Está nos seus planos começar uma faculdade em breve?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, e vai muito além de um “sim” ou “não”. Para dar início a uma graduação, a pessoa tem que ter claro que será necessária muita dedicação ao longa da jornada para obter o tão sonhado diploma. Além disso, você tem certeza sobre seus horários para os próximos anos?

Se a resposta for não, que tal considerar a hipótese de fazer uma graduação semipresencial? Continue a leitura desse artigo e entenda o porquê de muita gente estar escolhendo por essa modalidade de ensino

O Que é o Semipresencial?

Antes de mais nada, é bom contextualizar e explicar bem do que se trata o ensino semipresencial. Como próprio nome sugere, é uma modalidade em que a presença nas aulas é parcial. Em linhas gerais, o estudante que opta por fazer um curso semipresencial, terá a experiência de estudar conteúdos em casa, no formato EAD, e em encontros presenciais com professores.

Uma vantagem, neste caso, é poder usufruir a comodidade do ensino a distância, mantendo um vínculo com a instituição de ensino por meio de aulas ao vivo.

Também é válido lembrar que na Univali, os estudantes dos cursos semipresenciais também têm acesso à biblioteca, laboratórios e estrutura disponibilizada pela universidade.

Quem opta por essa modalidade de ensino tem uma série de benefícios. Saiba quais são eles:

Flexibilidade de horários

A agenda corrida da maioria das pessoas, que alternam trabalho e rotina doméstica, inviabiliza uma dedicação diária dentro de uma sala de aula. Os cursos semipresenciais têm grande parte dos conteúdos disponibilizados de forma on-line. Para acessá-los, basta ter um dispositivo – celular, computador ou tablet com internet. Os materiais ficam disponíveis 24 horas por dia, o que dá ao estudante a segurança de que não perderá o conteúdo das aulas.

No entanto, também são necessários encontros presenciais com os professores. Nestes casos, o aluno precisará seguir a agenda definida pela instituição.

Mensalidades mais baratas

Outro grande atrativo dos cursos semipresenciais se dá na economia que eles geram para o estudante. Embora não exista um percentual exato de comparação com os cursos presenciais, é sabido que as mensalidades do semipresencial são mais em conta. As vantagens para o bolso não param por aí. Um aluno que estuda boa parte dos conteúdos em casa economiza com deslocamentos e até com alimentação, em muitos casos.

Experiência com presencial e EAD

Diferentemente de outras modalidades de ensino, o semipresencial dá ao aluno a possibilidade de usufruir a experiência EAD aliada às aulas presenciais. Como resultado disso, o estudante desenvolve, ao natural, uma capacidade de organização e disciplina para quem possa estudar por conta própria e absorver os conteúdos de maneira produtiva. Essa característica é valorizada até por recrutadores, que têm em quem se forma no semipresencial um profissional com alta capacidade de manter o foco nas atividades desenvolvidas dentro das empresas.

Na Univali, atualmente são ofertados os seguintes cursos semipresenciais: Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Matemática, Geografia, História, Pedagogia e Letras.

O diploma de um estudante que se forma num curso semipresencial da Univali tem o reconhecimento do MEC e a mesma validade daquele que é obtido através de uma graduação presencial.

O estudante que opta por fazer a graduação na Univali terá em seu currículo a marca da melhor universidade de Santa Catarina. Com 55 anos de história, já são mais 60 mil alunos formados.

Se você está mais seguro quanto a fazer um curso semipresencial, fica convite para baixar o e-book “Como Estudar em Casa”, que certamente vai ajudar você a ter a melhor organização para aproveitar ao máximo seu curso.