Gestão da Qualidade é uma das áreas dentro da administração de empresas, órgãos públicos ou instituições, responsável por garantir a qualidade e o cumprimento dos objetivos do negócio, desde o trabalho do colaborador até a chegada do produto ou serviço até o cliente.

Para atuar nesse espectro é importante ter uma formação específica que capacite você a desenvolver um trabalho de excelência. Uma das opções nesse sentido é o curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade EAD da Univali.

Conheça mais sobre a área de Gestão da Qualidade, como implementar essa técnica na prática e alguns motivos que podem levar você a investir nessa pós-graduação.

Neste artigo você vai conferir:

O que é Gestão da Qualidade?
Como fazer?
Benefícios dessa prática
Saiba mais sobre a pós-graduação em Gestão da Qualidade
3 motivos para você investir nessa formação
Conclusão

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O que é Gestão da Qualidade?

Gestão da Qualidade é uma prática que busca a satisfação e/ou superação das expectativas dos consumidores em diferentes espectros e setores empresariais.

A prática, portanto, é uma ferramenta para que as empresas possam dirigir e monitorar os processos estratégicos como finanças, contabilidade, gestão de pessoal e gestão de dados.

Dessa forma, as organizações promovem ações alinhadas a conceitos reconhecidos mundialmente para manter a competitividade dentro do seu segmento de atuação.

Em resumo, todos acabam sendo beneficiados por esse processo sistêmico: clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e parceiros.

A preocupação com a qualidade dos produtos e serviços empresariais surgiu ainda na década de 1920. Desenvolvido pelo estatístico norte-americano Walter Andrew Shewhart, o Controle Estatístico de Processo (CEP) mensurava as variabilidades encontradas durante a produção de bens e serviços.

Depois disso, os métodos foram sendo atualizados, sendo que hoje se consideram quatro componentes: planeamento de qualidade, garantia de qualidade, controle de qualidade e melhoria da qualidade.

Quando as empresas cumprem com esses quatro aspectos, o local é reconhecido como tendo o Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).

Como fazer?

Para alcançar a Gestão de Qualidade em um negócio, é preciso pôr em prática uma Cultura de Qualidade, já que esse não é um processo empresarial pontual, e sim contínuo.

Para alcançar essa Cultura, existem 7 pilares, estabelecidos no ISO 9001 (2015), que devem ser levados em consideração. São eles:

🌟Foco no cliente

As expectativas, necessidades e comportamentos dos clientes devem ser a prioridade das empresas. Só observando e dando o devido valor a esses aspectos é possível alcançar a satisfação plena dos consumidores da marca, seja uma loja de produtos ou uma prestadora de serviços.

Para tanto, é preciso que a empresa estabeleça um canal de comunicação e esteja preparada para dar e receber feedbacks com agilidade.

🌟Liderança proativa

Uma liderança proativa é responsável por antecipar possíveis problemas e propor soluções antes mesmo de qualquer intercorrência. Afinal de contas, a qualidade é garantida com a melhoria de processos diários, não com ações para problemas já postos.

Também é papel do líder transmitir os valores da empresa para todos os colaboradores e garantir o engajamento deles no objetivo de manter a qualidade dos produtos e/ou serviços.

🌟Melhoria contínua

A Gestão da Qualidade não é algo que se alcança apenas uma vez: ela deve ser buscada diariamente. Isso quer dizer que, mesmo que já tenha havido melhorias em um setor da empresa em específico, não significa que ele não precise ser monitorado e melhorado cada vez mais.

🌟Decisão calcada em fatos

Todas as decisões tomadas para gerar algum tipo de solução ou melhoria devem ser baseadas em fatos e dados que comprovem que o caminho escolhido é o melhor a se seguir.

Isso não significa que gestores não possam usar da sua experiência ou vivência para tomar as decisões, mas elas devem vir sempre acompanhadas de informações lógicas.

🌟Boa relação com fornecedores

Fornecedores não são empregados, mas parceiros estratégicos do negócio. A maioria das empresas necessitam de fornecedores para a aquisição de uma matéria-prima ou realização de algum serviço que a própria empresa não consegue prestar.

Portanto, é necessário estabelecer e fortalecer uma relação de colaboratividade entre empresa e fornecedores, garantindo que as expectativas dos consumidores sejam suprimidas em todas as etapas do processo de compra.

🌟Visão sistêmica e gerenciamento de processos

Os processos de uma empresa ocorrem em cadeia: o trabalho de um setor influencia na execução do outro que corrobora na qualidade daquilo que é entregue para o cliente.

Portanto, os gestores precisam ter uma visão ampla do negócio, incluindo fatores internos e externos, que canalizam no funcionamento dele.

Assim, é factível estabelecer metas e estratégias para corrigir e gerenciar processos como um todo.

🌟Conscientização dos colaboradores

Os colaboradores, independentemente do cargo que ocupam dentro da empresa, precisam compreender o impacto do seu trabalho no funcionamento do negócio e na garantia de qualidade para o cliente.

Por isso, é recomendado fazer capacitações e treinamentos periódicos para que o trabalho dos funcionários seja padronizado conforme os valores da organização.

Tendo em vista os 7 pilares, existem, consequentemente, algumas formas de fazer essa Gestão de Qualidade seguindo alguns passos:

  • Mapeie os processos: antes de qualquer atitude de mudança, você precisa entender como os processos de trabalho funcionam minunciosamente. Nesse mapeamento leve em consideração informações, fluxos, capacidades, competências e recursos.
  • Utilize metodologias: existem algumas metodologias conhecidas no mercado e reconhecidas pela sua efetividade. Alguns exemplos são a Análise SWOT, mentalidade Lean, método 5W2H e ciclo PDCA. Elas podem ser aplicadas isoladamente ou em conjunto, dependendo das necessidades do negócio.
  • Faça mudanças controladas: fazer mudanças desordenadas podem gerar instabilidade e insegurança nos colaborares e, consequentemente, na empresa como um todo. Por isso proponha as soluções e ponha em prática com calma e cautela.
  • Acompanhe e otimize os resultados: toda a mudança precisa ser acompanhada de perto para entender se os resultados alcançados são os mesmos previstos na solução. Além disso, fique atento para as possíveis melhorias a partir dos novos processos.

Seguindo esses passos, é possível implementar a Gestão da Qualidade de forma mais ágil, completa e estruturada.

Homem e mulher com papeis e computador em cima da mesa sorriem enquanto se cumprimentam.

Benefícios dessa prática

A prática da Gestão da Qualidade gera diversos benefícios para a empresa. Confira:

  • Melhor desemprenho empresarial;
  • Satisfação dos clientes;
  • Consistência dos produtos;
  • Implementação das melhores práticas;
  • Produtividade;
  • Aumento do desempenho financeiro;
  • Melhoria da comunicação interna.

Investir nessas ferramentas, portanto, não é só uma praxe empresarial, mas uma forma de melhorar a qualidade do seu negócio, seja em relação processual, financeira ou na entrega dos produtos ou serviços aos clientes.

Saiba mais sobre a pós-graduação em Gestão da Qualidade

A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade EAD da Pós +Carreira EAD Univali capacita profissionais da administração, contabilidade ou outras áreas empresariais que já trabalham ou querem atuar nos aspectos gerenciais das organizações.

O aluno dessa pós aprenderá a gerir processos internos e externos de modo a cumprir as normas e objetivos da empresa, sempre tendo em vista da qualidade dos seus serviços ou produtos.

Portanto, a grade curricular do curso possui quatro eixos principais de ensino: gestão empresarial, aplicações da qualidade, gerenciando a qualidade e excelência pela qualidade.

Após a conclusão das 360h de curso você terá um certificado de especialista em Gestão da Qualidade, mas sempre que você concluir um dos eixos de ensino também terá acesso a certificados intermediários, que já podem garantir novas oportunidades de trabalho.

Além disso, por ser um curso EAD, a pós em Gestão da Qualidade possibilita que você faça as aulas e atividades avaliativas de acordo com a sua disponibilidade de dias e horários, podendo, portanto, ser encaixada na sua rotina de trabalho.

Mãos manuseando um celular e papeis com alguns gráficos.

3 motivos para você investir nessa formação

Está em dúvida sobre investir ou não nessa formação? Então leia esses 3 motivos que elencamos para você entender a importância da formação em Gestão da Qualidade!

Existem cada vez mais concorrentes, é preciso se destacar 🏅

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo: a oferta de produtos e serviços aumentou muito nos últimos anos. Se antes as empresas ofereciam produtos inéditos, hoje é cada vez mais difícil posicionar o seu negócio pelo diferencial.

Portanto, uma das formas de se destacar é fidelizando o seu cliente e construindo uma relação de confiança com ele. Assim, ele muda a relação com o produto/serviço e passa a consumir pelo que o seu negócio representa à ele.

É nesse sentido que o trabalho do Gestor de Qualidade entra: garantindo qualidade nos processos de trabalho entre os seus colaboradores que, consequentemente, reverbera uma qualidade na entrega final ao consumidor.

Esse tipo de planejamento estratégico é um diferencial importante para as empresas.

Empresas carecem de profissionais devidamente qualificados 👨‍🎓

Existem cada vez mais profissionais com um diploma de graduação no mercado, mas poucas vagas de trabalho. Para garantir que você consiga uma boa colocação, a qualificação profissional é um ponto importante.

Quanto mais especializado em um assunto você for, mais você terá capacidade de exercer a sua profissão com excelência.

Flexibilidade e ótimo custo-benefício da pós-graduação a distância 💻

A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade, além de tornar você um profissional mais qualificado para o mercado de trabalho, ainda é no formato de educação a distância, dando maior flexibilidade e autonomia para você durante o curso.

Além disso, por ser EAD e não precisar contar com uma estrutura física, as parcelas são mais em conta do que outras pós-graduações presenciais, representando um ótimo custo-benefício para o aluno.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Gestão da Qualidade, como funciona a atuação desses profissionais e qual os eixos de ensino da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade da Univali, entendeu a importância da prática nas empresas, não é mesmo?

Além de garantir a padronização dos processos de trabalho e a satisfação do cliente, a Gestão da Qualidade pode tornar o seu negócio mais competitivo e influenciar, inclusive, na melhora da produtividade e desempenho financeiro.

Investir nessa formação é cada vez mais importante para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho, tendo em vista o contexto de concorrência mercadológica e a necessidade de se diferenciar dentro do nicho de atuação do negócio.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o Blog do EAD Univali para ler mais artigos sobre educação e mercado de trabalho.

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