Existem diversas formas de liderar e a liderança autocrática é uma das mais tradicionais.

Se você está buscando desenvolver suas habilidades de liderança e quer entender como a liderança autocrática pode ajudar ou atrapalhar sua jornada, então veio ao lugar certo!

Aqui você vai aprender mais sobre esse modelo de gestão, conhecer suas vantagens e desvantagens, e obter algumas dicas valiosas de desenvolvimento profissional.

Confira:

As principais características da liderança autocrática
Vantagens e desvantagens da liderança autocrática
Como desenvolver habilidades de liderança
1. Compreender os papéis que desempenha
2. Desenvolver sua autoconfiança
3. Ter senso de responsabilidade
4. Aprender a lidar com habilidades de comunicação eficaz
5. Estudar sobre liderança

Receba dicas infalíveis para se sair bem na entrevista de emprego!

As principais características da liderança autocrática

A liderança autocrática é um dos mais clássicos modelos de gestão. Esse modelo é caracterizado pela centralização das tomadas de decisão em uma única figura de liderança. Todas as responsabilidades e deliberações são feitas por essa autoridade, que, normalmente, não consulta seus colaboradores em busca de um ponto comum.

Por ser um modelo bem tradicional de gestão, a liderança autocrática mantém aquela ideia de uma equipe verticalizada, na qual os níveis hierárquicos são bem delimitados. Sendo assim, existe uma ordem de subordinação entre pessoas e até mesmo atividades.

Além disso, outra característica bem marcante dessa liderança é a preocupação com a obediência dos membros da equipe. O líder autocrático normalmente não admite mudanças ou contrariedades e deseja que todos sigam as ordens passadas sem questionamentos.

Por fim, a liderança autocrática é bem ligada à punição e recompensas, já que as decisões desse tipo de líder costumam ser mais rígidas. A ideia é que as consequências positivas ou negativas estimulem os colaboradores a comportarem-se de acordo com o que o líder deseja.

>>> Leia também: Novas profissões e habilidades para desenvolver no futuro do trabalho

Vantagens e desvantagens da liderança autocrática

Por mais que a liderança autocrática possa parecer um modelo engessado de gestão, assim como qualquer outro, ela possui suas qualidades e defeitos. A chave para conseguir extrair o melhor desse tipo de abordagem é saber quando utilizá-la a favor da equipe.

Para que você entenda melhor sobre essas questões, separamos uma pequena lista com as vantagens e desvantagens de se praticar a liderança autocrática. Vamos começar destacando seus pontos fortes!

Vantagens da liderança autocrática

A primeira vantagem a ser mencionada é a precisão e a rapidez com que as tomadas de decisão são feitas.

Quando as responsabilidades de se tomar decisões estão nas mãos de um único líder, as reflexões são mais ágeis, pois não há discussões entre os membros do time ou mesmo entre o líder e os liderados.

A segunda vantagem é a estabilidade!

Esse modelo de liderança promove a manutenção de um padrão de trabalho, evitando assim, que as atividades sejam executadas de maneira diferente para cada membro da equipe. Esse é um ponto extremamente importante em projetos em que os times precisam estar alinhados para que a colaboração seja bem sucedida.

Já a terceira maior qualidade desse modelo de gestão é que a liderança autocrática pode gerar um ambiente de trabalho extremamente produtivo.

As figuras de liderança devem sempre atentar-se às tarefas e cobrar os resultados dos membros da equipe. Isso pode ajudar a aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho de todos.

No entanto, é importante lembrar que a produtividade deve ser estimulada de forma saudável, incentivando a colaboração entre os membros da equipe e motivando-os com recompensas para que eles melhorem seu desempenho.

É vital que a liderança não confunda a cobrança das responsabilidades com pressões desnecessárias, pois o desempenho da equipe pode pagar caro por isso.

Quando utilizado de forma correta, o modelo de liderança autocrática permite a gestores manter o controle e supervisionar o trabalho de forma eficaz, garantindo a obtenção de resultados desejados. 

Além disso, a liderança autocrática também pode ser usada para manter a disciplina, educar e ensinar os membros do time que possuem menos experiência sobre como trabalhar em equipe e motivá-los a alcançar o melhor desempenho. 

>>> Leia também: 7 características da liderança carismática para você desenvolver

Desvantagens da liderança autocrática

Como já adiantamos, todo modelo de gestão possui seus pontos fracos. Sobre a liderança autocrática, podemos dizer que as suas desvantagens são potencializadas quando a liderança não compreende o seu verdadeiro papel.

Vamos começar por uma das desvantagens mais danosas e que está diretamente ligada ao mau desempenho ou até mesmo ao mau entendimento de autocracia: a desmotivação da equipe.

A cobrança em excesso, sem a falta de cuidado em dar feedbacks e ouvir as necessidades da equipe, pode gerar desmotivação. Esse é um dos principais problemas quando se trata de liderança autocrática. Quando a equipe não se sente motivada, ela não consegue trabalhar da melhor forma e, como consequência, não consegue produzir os resultados desejados.

Também vale mencionar que, quando todas as decisões são centralizadas, isso acaba limitando a voz dos outros integrantes do time, que estão em um nível de hierarquia abaixo da liderança.

Sem estímulos para contribuição, essas pessoas acabam deixando de enxergar sentido em se empenhar para descobrirem novas soluções ou alternativas viáveis para enfrentar uma mesma questão. Como a liderança é que se responsabiliza por todas as deliberações, não há espaço para a criatividade do time. 

Todos esses fatos acabam por desencadear outra desvantagem: a falta de engajamento da equipe.

Sem espaço para se expressarem, as pessoas acabam tendo que seguir as ordens do líder, mesmo que elas não concordem. Isso acaba gerando, mais uma vez, desmotivação.

É importante que as lideranças entendam que a autocracia não é a mesma coisa que ditadura e que ela pode ser usada de forma positiva, tomando as medidas certas para evitar os problemas mencionados acima.

Uma pessoa que busca se desenvolver para um cargo de liderança precisa estar atenta a todas essas questões, e tomar cuidado para não reproduzir práticas e pensamentos que podem minar o desempenho de sua equipe, e consequentemente, seus resultados.

>>> Leia também: Por que a liderança digital é tão importante para sua carreira

Como desenvolver habilidades de liderança

Exercer a liderança com responsabilidade é uma tarefa que demanda muito empenho e inteligência emocional.

Seja lá qual for o modelo de gestão escolhido para a atuação da liderança, existem alguns pontos fundamentais no desenvolvimento de excelentes líderes, olha só:

1. Compreender os papéis que desempenha

É importante entender quais são as responsabilidades de um líder, desenvolver uma consciência clara de seu papel e criar metas para melhorar a qualidade do seu trabalho.

2. Desenvolver sua autoconfiança

Confiança é essencial para exercer a liderança. Para isso, é importante aprender a conhecer seus pontos fortes e limitações, estabelecer metas realistas e acreditar em seu potencial.

3. Ter senso de responsabilidade

É importante assumir suas responsabilidades e tomar decisões de forma responsável. É preciso ter empatia com as pessoas que estão ao seu redor e respeitar suas opiniões.

4. Aprender a lidar com habilidades de comunicação eficaz

Ter habilidades de comunicação é essencial para exercer a liderança. É importante aprender a se comunicar de forma clara, respeitosa e objetiva para que as pessoas consigam entender seu ponto de vista.

5. Estudar sobre liderança

Você pode se capacitar lendo livros, participando de cursos, assistindo palestras e conversando com líderes experientes. Assim, você pode adquirir conhecimentos sobre como se tornar um líder eficaz.

Nas especializações da Univali você encontra a oportunidade perfeita para se tornar uma figura de liderança responsável e comprometida em alcançar os melhores resultados, seja por meio da liderança autocrática ou de outro modelo de gestão.

Na Pós +Carreira EAD Univali você conta com todo o apoio para se desenvolver profissionalmente. Além das disciplinas curriculares, você tem acesso a cursos adicionais que vão te ajudar no autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades latentes de liderança.

Tudo para alavancar sua carreira e te preparar para ser a sua melhor versão frente ao mercado de trabalho.

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT