Você já ouviu falar de liderança compassiva?

Até um tempo atrás, ser líder estava muito associado à ideia de autoridade e poder. Não é à toa que as lideranças mais admiradas eram aquelas puramente estratégicas e racionais, que se voltavam apenas para os resultados da empresa.

Contudo, o mercado de trabalho vem se transformando, e esse perfil de liderança está se tornando cada vez mais obsoleto.

Afinal, atualmente, ser um líder vai muito além de simplesmente comandar. É sobre gerir pessoas, fazê-las sentir-se à vontade para se expressar e criar um ambiente de trabalho motivador.

Esse novo perfil de gestão é chamado de liderança compassiva. Você já pensou em adotá-lo na sua equipe?

Neste artigo, falaremos sobre o assunto e explicaremos a importância da liderança compassiva para o sucesso do seu time. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:
As características da liderança compassiva
Os benefícios da liderança compassiva para líder e liderados
Desenvolva suas habilidades de liderança com quem entende!

Receba dicas valiosas para acelerar sua carreira

As características da liderança compassiva

Liderança compassiva é um modelo de gestão de pessoas pautado na humanização, segurança psicológica, colaboração, compaixão e empatia.

Esse tipo de líder busca estar disponível e oferecer suporte para que sua equipe se sinta segura, motivada e tenha um excelente desempenho.

O termo “compassivo” significa “que tem ou revela compaixão; que se compadece; condolente”.

Dessa forma, podemos dizer que a liderança compassiva é aquela que tem como eixo principal a compaixão, procurando se conectar genuinamente com os seus liderados.

Esse modelo de gestão é baseado em três pilares: o entendimento cognitivo, a compreensão emocional e a conexão motivacional.

>>> Leia mais: 6 teorias de liderança que todo profissional precisa conhecer

Entendimento cognitivo

Trata-se da capacidade de ler situações e processá-las de maneira objetiva, mas também empática, levando em conta todos os fatores envolvidos em cada situação.

Compreensão emocional

É a habilidade de compreender as emoções do outro e de se colocar em seu lugar. Essa compreensão permite construir relações mais profundas, transparentes e maduras com seus liderados.

Conexão motivacional

Por meio dos dois pilares acima, os líderes conseguem estabelecer uma conexão motivacional com sua equipe. E essa conexão surge com o propósito de levar todos ao máximo potencial, em um ambiente de acolhimento e crescimento mútuo.

Os benefícios da liderança compassiva para líder e liderados

Abaixo, apresentamos as principais vantagens que a liderança compassiva traz para o ambiente de trabalho. Confira:

Mais motivação e satisfação dos colaboradores

Essa certamente é a principal vantagem da liderança compassiva.

Ao tratar seus colaboradores com mais empatia, escuta ativa e acolhimento, tem-se profissionais mais felizes e motivados no ambiente de trabalho.

Afinal, eles se sentem ouvidos e realmente integrados à empresa, o que aumenta a sensação de satisfação e traz benefícios para ambas as partes.

Melhora na performance dos times

Falamos que a liderança compassiva traz mais motivação e satisfação para os colaboradores, certo?

Isso gera um aumento da produtividade e também do engajamento dos profissionais, melhorando a performance dos times de uma forma geral.

Ou seja, a liderança compassiva é uma forma também de potencializar os resultados de organização.

>>> Leia mais: Por que a liderança digital é tão importante para sua carreira

Liderança compassiva - profissionais em reunião de trabalho

Redução de turnover

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa. Ela mede o número de profissionais que saem de uma organização durante um determinado período de tempo.

Algumas empresas têm taxas de turnover muito altas e não conseguem reter seus talentos. Na grande maioria dos casos, isso está relacionado com problemas de clima na empresa, e muitos deles acontecem em função de lideranças ruins.

É importante que os colaboradores se sintam conectados e integrados no local de trabalho, e a liderança tem um papel fundamental nisso.

Por isso, investir em uma liderança mais humanizada é o melhor caminho para reter talentos e promover o crescimento da organização como um todo.

Melhora no clima e fortalecimento da cultura organizacional

Com a liderança compassiva, é possível construir um ambiente de trabalho mais saudável, integrado e engajado. Afinal, todos os colaboradores estarão alinhados com o propósito e objetivo da empresa.

Esse nível de envolvimento é fundamental para o sucesso dos negócios e para construção de uma cultura organizacional positiva.

>>> Leia mais: O que é inteligência emocional? [Guia Completo]

Desenvolva suas habilidades de liderança com quem entende!

Ao conhecer mais sobre a liderança compassiva, você deve ter percebido que gerir um time é uma atividade que exige uma série de competências, não é mesmo?

Já pensou em fazer um curso para aprimorar as suas habilidades e se tornar uma líder melhor?

Aqui na Pós +Carreira EAD Univali, temos quatro especializações voltadas para o campo da gestão. São elas:

Essa especialização estimula o líder organizacional a praticar metodologias e ferramentas que favoreçam a inovação e a criatividade da sua equipe. Durante a formação, você desenvolve visão sistêmica, contribuindo diretamente no planejamento de ações e comunicação com os envolvidos.

As organizações que buscam resultados eficazes e sustentáveis precisam de profissionais que cuidem da gestão de pessoas de modo a torná-las não apenas eficientes, mas satisfeitas com suas carreiras.

Para isso, é preciso desenhar planos, analisar e aplicar a cultura organizacional nas equipes, fazer um recrutamento assertivo dentro das expectativas do negócio e compreender que qualidade de vida faz parte do pacote de benefícios de um colaborador.

A pós-graduação EAD em Gestão de Pessoas, Comunicação e Liderança foi criada para formar esse perfil gestor.

A Educação a Distância está presente nas organizações privadas, escolas e universidades, sendo uma solução para diversas áreas como aprendizagem globalizada.

Pensando nisso, apresentamos a pós-graduação EAD em Liderança para EAD, voltada aos profissionais que desejam gerir ferramentas e pessoas com o objetivo de desenvolver projetos eficazes e sustentáveis dentro do âmbito da Educação a Distância.

Muitos líderes viram no isolamento social causado pela covid-19 o desafio de gerir suas equipes de forma remota. Como ser eficaz? Como obter resultados? Como criar equipes harmônicas e satisfeitas? Como motivar pessoas em um momento tão complicado?

A pós-graduação EAD em Liderança a Distância é uma chance de reaprender conceitos dentro deste novo contexto, encarando os atuais desafios de maneira criativa e para tornar seus times mais fortalecidos.

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT