Você já ouviu falar em liderança carismática? É um estilo de gestão baseado no carisma, em que o líder exerce sua influência por meio de uma postura amigável e empática.

Grandes nomes como Steve Jobs, Martin Luther King Jr. e Papa Francisco são exemplos de liderança carismática.

Quer conhecer mais sobre esse perfil de liderança? Neste artigo, falaremos mais sobre o assunto e apresentaremos as principais características da liderança carismática.

Aqui você vai conferir:
O conceito de liderança carismática
As características de um líder carismático
1. Autoconfiança
2. Visão
3. Capacidade de articular a visão
4. Forte convicção sobre a visão
5. Comportamento chamativo
6. É percebido como agente de mudança
7. Sensibilidade ao ambiente
Educação para desenvolver sua liderança carismática

Receba dicas valiosas para acelerar sua carreira

O conceito de liderança carismática

Liderança carismática é aquele estilo de gestão que inspira e transmite confiança e empatia aos colaboradores.

Um dos primeiros estudiosos a identificar e estudar esse perfil de gestão foi Robert House, nos anos 1970.

Ele formulou um conjunto de hipóteses sobre as características e comportamentos dos líderes carismáticos que ajudavam a explicar sua adaptação a diferentes situações, bem como a eficácia obtida nas funções exercidas.

Esse perfil de liderança tem foco nas pessoas, equilibrando as demandas do time com as necessidades do negócio. Afinal, construir um bom ambiente de trabalho é tão importante quanto alcançar resultados.

Assim, os líderes carismáticos conseguem tanto se conectar com as pessoas quanto mostrar soluções para os problemas que estão no caminho, sem precisar, para isso, lançar mão do autoritarismo.

Um exemplo de líder carismático é Steve Jobs, criador da Apple. Ele foi capaz de convencer as pessoas a acreditarem em seu sonho e fundou uma empresa que é referência mundial em inovação e tecnologia.

Tudo isso baseado na empatia, na confiança e, principalmente, no carisma.

>>> Leia também: 6 teorias de liderança que todo profissional precisa conhecer

As características de um líder carismático

Liderança carismática - gestor em pé conversando com sua equipe que está em sua volta

As características de uma liderança carismática começaram a ser estruturadas por Robert House, na segunda metade da década de 1970. Confira quais são:

1. Autoconfiança

Os líderes carismáticos têm confiança em si mesmos, entendendo que possuem as habilidades necessárias para gerir sua equipe e para encontrar soluções para os problemas que surgirem.

Essa autoconfiança passa segurança para os colaboradores do seu time, o que é essencial para ter um time unido e ciente de suas capacidades.

>>> Leia também: O que é inteligência emocional? [Guia Completo]

2. Visão

Esse perfil de líder tem uma visão clara dos seus objetivos e metas enquanto gestor, entendendo também como guiar o seu time para alcançar bons resultados.

Ter uma visão bem definida é essencial para que os gestores liderem de forma coerente e superem as expectativas.

3. Capacidade de articular a visão

Além de ter uma visão definida, os líderes carismáticos são capazes de esclarecer e expressar a visão em termos que sejam compreendidos pelos outros membros da equipe.

Essa capacidade de articulação demonstra um entendimento das necessidades dos colaboradores e do negócio.

>>> Leia também: Conheça as principais características da liderança transformacional

4. Forte convicção sobre a visão

Líderes carismáticos são muito comprometidos com seus objetivos e metas, estando dispostos a assumir altos riscos para atingir sua visão.

5. Comportamento fora do comum

Esse perfil de liderança costuma ter comportamentos que são percebidos como novos e fora do convencional.

Eles inovam na forma de gerir suas equipes e lidar com os colaboradores, estabelecendo relações baseadas, principalmente, na confiança, transparência e empatia.


>>> Leia também: A importância da liderança compassiva na gestão da sua equipe

6. É percebido como agente de mudança

Líderes carismáticos são vistos como agentes de mudança, sempre trazendo novas perspectivas para as discussões e problemas que surgem.

Além disso, eles costumam ser muito proativos, identificando pontos que necessitam de melhora e trabalhando para que as correções aconteçam o mais breve possível.

7. Sensibilidade ao ambiente

Esses líderes são capazes de fazer avaliações realistas do ambiente, identificando o clima do seu time, assim como do negócio como um todo.

Essa capacidade é essencial para identificar os momentos de tomada de ação e decisão.

>>> Leia também: Por que a liderança digital é tão importante para sua carreira

Educação para desenvolver sua liderança carismática

Ao conhecer mais sobre a liderança carismática, você deve ter percebido que gerir um time é uma atividade que exige uma série de competências, não é mesmo?

Já pensou em fazer um curso para aprimorar as suas habilidades e se tornar uma líder ainda melhor?

Aqui na Pós +Carreira EAD Univali, temos três especializações voltadas para o campo da gestão. São elas:

1. Liderança na Contemporaneidade EAD

Essa especialização estimula o líder organizacional a praticar metodologias e ferramentas que favoreçam a inovação e a criatividade da sua equipe. Durante a formação, você desenvolve visão sistêmica, contribuindo diretamente no planejamento de ações e comunicação com os envolvidos.

Confira as condições especiais da pós em Liderança na Contemporaneidade EAD

2. Comunicação, Liderança e Gestão de Pessoas EAD

As organizações que buscam resultados eficazes e sustentáveis precisam de profissionais que cuidem da gestão de pessoas de modo a torná-las não apenas eficientes, mas satisfeitas com suas carreiras.

Para isso, é preciso desenhar planos, analisar e aplicar a cultura organizacional nas equipes, fazer um recrutamento assertivo dentro das expectativas do negócio e compreender que qualidade de vida faz parte do pacote de benefícios de um colaborador.

A pós-graduação EAD em Comunicação, Liderança e Gestão de Pessoas foi criada para formar esse perfil gestor. Aproveite as condições especiais!

3. Liderança a Distância EAD

Muitos líderes viram no isolamento social causado pela covid-19 o desafio de gerir suas equipes de forma remota. Como ser eficaz? Como obter resultados? Como criar equipes harmônicas e satisfeitas? Como motivar pessoas em um momento tão complicado?

A pós-graduação EAD em Liderança a Distância é uma chance de reaprender conceitos dentro deste novo contexto, encarando os atuais desafios de maneira criativa e para tornar seus times mais fortalecidos. Faça sua matrícula agora mesmo!

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT