Liderança autocrática: gestão vertical e decisões concentradas

Postado em 24 de ago de 2023
Loading...

Existem diversas formas de liderar e a liderança autocrática é uma das mais tradicionais.

Se você está buscando desenvolver suas habilidades de liderança e quer entender como a liderança autocrática pode ajudar ou atrapalhar sua jornada, então veio ao lugar certo!

Aqui você vai aprender mais sobre esse modelo de liderança, conhecer suas vantagens e desvantagens, e obter algumas dicas valiosas de desenvolvimento profissional.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

As principais características da liderança autocrática

A liderança autocrática é um dos mais clássicos modelos de gestão.

É caracterizado pela centralização das tomadas de decisão em uma única figura de liderança. Todas as responsabilidades e deliberações são feitas por essa autoridade, que, normalmente, não consulta seus colaboradores em busca de um ponto comum.

Por ser um modelo bem tradicional de gestão, a liderança autocrática mantém aquela ideia de uma equipe verticalizada, na qual os níveis hierárquicos são bem delimitados.

Sendo assim, existe uma ordem de subordinação entre pessoas e até mesmo atividades.

Além disso, outra característica bem marcante dessa liderança é a preocupação com a obediência dos membros da equipe. O líder autocrático normalmente não admite mudanças ou contrariedades e deseja que todos sigam as ordens passadas sem questionamentos.

Por fim, a liderança autocrática é bem ligada à punição e recompensas, já que as decisões desse tipo de líder costumam ser mais rígidas. A ideia é que as consequências positivas ou negativas estimulem os colaboradores a comportarem-se de acordo com o que o líder deseja.

Vantagens e desvantagens da liderança autocrática

Por mais que a liderança autocrática possa parecer um modelo engessado de gestão, assim como qualquer outro, ela possui suas qualidades e defeitos.

A chave para conseguir extrair o melhor desse tipo de abordagem é saber quando utilizá-la a favor da equipe. Para que você entenda melhor sobre essas questões, separamos uma pequena lista com as vantagens e desvantagens de se praticar a liderança autocrática.

Vantagens da liderança autocrática

A primeira vantagem a ser mencionada é a precisão e a rapidez das tomadas de decisão.

Quando as responsabilidades de se tomar decisões estão nas mãos de um único líder, as reflexões são mais ágeis, pois não há discussões entre os membros do time ou mesmo entre o líder e os liderados.

A segunda vantagem é a estabilidade.

Esse modelo de liderança promove a manutenção de um padrão de trabalho, evitando assim, que as atividades sejam executadas de maneira diferente para cada membro da equipe.

Esse é um ponto extremamente importante em projetos em que os times precisam estar alinhados para uma colaboração bem sucedida. Já a terceira qualidade desse modelo de gestão é que a liderança autocrática pode gerar um ambiente de trabalho extremamente produtivo.

As figuras de liderança devem sempre atentar-se às tarefas e cobrar os resultados dos membros da equipe. Isso pode ajudar a aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho de todos.

No entanto, é importante lembrar que a produtividade deve ser estimulada de forma saudável, incentivando a colaboração entre os membros da equipe e motivando-os com recompensas para que eles melhorem seu desempenho.

É vital que a liderança não confunda a cobrança das responsabilidades com pressões desnecessárias, pois o desempenho da equipe pode pagar caro por isso.

Quando utilizado de forma correta, esse modelo permite aos gestores manter o controle e supervisionar o trabalho de forma eficaz, garantindo a obtenção de resultados desejados.

Além disso, a liderança autocrática também pode ser usada para manter a disciplina, educar e ensinar os membros do time que possuem menos experiência sobre como trabalhar em equipe e motivá-los a alcançar o melhor desempenho.

 

 

 

Desvantagens da liderança autocrática

Como já adiantamos, todo modelo de gestão possui seus pontos fracos.

Sobre a liderança autocrática, podemos dizer que as suas desvantagens são potencializadas quando a liderança não compreende o seu verdadeiro papel.

Vamos começar por uma das desvantagens mais danosas e que está diretamente ligada ao mau desempenho ou até mesmo ao mau entendimento de autocracia: a desmotivação da equipe.

A cobrança em excesso, sem a falta de cuidado em dar feedbacks e ouvir as necessidades da equipe, pode gerar desmotivação. Esse é um dos principais problemas quando se trata de liderança autocrática.

Quando a equipe não se sente motivada, ela não consegue trabalhar da melhor forma e, como consequência, não consegue produzir os resultados desejados.

Também vale mencionar que, quando todas as decisões são centralizadas, isso acaba limitando a voz dos outros integrantes do time, que estão em um nível de hierarquia abaixo da liderança.

Sem estímulos para contribuição, essas pessoas acabam não vendo sentido em se empenhar para descobrirem novas soluções ou alternativas viáveis para enfrentar uma mesma questão.

Como a liderança é que se responsabiliza por todas as deliberações, não há espaço para a criatividade do time. Todos esses fatos acabam por desencadear outra desvantagem: a falta de engajamento da equipe.

Sem espaço para se expressarem, as pessoas acabam tendo que seguir as ordens do líder, mesmo que elas não concordem. Isso acaba gerando, mais uma vez, desmotivação.

É importante que as lideranças entendam que a autocracia não é a mesma coisa que ditadura e que ela pode ser usada de forma positiva, tomando as medidas certas para evitar os problemas mencionados acima.

Uma pessoa que busca se desenvolver para um cargo de liderança precisa estar atenta a todas essas questões, e tomar cuidado para não reproduzir práticas e pensamentos que podem minar o desempenho de sua equipe, e consequentemente, seus resultados.

Como desenvolver habilidades de liderança

Exercer a liderança com responsabilidade é uma tarefa que demanda muito empenho e inteligência emocional.

Seja lá qual for o modelo de gestão escolhido para a atuação da liderança, existem alguns pontos fundamentais no desenvolvimento de excelentes líderes, olha só:

1. Compreender os papéis que desempenha

É importante entender quais são as responsabilidades de um líder, desenvolver uma consciência clara de seu papel e criar metas para melhorar a qualidade do seu trabalho.

2. Desenvolver sua autoconfiança

Confiança é essencial para exercer a liderança. Para isso, é importante aprender a conhecer seus pontos fortes e limitações, estabelecer metas realistas e acreditar em seu potencial.

3. Ter senso de responsabilidade

É importante assumir suas responsabilidades e tomar decisões de forma responsável. É preciso ter empatia com as pessoas que estão ao seu redor e respeitar suas opiniões.

4. Aprender a lidar com habilidades de comunicação eficaz

Ter habilidades de comunicação é essencial para exercer a liderança. É importante aprender a se comunicar de forma clara, respeitosa e objetiva para que os colaboradores consigam entender seu ponto de vista.

5. Estudar sobre liderança

Você pode se capacitar lendo livros, participando de workshops, assistindo palestras, conversando com líderes experientes e fazendo uma nova graduação ou pós-graduação. Assim, você pode adquirir conhecimentos sobre como se tornar um líder eficaz.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!