Desde último ano, um grande número de pessoas passou a estudar e trabalhar dentro da sua própria casa e deve ter se deparado com uma dificuldade que os alunos do EAD já conhecem bem: a gestão do tempo.

Pode até ser que, antes, você não fosse a melhor pessoa com prazos, mas o fato de fazer todas as tarefas dentro do mesmo ambiente prejudica a nossa produtividade. Por isso, é importante buscar maneiras de se manter focado nas tarefas que precisa fazer e conseguir se organizar durante o dia.

gestao tempo 2

Porque prestar atenção no tempo

Não é só a forma de trabalhar que vem mudando, mas também a maneira de avaliar nosso trabalho. Se antigamente a presença no escritório era importante para as empresas, o trabalho remoto trouxe o foco para a entrega de tarefas.

Isto significa que existem cada vez mais organizações que estão abrindo mão do controle rígido de tempo, do relógio-ponto e dos horários de intervalo para que os colaboradores possam decidir qual a melhor hora para trabalhar, seja de casa, no escritório ou em algum coworking, o importante é não falhar nas entregas.

Com o controle de tempo sob responsabilidade do funcionário, é muito fácil acabar se perdendo. Afinal, crescemos acostumados a receber estes limites de forma externa, como no sinal do recreio na escola, por exemplo.

Assim, todos os dias surgem novas técnicas que facilitam a gestão do tempo. Para trabalhar e estudar com eficácia, mantendo a produtividade, uma das mais famosas é o Método Pomodoro

 

O que é o Método Pomodoro?

Criado nos anos 80 pelo então universitário italiano Francesco Cirillo, o Método Pomodoro se resume em separar 25 minutos para fazer uma determinada tarefa. A técnica tem algumas outras regras que foram aperfeiçoadas ao longo dos anos para ajudar a ter foco no que se está fazendo.

Cirillo teve esta ideia durante os primeiros anos da universidade. Para cronometrar o tempo, ele pegou um alarme de cozinha em formato de tomate. Daí vem o nome “Pomodoro”, que significa tomate em italiano.

Hoje em dia, existem muitas ferramentas e estudos diferentes para deixar a técnica mais fácil de ser aplicada. Mas o princípio de separação de tempo é bem básico e eficiente para as mais diversas tarefas.

agenda e computador

 

Como posso aplicar a técnica no meu dia a dia?

 

Os 25 minutos de foco são o coração do Método Pomodoro , mas ele tem outras regras. Estes 25 minutos são o tempo que você se concentra em cada tarefa ou em uma parte dela, caso demore mais para realizá-la.

A cada 25 minutos, é sugerido que você faça uma pausa de 5 minutos. Este tempo pode ser utilizado para esticar as pernas, fazer um lanche, ir ao banheiro ou dar uma olhadinha no celular. Este conjunto de 25 minutos de trabalho mais 5 minutos de descanso é chamado de um Pomodoro.

A cada 4 pomodoros, ou seja, depois de 4 sessões de trabalho e intervalo, você pode fazer um intervalo maior, de pelo menos 10 minutos. Assim, você vai ter este tempo de descanso depois de mais ou menos 2 horas trabalhando ou estudando. Se você ainda tem tarefas para realizar no dia, ou precisa terminar seu expediente de serviço, comece o processo novamente.

 

Que tal ver como o método funciona em um passo a passo?

  1. A dica é começar com todas as tarefas do dia em mãos - podem ser anotadas em um caderninho, ou em uma lista
  2. Depois, coloque a duração estimada das tarefas, algumas vão demorar exatamente um Pomodoro, mas outras vão ser mais curtas ou mais
  3. Você pode começar a trabalhar pelas tarefas que preferir. Uma sugestão é partir das mais urgentes para as menos
  4. Faça os ciclos de 25 minutos normalmente. A cada pausa, você pode anotar as tarefas que terminou (ou a porcentagem de trabalho que fez).
  5. Se você está estudando, aproveite os 2 últimos pomodoros do dia para fazer uma revisão.

 

Quais as vantagens do Método Pomodoro ?

A primeira grande vantagem do método é ser adaptável. Você pode usá-lo para estudos e trabalho, mas também para tarefas de casa, ao fazer um trabalho de conclusão, para assistir aulas em vídeo, e diversas outras atividades.

Além disso, o tempo de 25 minutos é ideal para manter o foco em uma só coisa. Vários estudos comprovam que a atenção humana funciona melhor dentro de 20 minutos. Assim, não se cansa rapidamente da atividade - e, se for o caso, você pode sempre intercalar o que está fazendo.

Por fim, o Método Pomodoro é um estudo para entender melhor como lidamos com o tempo. Ao cronometrar cada tarefa você consegue perceber quanto tempo realmente leva para fazer alguma coisa e quais são as suas principais distrações no dia a dia.

 

gestao tempo

Aplicativos para gestão de tempo

Ainda bem que a tecnologia está aí para não precisarmos depender dos alarmes de cozinha, como o que Francesco Cirillo utilizava. Confira algumas ferramentas que vão te ajudar a aplicar essa metodologia:

Tomato Timer

O Tomato Timer é uma plataforma simples e gratuita, com opções de contagem regressiva para pomodoros, pausas curtas e pausas longas. Você pode deixar ele rodando em uma aba e esperar pelo alarme soar ao final da contagem. A maior vantagem é que ele é um site, então está disponível em qualquer lugar com acesso a internet. Confira aqui.

Forest

Forest é um aplicativo para Android, iOS ou navegador que, além de controlar o tempo, bloqueia o uso do seu celular ou de sites específicos que você configurar. Ele não é exatamente um aplicativo para a técnica Pomodoro, mas tem um timer de 25 minutos e conta com esta vantagem adicional de evitar distrações. As opções para Android e para Google Chrome são gratuitas.

 Baixe aqui as diferentes versões.

Noisli

O Noisli é uma ferramenta para quem tem dificuldade de se concentrar. Disponível tanto na versão site, quanto em aplicativo gratuito, ele permite que você configure um barulho de fundo, para relaxar com seus fones de ouvido enquanto faz o método Pomodoro. Para facilitar, ele também vem com um cronômetro embutido. Acesse aqui.

E aí, está preparado para organizar seus estudos?

Confira como funciona uma faculdade EAD e descubra a maneira de estudar que mais combina com você.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT