Descubra se você segue o estilo de liderança laissez-faire

Postado em 25 de jan de 2021
Loading...

Você já ouviu falar na liderança laissez-faire?

Esse formato é considerado liberal e tem como objetivo garantir mais autonomia da equipe, quebrando a dependência com o líder.

Quer saber mais sobre e aprender a desenvolver suas habilidades de liderança? Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é a liderança laissez-faire?

O termo “laissez-faire” vem do francês e significa “deixe fazer".

No contexto da liderança, é um formato mais liberal, em que a equipe tem mais autonomia para realizar suas funções da maneira que achar melhor.

Dessa maneira, o intuito é trazer a diminuição da dependência que a equipe tem de seu líder, promovendo um ambiente de trabalho em que todos são incentivados a expressar suas ideias e contribuir com as tarefas.

Outro ponto importante é que esse formato também diminui a interferência que um líder pode ter em toda a equipe, o que, em algumas áreas, pode cercear o trabalho dos colaboradores.

Entre as principais características da liderança laissez-faire é possível citar:

  • é baseada na confiança entre o líder e sua equipe;
  • liberdade de escolha para o trabalho, desde que entreguem o resultado esperado;
  • críticas construtivas para ajudar a equipe a crescer;
  • equipe bem construída, com as habilidades combinadas para realizarem o trabalho.

Vale deixar claro que a liderança laissez-faire não significa a inexistência de um líder.

Ele está presente, porém faz o trabalho de mediador das tarefas e resultados, abrindo espaço para que os colaboradores tenham suas próprias ideias e resolvam os problemas de sua maneira.

A diferença entre a liderança laissez-faire, a autocrática e a democrática

Existem diferentes formatos de liderança que podem ser adotados pelas empresas, sendo as mais comuns a autocrática, a democrática e a liberal (como a laissez-faire).

Entenda a diferença entre elas:

1. Liderança autocrática

Acontece quando todas as tomadas de decisão, organização e divisão do trabalho são de responsabilidade do líder, e sua equipe precisa segui-las à risca. A ênfase está no líder e é ele que assume as maiores responsabilidades.

É um formato comum principalmente quando existem muitas pessoas sob a responsabilidade desse líder ou quando já existem regras pré-determinadas para realizar as funções.

É uma liderança aplicada geralmente em indústrias, em que é necessário seguir regras bem definidas para manter a segurança e a produtividade. Outro exemplo é quando se precisa seguir técnicas específicas para desenvolver o trabalho.

2. Liderança democrática

Como o nome sugere, é uma liderança que leva em consideração a opinião de todos os envolvidos durante a tomada de decisão e organização do trabalho, sempre discutindo entre todos qual seria a melhor maneira de fazer algo.

Assim, a própria equipe pode se organizar da maneira que considerar melhor, porém o líder é quem guia a produção e percebe quais pontos precisam mudar e serem discutidos novamente.

Ou seja, o líder faz um papel de mediador. É um formato comum principalmente em equipes menores e quando as habilidades do grupo se complementam. O líder faz parte da equipe, mas têm essa responsabilidade de manter as tarefas em execução.

3. Liderança laissez-faire, ou liberal

Como vimos, a liderança liberal tem como objetivo dar mais autonomia à equipe.

Assim, tanto na tomada de decisão quanto na organização do trabalho, a equipe tem a liberdade de fazer o que achar melhor e o líder deve promover o que for necessário para isso.

A figura do líder é mínima, ficando na responsabilidade da equipe tirar os projetos do papel e entregar os trabalhos dentro dos prazos definidos e com os resultados esperados. Nesse caso, o líder é consultado quando necessário e busca promover um ambiente mais liberal.

É uma liderança muito comum em pequenas e médias equipes e também bastante presente em alguns mercados específicos, não sendo aplicável em qualquer ambiente.

Também existem outros formatos: a liderança carismática, transformacional e a compassiva.

 

 

 

Vantagens e desvantagens da liderança laissez-faire

Qualquer formato de liderança apresenta suas vantagens e desvantagens.

Afinal, as metodologias utilizadas para organizar o trabalho de uma equipe são compostas de muitos fatores, desde os colaboradores em si até a empresa.

Entre as vantagens da liderança laissez-faire é possível citar:

Nem toda situação ou equipe terá os resultados aprimorados com a liderança liberal. Nesses casos, existem algumas desvantagens, como:

  • falta de orientação no trabalho, exigindo a tomada de decisão por um líder;
  • maior suscetibilidade ao erro, dependendo do trabalho a ser feito;
  • maior desorganização, caso a equipe não esteja preparada para ter autonomia.

Existe uma hora certa de exercer a liderança laissez-faire?

Sim, pois a liderança laissez-faire ou liberal nem sempre pode ser aplicada, podendo atrapalhar mais do que ajudar em alguns casos. Entre os fatores que indicam que a liderança laissez-faire pode ser aplicada é o mercado em que a empresa está inserida.

Algumas áreas de atuação permitem uma liberdade maior do que outras, como a de entretenimento, tecnologia e comunicação. Isso porque precisam de criatividade, inovação e solução de problemas, o que pode ser conquistado com uma liderança mais liberal.

Além disso, a equipe é fator mais importante para saber se a liderança liberal pode contribuir com os resultados. Nem toda equipe está preparada para ter total autonomia em suas funções 一 e não há nada de errado nisso.

Cabe ao líder entender como sua equipe funciona, quais são suas habilidades e se é possível dar mais autonomia sem perder a qualidade do trabalho.

Assim, é possível definir alguns fatores que mostram que a liderança laissez-faire pode dar certo:

  • Colaboradores experientes: quanto mais experiente, melhor é a capacidade de solução de problemas que o colaborador tem e, por isso, maior pode ser sua autonomia;
  • Habilidades diversas em uma mesma equipe: quando cada um possui habilidades diferentes, mas complementares, fica mais fácil para eles se organizarem sozinhos;
  • Toda a equipe com o mesmo projeto ou foco: é essencial que todos da equipe estejam focados no mesmo objetivo ou projeto, assim todos conseguem se dedicar a ele e se organizarem melhor para isso.

A liderança é uma habilidade que poucos têm, e quem resolve desenvolvê-la se destaca no mercado de trabalho. Isso porque a liderança não é apenas sobre liderar outras pessoas, mas também entender quais são as prioridades e como entregar os melhores resultados.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!