7 motivos para fazer um curso de tecnólogo em serviços jurídicos

Postado em 5 de jul de 2021
Loading...

Você já pensou em trabalhar com serviços judiciários e até assumir cargos em concursos públicos sem precisar enfrentar pelo menos 5 anos de graduação em Direito?

Para quem se interessa pela área, mas não quer, necessariamente, se tornar um advogado, vale a pena conhecer outras possibilidades. Neste artigo, você vai conhecer melhor o Tecnólogo em Serviços Jurídicos e os motivos para fazer essa faculdade.

Confira:

  1. O curso é reconhecido pelo MEC
  2. O  diploma é conquistado mais rápido
  3. A formação tem boa relação custo-benefício
  4. É possível fazer o tecnólogo a distância
  5. A grade curricular prepara para o mercado de trabalho
  6. Há oportunidades de trabalho em diferentes setores
  7. Permite fazer concursos de nível superior

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. O curso de tecnólogo em serviços jurídicos é reconhecido pelo MEC

O curso tecnólogo em serviços jurídicos tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), dentro do escopo do Ensino Superior, assim como qualquer outro curso de graduação.

Dessa forma, não precisa se preocupar: você sai da graduação pronto para entrar no mercado de trabalho, com um diploma de ensino superior válido e confiável.

O tecnólogo é uma opção que permite ao estudante aprender a parte mais prática de uma profissão, o que é essencial para o mercado. No caso dos serviços jurídicos, o profissional pode trabalhar em cartórios, empresas e cargos públicos. Ou seja, existe uma gama de opções.

Além disso, esse curso é bastante interessante para quem se interessa pela área do Direito e suas burocracias, mas não deseja atuar como advogado ou diretamente com a Justiça.

Assim, o profissional cumpre funções que envolvem o entendimento da lei, mas não precisa fazer uma graduação de 5 anos para isso.

2. O diploma de Ensino Superior é conquistado mais rápido

O curso tecnólogo ainda gera dúvidas em muita gente. Será que é, de fato, um Ensino Superior?

E a resposta é SIM! O tecnólogo é mais um dos formatos possíveis para conquistar seu diploma do ensino superior, assim como a licenciatura e o bacharelado.

Nesse caso, o tecnólogo é mais focado na parte prática da profissão, com o objetivo de formar pessoas preparadas para o mercado de trabalho.

Também por isso tem uma duração um pouco mais curta, de três anos. Ou seja, em apenas três anos (6 semestres), você sai com um diploma de ensino superior na mão para atuar na área e também prestar concursos públicos para trabalhar com serviços jurídicos.

Esse é um dos principais motivos para fazer um curso de tecnólogo em serviços jurídicos!

🔵 Leia também: Qual é a diferença entre técnico e tecnólogo?

3. A formação tem boa relação custo-benefício

Por ser mais rápido que um curso de bacharelado em Direito, o curso tecnólogo também tem valores de mensalidades mais acessíveis. Isso aumenta seu custo-benefício para quem quer entrar no mercado rapidamente e sem fazer um investimento tão alto.

Os cargos e vagas que podem ser assumidos por esses profissionais também contam com boa faixa salarial, fazendo com que o investimento no curso de serviços jurídicos dê retorno do investimento rapidamente e sem dificuldade.

Outro ponto positivo é o custo-benefício no quesito tempo.

Afinal, você dedica três anos de estudo (dois a menos do que a graduação em Direito) para atuar em vagas que têm retorno financeiro e de estabilidade (no caso de concursos públicos).

4. É possível fazer o tecnólogo em serviços jurídicos a distância

Com certeza, um dos principais motivos para fazer um curso de tecnólogo em serviços jurídicos é a possibilidade de cursá-lo a distância.

Isso mesmo, você pode aprender sobre a área de onde estiver, uma vez que o conteúdo é teórico e prático e pode ser feito de qualquer computador.

Isso é um ponto muito positivo para quem precisa conciliar trabalho e estudos e também para quem quer criar sua própria rotina de aprendizado sem abrir mão da ajuda de um professor.

Ou seja, você pode estudar quando e onde quiser e ainda tirar suas dúvidas sobre as matérias dentro do próprio sistema da universidade, tendo o apoio do professor, do tutor e de outros estudantes para cumprir as tarefas exigidas.

5. A grade curricular prepara para o mercado de trabalho

Como vimos, o curso tecnólogo tem um foco mais prático, com o objetivo de realmente preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Com isso, a grade curricular é criada considerando as principais funções que esse profissional pode assumir, assim como os conteúdos base para que faça um bom trabalho.

Como o curso tem um tempo de duração menor, logo nos primeiros semestres os estudantes já conseguem atuar como estagiários e, depois, como efetivos. As empresas buscam por profissionais tecnólogos pois sabem da agilidade do ensino e do foco na prática do dia a dia.

 

 

 

6. Há oportunidades de trabalho em diferentes setores

Como vimos, o profissional de serviços jurídicos consegue atender diferentes necessidades dentro de empresas e órgãos públicos. Basicamente, consegue realizar toda a parte burocrática, administrativa e fiscal, que geralmente envolve o entendimento da lei.

A única função que um tecnólogo de serviços judiciários não pode fazer é atuar como advogado, promotor ou defensor de justiça. Ou seja, não tem poder postulatório (atributo necessário para poder pleitear ao juiz, dado apenas pelo Exame da Ordem dos Advogados).

Porém, todo o restante das funções pode ser cumprido por esse profissional.

Por isso, eles conseguem atuar em muitas áreas, fazendo diferentes tipos de serviços jurídicos, como gerente de setor jurídico, financeiro e administrativo, auditoria fiscal, gestor de recursos humanos com foco em direitos trabalhistas, entre outras.

7. Permite fazer concursos de nível superior

Conquistar uma vaga de concurso público é o sonho de muita gente.

Afinal, é possível ter uma carreira promissora e estável, com inúmeros benefícios e em locais já bem estruturados. O diploma do Ensino Superior é um dos requisitos mais importantes para conseguir as melhores vagas e, por isso, muita gente corre atrás de conquistá-lo!

Fazer um tecnólogo em serviços jurídicos pode ser uma ótima opção caso esse seja seu caso, pois além de ter o diploma, também é em uma área jurídica.

O diploma nessa área é requisitado nos principais concursos públicos do Judiciário, conhecidos pelos ótimos salários e cargos com estabilidade.

Já pensou em conquistar um diploma de Ensino Superior que permita você prestar concurso para os cargos públicos relevantes e com ótima remuneração? Esse com certeza é um dos ótimos motivos para fazer um tecnólogo em serviços jurídicos!

Onde fazer o Tecnólogo em Serviços Jurídicos

Achou interessante? Então, conheça melhor o curso Tecnólogo em Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro! Esta é uma graduação prática e focada em entregar a melhor formação para o mercado de trabalho.

Nessa faculdade, você terá contato com diferentes áreas jurídicas, como legislação trabalhista e direito constitucional, além de áreas administrativas como comunicação estratégica e administração judiciária.

Veja a grade curricular e faça sua inscrição na instituição indicada abaixo:

A instituição listada é reconhecida pelo MEC, tem nota máxima na avaliação de qualidade da pasta e oferece bolsas de estudos para ingressantes.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!