A importância da liderança compassiva na gestão da sua equipe

Postado em 28 de dez de 2020
Loading...

Você já ouviu falar de liderança compassiva?

Até um tempo atrás, ser líder estava muito associado à ideia de autoridade e poder. Não é à toa que as lideranças mais admiradas eram aquelas puramente estratégicas e racionais, que se voltavam apenas para os resultados da empresa.

Contudo, o mercado de trabalho vem se transformando, e esse perfil de liderança está se tornando cada vez mais obsoleto. Afinal, atualmente, ser um líder vai muito além de simplesmente comandar.

É sobre gerir pessoas, fazê-las sentir-se à vontade para se expressar e criar um ambiente de trabalho motivador. Esse novo perfil de gestão é chamado de liderança compassiva.

Você já tinha ouvido falar?

Neste artigo, falaremos sobre o assunto e explicaremos a importância da liderança compassiva para o sucesso do seu time. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

As características da liderança compassiva

Liderança compassiva é um modelo de gestão de pessoas pautado na humanização, segurança psicológica, colaboração, compaixão e empatia.

Esse tipo de líder busca estar disponível e oferecer suporte para que sua equipe se sinta segura, motivada e tenha um excelente desempenho. O termo compassivo significa “que tem ou revela compaixão, que se compadece, é condolente”.

Dessa forma, podemos dizer que a liderança compassiva é aquela que tem como eixo principal a compaixão, procurando se conectar genuinamente com os seus liderados.

Esse modelo de gestão é baseado em três pilares. Veja quais são:

  1. Entendimento cognitivo: a capacidade de ler situações e processá-las de maneira objetiva, mas também empática, levando em conta todos os fatores envolvidos em cada situação.
  2. Compreensão emocional: a habilidade de compreender as emoções do outro e de se colocar em seu lugar. Essa compreensão permite construir relações mais profundas, transparentes e maduras com seus liderados.
  3. Conexão motivacional: por meio dos dois pilares acima, os líderes conseguem estabelecer uma conexão motivacional com sua equipe. E essa conexão surge com o propósito de levar todos ao máximo potencial, em um ambiente de acolhimento e crescimento mútuo.

 

 

 

Os benefícios da liderança compassiva para líder e liderados

Abaixo, apresentamos as principais vantagens que a liderança compassiva traz para o ambiente de trabalho. Confira:

1. Mais motivação e satisfação dos colaboradores

Essa certamente é a principal vantagem da liderança compassiva.

Ao tratar seus colaboradores com mais empatia, escuta ativa e acolhimento, tem-se profissionais mais felizes e motivados no trabalho. Afinal, eles se sentem ouvidos e realmente integrados à empresa, o que aumenta a sensação de satisfação e traz benefícios para ambas as partes.

2. Melhora na performance dos times

Como a liderança compassiva traz mais motivação e satisfação para os colaboradores, acaba gerando também um aumento de produtividade e engajamento dos profissionais, melhorando a performance dos times de uma forma geral.

Ou seja, essa liderança é uma forma também de potencializar os resultados de organização.

3. Redução de turnover

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa. Ela mede o número de profissionais que saem de uma organização durante um determinado período de tempo.

Algumas empresas têm taxas de turnover muito altas e não conseguem reter seus talentos. Na grande maioria dos casos, isso está relacionado com problemas de clima na empresa, e muitos deles acontecem em função de lideranças ruins.

É importante que os colaboradores se sintam conectados e integrados no local de trabalho, e a liderança tem um papel fundamental nisso. Por isso, investir numa liderança humanizada é o melhor caminho para reter talentos e promover o crescimento da organização como um todo.

4. Melhora no clima e fortalecimento da cultura organizacional

Com a liderança compassiva, é possível construir um ambiente de trabalho mais saudável, integrado e engajado.

Afinal, todos os colaboradores estarão alinhados com o propósito e objetivo da empresa. Esse nível de envolvimento é fundamental para o sucesso dos negócios e para construção de uma cultura organizacional positiva.

Ao conhecer mais sobre a liderança compassiva, você deve ter percebido que gerir um time é uma atividade que exige uma série de competências, não é mesmo?

Por isso, um passo importante para se tornar um líder compassivo é desenvolver as suas habilidades e competências através de autoconhecimento e estudo constante.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!