O que faz um relações públicas: graduação e mercado de trabalho

Postado em 6 de abr de 2021
Loading...

Nos dias de hoje, mais do que nunca empresas precisam se posicionar e se comunicar com seu público da melhor forma possível. Não somente pela venda, mas também pela credibilidade.

E advinha quem está por trás dessas e de outras rotinas de comunicação e marketing? Isso mesmo, o Relações Públicas, também conhecido como RP.

Neste artigo, você vai entender o que faz um relações públicas, além de conhecer melhor a graduação e quanto ganha o profissional dessa área. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como surgiu a profissão do relações públicas?

Ainda que o conceito de relações públicas estivesse presente em várias sociedades da antiguidade, a profissão no formato atualmente conhecido existe desde meados de 1910.

O criador é Ivy Ledbetter Lee, conhecido como o pai das relações públicas.

Lee foi contratado por John D. Rockefeller, dono de uma companhia de petróleo que desejava acabar com a fama de “capitalista sanguinário” criada pela mídia, após ataques a trabalhadores de sua empresa, que estavam em greve.

Após conquistar ótimos resultados para a reputação de Rockefeller, Ivy Lee foi reconhecido, dando origem a uma profissão muito importante atualmente.

No Brasil, as relações públicas surgiram nesse mesmo ano, como um departamento em uma empresa canadense de eletricidade, a The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited. O profissional a frente desse departamento foi Eduardo Pinheiro Lobo.

É apenas na década de 1950, contudo, que a área realmente começa a conquistar espaço e relevância no mercado brasileiro. Em 1952, foi criada a Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda.

O primeiro curso de graduação em Relações Públicas surgiu no ano seguinte, em 1953.

🔵 Leia também: Comunicação Social: entenda as diferenças entre as habilitações

O que faz um relações públicas?

A profissão de relações públicas está diretamente ligada à áreas de comunicação.

Então, se você se identifica com a área, mas não se encontrou nas outras opções (Jornalismo ou Publicidade e Propaganda), é provável que relações públicas seja a opção para você.

Segundo o Conselho Regional de Relações Públicas (CONRERP), da 4ª região, que responde pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o profissional de relações públicas é responsável por:

Criar valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, gerando ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.

Ou seja, o relações públicas faz o papel de gestor da comunicação, que atua de forma estratégica dentro da organização, podendo desenvolver suas atividades em setores como assessoria, eventos, marketing, comunicação interna e, até mesmo, gestão de crise.

Em assessoria, o profissional de relações públicas faz o plano de comunicação, tornando-o dinâmico e atingível. A assessoria também engloba toda a gestão de redes sociais e de imagem, além da assessoria de imprensa, conectando o público com a empresa por meio destes canais.

Já no que diz respeito aos eventos, existe um dizer popular que fala que “se você não viu o RP durante o evento, significa que ele foi um sucesso".

Ou seja, ele é a pessoa que está por trás de toda a organização, logística, cerimonial, montagem e desmontagem do evento. O profissional é quem está ali para orquestrar tudo, para que nada ocorra fora do planejado e para que atenda os objetivos da organização.

no marketing, o papel do relações públicas é mais direto, logístico e estratégico. Ele auxilia no posicionamento de valor da empresa perante ao seu público interno e externo.

E por falar em público interno, o profissional de relações públicas é a pessoa responsável também no que diz respeito à comunicação interna e ao endomarketing, que é a comunicação voltada ao público interno das organizações. Ou seja, os colaboradores.

🔵 Leia também: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira

Quanto ganha um relações públicas?

O salário de um relações públicas depende do nível de senioridade do profissional e o porte da empresa em que ele atua.

Mas de acordo com dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o salário médio de um RP é de R$ 4.658,97 para 42 horas semanais de trabalho no Brasil. O teto salarial é de R$ 11.439,18, ainda de acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Ainda não há um piso salarial regulamentado para a categoria.

Quais habilidades um RP precisa ter?

É importante que quem deseja se tornar RP tenha muita organização e comprometimento.

Isso porque, como citamos anteriormente, esse profissional cuida da comunicação e imagem de uma empresa. Então é importante manter a responsabilidade e produtividade sempre altas.

Outras características primordiais são:

  • Capacidade de tomar decisões;
  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de liderança;
  • Raciocínio analítico;
  • Empatia;
  • Criatividade;
  • Pensamento estratégico;
  • Flexibilidade;
  • Capacidade de negociação;
  • Visão sistêmica.

Tendo essas habilidades, são altas as chances de ter sucesso na profissão.

🔵 Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

Como está o mercado de trabalho?

Com as redes sociais, o cuidado com a imagem e reputação cresceu bastante nas empresas.

Afinal, uma notícia ou avaliações ruins se espalham com maior facilidade entre os consumidores, fazendo com que a popularidade das empresas caia rapidamente. Diante desse cenário, o RP vem sendo cada vez mais buscado pelas empresas para atuação preventiva.

Então, as chances de você conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho após a formação são bastante altas, principalmente se você aproveitar todas as oportunidades possíveis durante a graduação, como os estágios, eventos e cursos.

Como funciona o curso de Relações Públicas

O curso de Relações Públicas tem duração de 8 semestres (o equivalente a 4 anos) e confere aos seus formandos o título de bacharel.

Para exercer as atividades apresentadas anteriormente, os alunos aprendem durante a sua formação técnicas de comunicação, criação de estratégias, desenvolvimento de imagem, organização de atividades promocionais e demais conteúdos importantes.

Assim, ao final do curso de Relações Públicas, você terá a responsabilidade social e ferramentas necessárias para ajudar a empresa a construir uma boa reputação no mercado.

Grade curricular do curso de Relações Públicas

Os objetivos do curso de Relações Públicas são alcançados a partir das seguintes disciplinas:

  • Comunicação;
  • Comunicação Visual;
  • Língua Portuguesa;
  • Estudos de Relações Públicas;
  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Gestão de Redes e Mídias Sociais;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Política e Comunicação;
  • Psicologia Organizacional;
  • Economia;
  • Teorias de imagem;
  • Ética em Relações Públicas;
  • Gestão de Crises e Risco;
  • Gestão de Eventos;
  • Linguagem Audiovisual;
  • Planejamento Estratégico e Relações Públicas;
  • Relacionamento com a Mídia;
  • Convergência de Mídias;
  • Teorias das Relações Públicas;
  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Estatística e Pesquisa de Opinião;
  • História da Comunicação e das Relações Públicas;
  • Linguagem e Discurso;
  • Métricas em Comunicação;
  • Produção de Multimeios;
  • Teorias Organizacionais e Legislação em Relações Públicas;
  • Técnicas de Relações Públicas.

Além disso, para obter o diploma, o estudante deve fazer um estágio supervisionado e apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Onde cursar Relações Públicas

E então, ficou com interesse em cursar Relações Públicas? Então, confira abaixo uma listagem de indicações de instituições que oferecem essa graduação:

Ambas instituições oferecem o curso em modalidade EAD. São reconhecidas pelo MEC, obtiveram notas máximas na avaliação da pasta e oferecem benefícios aos alunos.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!