Você sabe o que é Gestão Comercial?

O setor comercial é fundamental para qualquer empresa. É ele o responsável por fechar parcerias com clientes que adquirem os produtos e serviços oferecidos e ajudam a manter a saúde financeira do negócio.

Qualquer empresa, independente do porte, precisa de um setor comercial e de profissionais capacitados para fazer a gestão dos processos.

Na leitura, você vai conhecer o setor de Gestão Comercial, como funciona a carreira, a média salarial e as habilidades que um profissional precisa desenvolver para atuar na área.  

Neste artigo, você vai conferir:

O que é Gestão Comercial?
Como é a carreira em Gestão Comercial?
O que é preciso saber para ser um bom profissional em Gestão Comercial?
Como é o curso de Gestão Comercial?
O que se estuda no curso de Gestão Comercial?
Pós-graduação em Gestão Comercial
Estude Gestão Comercial no EAD Univali

pessoas em uma reunião de negócios.

O que é Gestão Comercial?

O setor de Gestão Comercial é o responsável por lidar com os negócios de uma empresa, possibilitando que os produtos e serviços sejam atrativos e comercializados aos clientes.

Porém, o trabalho não se resume somente a vendas. Há todo um processo prévio, com pesquisa de mercado, tendências de consumo e concorrência.

Depois, há uma definição dos preços dos produtos e o modo como eles serão ofertados. Assim, é muito importante que a equipe de marketing caminhe junto com a equipe comercial, pois ambos vão definir quais os melhores caminhos e estratégias.

Quando esse planejamento estiver bem delineado, realiza-se a oferta e a venda para os clientes em potencial.

E as funções não param por aí. A equipe comercial é incumbida de fazer o pós-venda. Ou seja: acompanhar a experiência do cliente com os serviços, oferecer relatórios de performance e, é claro, manter boas relações para fidelização.

O trabalho no Setor Comercial é dinâmico, pois o portfólio de produtos precisa ser renovado, os preços reajustados e, ainda, para atrair os consumidores, é preciso criar estratégias promocionais.

Como é a carreira em Gestão Comercial?

Confira algumas possibilidades de atuação em Gestão Comercial. As informações salariais foram extraídas do Guia de Profissões da Catho.

ASSISTENTE COMERCIAL

Acompanha os pedidos de vendas, presta apoio no desenvolvimento de propostas comerciais e elabora relatórios sobre tendências de mercado, demanda e concorrentes.

Média Salarial: R$ 1.597,03

ANALISTA COMERCIAL

Analisa estratégias e atividades de concorrentes e elabora projeções de vendas e relatórios de tendências mercadológicas para subsidiar informações à gerência na tomada de decisão. Desenvolve orçamentos e presta suporte à equipe de vendas no esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços.

Média Salarial: R$ 2.427,86

SUPERVISOR COMERCIAL

Supervisiona a rotina da equipe, cria o planejamento de vendas, avalia os profissionais de vendas de produtos e serviços e apresenta resultados.

Média Salarial: R$ 3.064,37

COORDENADOR COMERCIAL

Analisa estratégias de vendas, acompanha a concorrência, identifica e aponta tendências mercadológicas, estuda projeções e quadros comparativos e elabora relatórios gerenciais, para subsidiar informações à gerência na tomada de decisão e atender os resultados previstos.

Média Salarial: R$ 3.209,89

GERENTE COMERCIAL

Gerência das diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços. Desenvolve estudos sobre potencial, planos e programas de vendas e acompanha concorrentes, a fim de atingir os objetivos da empresa e aumentar a participação no mercado. Avalia relatório de resultados das vendas, métricas e índices de performance.

Média Salarial: R$ 4.956,46

duas mulheres conversando em frente a um computador.

O que é preciso saber para ser um bom profissional em Gestão Comercial?

O profissional de Gestão Comercial lida com um setor decisivo para a empresa. São os negócios que movimentam a organização e definem a sua saúde financeira.

Assim, é preciso desenvolver um conjunto de habilidades e ter conhecimento sobre alguns conceitos fundamentais.

Abaixo, citamos algumas coisas que você precisa saber e desenvolver para ser um destaque na área de Gestão Comercial.

Compromisso: o setor de Gestão Comercial é responsável por viabilizar os negócios entre a empresa e os clientes. Assim, é preciso conhecer a fundo o que está sendo oferecido e defender os produtos e serviços.

Organização: a organização é uma característica imprescindível. Afinal, o setor vai lidar com muitos dados, números, planilhas e orçamentos.

Conhecer Modelos de Negócios: Um modelo de negócio descreve como uma empresa cria, entrega e captura de valor: franquia, associado, Marketplace . É importante que o profissional conheça o modelo da empresa onde trabalha e outros tipos para compreender melhor o funcionamento do mercado.

Criatividade: em conjunto com a equipe de Marketing, o setor comercial cria campanhas promocionais para divulgar produtos e serviços. É importante ser criativo para viabilizar essas ações.

Saber manipular dados: pesquisa de mercado, monitoramento da concorrência métricas de vendas e seus resultados. Esses são alguns dados que o profissional precisa usar na sua rotina de trabalho.

Uso de tecnologia: a maioria dos dados são disponibilizados em softwares. Assim, é fundamental saber acessá-los.

Comunicação: o profissional deve cuidar da satisfação dos clientes. Portanto, saber se comunicar de forma clara e, mais do que isso, saber ouvir as necessidades dos clientes, são características essenciais.

Saber trabalhar com números: o gestor comercial trabalha diretamente com os orçamentos e propostas enviadas aos clientes. Ele precisa definir as melhores estratégias para compor os preços e entender os impactos no caixa da empresa de todas as decisões tomadas.

Como é o curso de Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial é oferecido na modalidade de Tecnólogo.

O tecnólogo é um grau superior que tem como objetivo a rápida inserção no mercado de trabalho. Assim, a matriz curricular dos cursos compreende disciplinas focadas no objeto de estudo.

É diferente do bacharelado, por exemplo, que tem uma grade curricular bem ampla.

A duração de um tecnólogo costuma ser de dois a três anos. No caso do curso de Gestão Comercial, a duração média é de três anos.

O que se estuda no curso de Gestão Comercial?

O curso compreende disciplinas voltadas para o empreendedorismo e inovação, além de marketing e gestão.

Ao final, o estudante desenvolve uma compreensão sobre mercados, clientes, finanças, operações, comunicação, tecnologia da informação, política e estratégia de negócios.

Como exemplo, confira a matriz curricular do Tecnólogo em Gestão Comercial do EAD Univali:

MÓDULO 1
Liderança e Comportamento nas Organizações
Gestão das Organizações

MÓDULO 2
Fundamentos de Gestão Comercial
Comunicação Organizacional

MÓDULO 3
Sociedade e Cultura
Matemática Financeira

MÓDULO 4
Experiências Empreendedoras
Gestão de Marketing

MÓDULO 5
Contabilidade Gerencial
Gestão de Vendas e Negociação

MÓDULO 6
Direito Aplicado à Gestão
Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico

MÓDULO 7
Gestão de Custos e Preços
Gestão de Marketing em Ambientes Digitais

MÓDULO 8
Diagnóstico Organizacional
Gestão da Marca e Posicionamento

mulher com notebook no colo. Ela está sorrindo e fazendo uma ligação com o celular.

Pós-graduação em Gestão Comercial

Uma pós-graduação é uma excelente oportunidade para qualificar o currículo do profissional formado em Gestão Comercial.

A pós é importante, sobretudo, para atualizar os conhecimentos. Uma vez que o mercado dos negócios muda constantemente e é imprescindível manter-se atualizado.

A escola de negócios da Pós-graduação EAD na Univali oferece diversos cursos interessantes para o currículo de um Gestor Comercial. Confira:

Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0 EAD: capacita o profissional a conhecer o ambiente de negócios, processos de análise da concorrência e estratégias de marketing e automação digital. Assim, este especialista terá uma visão mais abrangente sobre a organização, mercado e contato direto com o consumidor final.

Big Data e Marketing EAD: Uma das inovações tecnológicas mais importantes para uma empresa é poder antecipar resultados e reverter estratégias a tempo a fim de alcançar o objetivo almejado. A tecnologia utilizada para isso é a Big Data. Neste curso, você conhecerá os aspectos desta tecnologia e como seu impacto pode gerar resultados sustentáveis, evitando futuras falhas e trazendo novos dados para projetos futuros que não repitam metodologias que deixem lacunas.

Branding e Marketing Digital Para Comércio Eletrônico EAD: O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos e se tornou tendência mundial. O curso tem como objetivo capacitar profissionais especializados em conceito, design de loja virtual, logística, gestão financeira, comunicação, estratégia de venda, relacionamento em redes sociais e otimização em site de busca.

Coaching e Gestão de Pessoas EAD: O curso tem como objetivo especializar o gestor para potencializar a performance dos profissionais que fazem parte das organizações. Assim, todos são geridos da melhor forma para lidar com os desafios diários e, assim, atingirem suas metas individuais e coletivas.

Comunicação, Liderança e Gestão de Pessoas EAD: o curso é destinado para pessoas que ocupam cargo de gestão. O objetivo é desenvolver estratégias para desenhar planos, analisar e aplicar a cultura organizacional nas equipes, fazer um recrutamento assertivo dentro das expectativas do negócio e compreender que qualidade de vida faz parte do pacote de benefícios de um colaborador.

Estratégias de Sustentabilidade e Marketing Consciente EAD: curso voltado para a otimização de processos. Durante o curso, o estudante aprende conceitos e práticas de estratégias criativas e inovadoras, tendências de mercado como Design Thinking e Canvas para gerir times, números e ideias.

Gestão de Investimentos EAD: o curso apresenta as técnicas mais modernas e corretas para a administração de investimentos, permitindo que o profissional desenvolva competências analíticas e quantitativas e também o entendimento do processo de investimentos no mercado financeiro.

Gestão de Projetos PMI-PMBoK EAD: prepara o profissional para lidar com todas as etapas de um projeto, com ensinamentos baseados no guia de melhores práticas de gestão elaborado pelo Project Management Institute (PMI), considerado referência internacional no setor.

Gestão Estratégica de Negócios EAD: o curso tem como objetivo atualizar o profissional da área sobre novos recursos e ferramentas para serem aplicadas em seu negócio, ampliando os conhecimentos em liderança, estratégia competitiva e modelos de negócio.

Gestão Estratégica de Vendas, Negociação e Performance EAD: o curso traz ensinamentos sobre estratégia empresarial, métodos quantitativos, marketing de vendas e as melhores técnicas do mercado para aplicar no seu negócio, tudo isso visando um relacionamento mais duradouro com os seus futuros clientes.

Estude Gestão Comercial no EAD Univali

No EAD Univali, o curso de Gestão Comercial é oferecido na modalidade Tecnólogo e tem a duração de dois anos.

O curso a distância segue os mesmos critérios de qualidade que os cursos presenciais: os professores são os mesmos e o diploma também. 

Além disso, 90% dos alunos formados no EAD Univali estão no mercado de trabalho. Isso é o resultado da metodologia que une teoria e prática em sintonia com a realidade profissional.

Ficou interessado? Então, matricule-se agora mesmo no curso de Gestão Comercial do EAD Univali

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