Existe uma ordem correta para estudar matemática?

Postado em 9 de nov de 2021

Se você está se preparando para o Enem, certamente já pensou se existe uma ordem correta para estudar matemática.

Será que frações deveriam ser estudadas antes de equações de 1º e 2º grau? E dos conjuntos numéricos? As dúvidas são muitas, mas não se preocupe, neste artigo vamos ajudar você!

A verdade é que não existe uma ordem correta para estudar matemática.

Porém, existem professores de matemática que sugerem que alguns assuntos devem aparecer nos estudos antes que outros.

É nestas sugestões que baseamos este artigo. Aqui, você vai encontrar uma sugestão de ordem que pode escolher seguir ou não.

Além disso, é importante dizer que esta listagem funciona como um ponto de partida, que você usa para descobrir novos conteúdos para estudar.

Você vai conferir:

1. Noções de conjuntos

É definido como conjunto um agrupamento de elementos com as mesmas características.

Estes agrupamentos são delimitados através de círculos e são utilizados como identificação destes elementos letras maiúsculas, formando o que se conhece por Diagrama de Venn.

As operações com conjuntos podem ser apresentadas como intersecção de conjuntos, diferença de conjuntos, união de conjuntos e conjuntos complementares.

🔵Leia também: O que mais cai em matemática no Enem?

2. Operações de adição, subtração, divisão e multiplicação

Estas são as operações básicas da matemática. A adição se refere à soma de números naturais a outros. A subtração abrange a redução de um número por outro.

A multiplicação é a soma de um número pela quantidade de vezes que deverá ser multiplicado. Na divisão é possível dividir dois números em partes iguais.

3. Expressões numéricas

As expressões numéricas são uma sequência de operações que devem ser resolvidas em uma determinada ordem.

A ordem de resolução das equações que devem ser resolvidas, são:

1. potenciação e radiciação
  2. multiplicação e divisão
  3. soma e subtração

Se a expressão apresentar mais de uma operação com a mesma prioridade, você deve começar pela que aparece primeiro, da esquerda para a direita.

4. Frações

Fração é a representação da divisão entre dois números.

A parte de cima é considerada o numerador e a parte de baixo, o denominador, que demonstra em quantas partes o todo foi dividido.

A fração demonstra graficamente uma divisão em partes de uma peça inteira. As frações podem ser classificadas de acordo com as suas características.

Existe fração própria, imprópria, aparente, equivalente, irredutível e mista.

🔵Leia também: Como calcular a nota do Enem: um guia prático para saber sua média

5. Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)

São regras matemáticas relativas, respectivamente, ao múltiplo comum e ao máximo divisor comum, de dois ou mais números.

São usadas como ferramentas para facilitar a resolução das questões matemáticas.

O MMC é o menor valor que pode ser múltiplo de dois ou mais números, e o MDC é o maior número que pode dividir vários ao mesmo tempo.

Como estão relacionados como múltiplos e divisores de um número natural, eles podem ser facilmente calculados por meio da fatoração, ou seja, decompor em números primos.

6. Porcentagem

A porcentagem é a divisão de qualquer número por 100. Existem três formas de representar a porcentagem:

• a forma percentual, em que se utiliza o símbolo (%);
  • a forma fracionária, em que a porcentagem é colocada na forma de fração (1/000);
  • a forma decimal, na qual a é discriminada através de vírgulas (0,001).

7. Raiz quadrada

É a operação inversa da potenciação e um caso particular de radiciação, na qual o índice do radical é igual a 2.

Para todos os demais tipos de raízes é obrigatório colocar o índice, mas como a raiz quadrada é um caso particular, fica implícito que o índice é igual a dois.

Os números que possuem raiz quadrada são denominados quadrados perfeitos. Ela é a operação inversa de uma potência de expoente 2.

Seus elementos fundamentais são: índice, radical, radicando e raiz.

🔵Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

8. Figuras geométricas

As figuras geométricas são muito exigidas nas provas de exatas do Enem.

Elas são estudadas no ramo da Geometria, que aborda as figuras planas que possuem duas dimensões: comprimento e largura.

Dentro da classificação das figuras planas, há a classificação dos polígonos e não-polígonos.

Os polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta, como triângulos, quadrados, trapézio, hexágono, entre outros.

O que define um polígono são cinco elementos: vértice, lados, diagonais, ângulos internos e ângulos externos.

Por isso, nem todas as figuras planas podem ser consideradas polígonos, mesmo se elas forem fechadas.

Um exemplo, é o círculo, porque é uma forma que tem curva. Essas formas são consideradas não-polígonos.

9. Funções

As funções são expressões numéricas e algébricas que estabelecem regras determinadas e que estabelecem uma relação entre dois conjuntos.

Ou seja, a função indica como os dois conjuntos estão relacionados.

Assim, a função é a relação entre esses dois conjuntos, conhecidos respectivamente como domínio e contradomínio.

Para cada elemento do domínio, existe um elemento correspondente no contradomínio.

As funções estabelecem expressões numéricas e algébricas que estipulam regras determinadas e que possuem dois lados separados pelo sinal de igual.