Você é referência no seu setor e seus colegas costumam te procurar quando estão com algum problema operacional?

Saiba que muitos líderes técnicos começaram assim: eles cresceram dentro da empresa por dominarem os processos e ferramentas de uma determinada área, sendo ponto de referência para a equipe e colaboradores de outros departamentos.

Mas conhecer todo o operacional do setor não é suficiente para exercer a liderança técnica com sucesso. Aqui você vai aprender mais sobre esse e outros estilos de liderança, além de encontrar caminhos para se desenvolver como gestor.

Antes de prosseguirmos, precisamos avisar que não estamos falando sobre o papel do Tech Lead, mas de um estilo de liderança que abrange outras áreas além da tecnologia.

Confira:

As principais características da liderança técnica
O perfil do líder técnico
Vantagens e desvantagens da liderança técnica
Outros estilos de liderança para inspirar líderes técnicos
Seja especialista em liderança!

Receba dicas infalíveis para se sair bem na entrevista de emprego!

As principais características da liderança técnica

A liderança técnica é exercida por profissionais que ascenderam na estrutura hierárquica de uma organização devido ao conhecimento aprofundado sobre o trabalho desenvolvido em uma determinada área. Esse saber é adquirido principalmente na prática, em anos de experiência no mercado de trabalho.

Geralmente, são promovidos a cargos de gestão como reconhecimento pelo atendimento ao grande número de solicitações feitas pelos colegas quando ocupavam funções operacionais.

A principal característica desse estilo de liderança é o foco em uma operação eficiente e o caráter tecnicista. O gestor técnico domina as tarefas que cada colaborador executa e consegue enxergar o potencial de cada um do time.

O distanciamento entre colaboradores e gestor é outra marca da liderança técnica. O aprendizado e desenvolvimento se dá por meio da observação do líder, que demonstra a forma como realizava as tarefas quando ocupava um cargo operacional.

>>> Leia também: Profissional generalista e especialista: diferenças e importância

O perfil do líder técnico

O líder técnico deve combinar competências técnicas, administrativas e humanas, como:

  • Ser observador e ter um raciocínio analítico para lidar com dados e informações;
  • Ter uma visão holística da área e da organização como um todo;
  • Saber ser comunicar de forma assertiva com o time e demais áreas;
  • Tomar decisões a partir da lógica causa e efeito, para tornar as operações previsíveis;
  • Dar exemplo aos liderados de como agir em cada situação;
  • Compartilhar conhecimentos sobre o histórico da área e as ferramentas utilizadas.

>>> Leia também: Por que a visão estratégica é tão valorizada no mercado de trabalho

Vantagens e desvantagens da liderança técnica

Dentre as vantagens da liderança técnica podemos listar:

  • Equipe confia nas decisões do líder, devido ao conhecimento aprofundado sobre a área;
  • Colaboradores sabem onde buscar soluções para problemas operacionais recorrentes;
  • Líder usa dados na tomada de decisão, que se torna mais assertiva.

Já as desvantagens da liderança técnica estão relacionadas às soft skills, em particular a comunicação:

  • Líder tem dificuldade em delegar tarefas, pois acha mais rápido ele realizá-la do que ensinar para o time;
  • Líder pode ser visto como autoritário pelo time;
  • Comodismo por parte de alguns colaboradores, que podem atribuir toda a responsabilidade da operação ao líder.

>>> Leia também: O que é inteligência emocional?

Isso não significa que o líder técnico não possa melhorar sua comunicação. Toda soft skill pode ser desenvolvida, desde que o profissional se proponha a fazer uma jornada de autoconhecimento e a adotar pequenas ações no dia a dia.

Também é possível aprimorar as soft skills em cursos de pós-graduação. A Pós +Carreira EAD Univali oferece um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, guiado por especialistas em carreira.

Outros estilos de liderança para inspirar líderes técnicos

Depois de conhecer as características da liderança técnica, você sente que esse é o seu perfil ou que tem outro estilo de liderança?

Se você ainda não sabe muito bem que tipo de liderança exerce, esses artigos do Blog do EAD Univali podem te ajudar:

Lembre-se de que a maior parte dos líderes se identifica com mais de um estilo de liderança, o que é desejável no mercado de trabalho. Conhecer as características de cada tipo ajuda na construção de um modelo de gestão eficiente e humano.

Seja especialista em liderança!

Seja qual for o seu estilo de liderança, você pode aprimorar essa habilidade e se tornar referência sobre o assunto no mercado de trabalho.

A Pós +Carreira EAD Univali oferece 3 especializações na área de liderança e gestão. As aulas são 100% online e todas oferecem o programa de aceleração de carreiras, voltado para profissionais que querem desenvolver as soft skills mais valorizadas no mercado.

Conheça cada uma delas:

1. Liderança na Contemporaneidade EAD

Essa especialização estimula o líder organizacional a praticar metodologias e ferramentas que favoreçam a inovação e a criatividade da sua equipe. Durante a formação, você desenvolve visão sistêmica, contribuindo diretamente no planejamento de ações e comunicação com os envolvidos.

Confira as condições especiais da pós em Liderança na Contemporaneidade EAD!

2. Comunicação, Liderança e Gestão de Pessoas EAD

As organizações que buscam resultados eficazes e sustentáveis precisam de profissionais que cuidem da gestão de pessoas de modo a torná-las não apenas eficientes, mas satisfeitas com suas carreiras.

Para isso, é preciso desenhar planos, analisar e aplicar a cultura organizacional nas equipes, fazer um recrutamento assertivo dentro das expectativas do negócio e compreender que qualidade de vida faz parte do pacote de benefícios de um colaborador.

A pós-graduação EAD em Comunicação, Liderança e Gestão de Pessoas foi criada para formar esse perfil gestor. Aproveite as condições especiais!

3. Liderança a Distância EAD

Muitos líderes viram no isolamento social causado pela covid-19 o desafio de gerir suas equipes de forma remota. Como ser eficaz? Como obter resultados? Como criar equipes harmônicas e satisfeitas? Como motivar pessoas em um momento tão complicado?

A pós-graduação EAD em Liderança a Distância é uma chance de reaprender conceitos dentro deste novo contexto, encarando os atuais desafios de maneira criativa e para tornar seus times mais fortalecidos. Faça sua matrícula agora mesmo!

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT