter os melhores preços de matérias-primas;
  • Realizar cotações regulares para não desperdiçar recursos de estoque;
  • Garantir que haja sempre a quantidade ideal de materiais e suprimentos;
  • Garantir que a demanda do cliente seja coberta em todos os momentos;
  • Realizar avaliações e estabelecer políticas de supply chain.

Além das habilidades citadas acima, para conseguir cumprir com estas responsabilidades, também é essencial que o gerente de supply chain seja proativo e tenha qualificação em planejamento estratégico.

Quanto ganha um gerente de supply chain?

Segundo o Glassdoor, site que reúne informações sobre salários de diversos cargos e empresas brasileiras, a média salarial de um gerente de supply chain é de R$ 18.934,00.

Esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo da empresa e da senioridade do profissional.

Supply Chain, uma área em expansão em 2024

O Guia Salarial 2024 da Robert Half mostra as perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho para mais de 300 cargos em finanças e contabilidade, mercado financeiro, seguros, recursos humanos, engenharia, vendas e marketing, tecnologia e jurídico.

O estudo, em sua décima sexta edição, registra a manutenção do aquecimento das áreas de Logística, Supply Chain e Compras no ano de 2024.

E segundo o relatório, um dos profissionais mais procurados é justamente o gerente de supply chain. Então, é um ótimo momento para apostar nesta carreira.

🔵Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras nos próximos anos

A formação necessária para ser gerente de supply chain

Para assumir a posição de gerente de supply chain é necessário possuir formação superior.

As empresas geralmente procuram profissionais da área de Logística, Administração de empresas ou Engenharia.

Ter uma experiência profissional na área de logística e gestão de suprimentos também contribui bastante para uma boa colocação no mercado.

Os profissionais que possuem especializações, assim como domínio de línguas como inglês e espanhol, são vistos com destaque em processos seletivos.

Devido aos desafios e à complexidade do cargo, os gerentes de supply chain mais bem-sucedidos costumam ser conhecidos por sua organização, planejamento, atenção aos detalhes e pensamento analítico.

O gerente de supply chain é impactado por novas tecnologias e modelos de gestão, então é imprescindível a constante atualização profissional.

Onde fazer uma pós em supply chain reconhecida pelo MEC

Sim, é possível fazer uma especialização para atuar como gerente de supply chain.

A pós-graduação em Supply Chain Management capacita o profissional da área para gerenciar todos os processos logísticos na cadeia de valor. Ao longo do curso, são abordadas técnicas de melhorias de serviços para aplicar na logística, produção, armazenamento, distribuição de produtos e redução de custos.

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

Boa sorte na sua jornada!