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O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra conteúdos de todas as áreas do conhecimento: Humanas, Exatas e Biológicas. Cada caderno contém 45 questões múltipla escolha sobre a área do conhecimento abordada. 

Os cadernos de “Linguagem e suas Tecnologias” e de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” são cobrados no primeiro domingo de prova. Já os de “Matemática e suas Tecnologias” e de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” são cobrados no segundo domingo do Exame.  

Aqui vamos falar especificamente da Matemática, uma das áreas do conhecimento que dá calafrios em muitos candidatos. 

Para você não ser pego de surpresa no dia da prova, leia este artigo até o final.

O que você vai ver: 

As competências avaliadas na prova de Matemática do Enem 
Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de Matemática do Enem?  
Quando será a prova do Enem 2022? 
Como interpretar questões de Matemática  
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As competências avaliadas na prova de Matemática do Enem 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a prova de Matemática do Enem avalia determinadas 30 habilidades agrupadas em 7 competências dos candidatos. São elas:  

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. 

  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais. 
  • Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. 
  • Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. 
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. 
  • Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos. 

Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.  

  • Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 
  • Identificar características de figuras planas ou espaciais. 
  • Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. 
  • Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 

Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.  

  • Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. 
  • Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. 
  • Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. 
  • Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. 
  • Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas. 

Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.  

  • Identificar a relação de dependência entre grandezas. 
  • Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. 
  • Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. 
  • Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas. 

Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.  

  • Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. 
  • Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. 
  • Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. 
  • Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. 
  • Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos. 

Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.  

  • Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. 
  • Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. 
  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos 

Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras  e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.  

  • Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos. 
  • Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. 
  • Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação. 
  • Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade. 
Os assuntos de Matemática que mais caem no Enem

Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de Matemática do Enem? 

Como vimos, o Enem cobra 45 questões de Matemática no caderno da disciplina. Desse modo, vários são os temas abordados. Ainda assim, nos últimos anos, alguns tópicos foram mais recorrentes. São eles: 

  • Geometria plana 
  • Geometria espacial 
  • Regra de três 
  • Estatística 
  • Porcentagem 
  • Teoria das funções 

Quando será a prova do Enem 2022? 

Segundo a publicação do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU), as provas do Enem 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. O edital e outros detalhes sobre o exame serão divulgados ao longo do ano. 

Como interpretar questões de Matemática 

O Enem é uma prova que avalia diferentes capacidades e repertórios dos candidatos. Ainda assim, de modo geral, as questões extensas exigem atenção e concentração por parte do estudante. 

Por isso, é importante treinar para a prova resolvendo questões de exames anteriores. Isso porque o treino faz com que o candidato conheça o perfil da prova ao mesmo tempo que avalia o próprio repertório sobre a disciplina. 

Exercícios de Matemática do Enem 

Geometria Plana 

1. (Enem 2017)

Uma televisão pode ser posicionada de modo que se consiga enxergar os detalhes de uma imagem em alta definição. Considere que a distância ideal, com conforto visual, para se assistir à televisão de 32 polegadas é de 1,8 metro. Suponha que haja uma relação de proporcionalidade direta entre o tamanho da tela (medido em polegada) e a distância ideal. Considere que um espectador dispõe de uma televisão de 60 polegadas e que ele deseja se posicionar em frente a ela, com conforto visual. 

A distância da televisão, em metro, em que o espectador deve se posicionar para que tenha conforto visual é mais próxima de: 

a) 0,33.
b) 0,96.
c) 1,57.
d) 3,37.
d) 3,60.

Resposta: D 

Geometria espacial 

2. (Enem 2020) Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno é o Templo de Kukulkán, localizado na cidade de Chichén Itzá, no México. Geometricamente, esse templo pode ser representado por um tronco reto de pirâmide de base quadrada.

As quantidades de cada tipo de figura plana que formam esse tronco de pirâmide são 

a) 2 quadrados e 4 retângulos.
b) 1 retângulo e 4 triângulos isósceles.
c) 2 quadrados e 4 trapézios isósceles.
d) 1 quadrado, 3 retângulos e 2 trapézios retângulos.
e) 2 retângulos, 2 quadrados e 2 trapézios retângulos.

Resposta: C 

Regra de três 

3. (Enem 2016)  Em uma cidade será construída uma galeria subterrânea que receberá uma rede de canos para o transporte de água de uma fonte (F) até o reservatório de um novo bairro (B). 

Após avaliações, foram apresentados dois projetos para o trajeto de construção da galeria: um segmento de reta que atravessaria outros bairros ou uma semicircunferência que contornaria esses bairros, conforme ilustrado no sistema de coordenadas xOy da figura, em que a unidade de medida nos eixos é o quilômetro.  

Estudos de viabilidade técnica mostraram que, pelas características do solo, a construção de 1 m de galeria via segmento de reta demora 1,0 h, enquanto que 1 m de construção de galeria via semicircunferência demora 0,6 h. Há urgência em disponibilizar água para esse bairro. 

Use 3 como aproximação para π e 1,4 como aproximação para √2. 

O menor tempo possível, em hora, para conclusão da construção da galeria, para atender às necessidades de água do bairro, é de 

a) 1.260
b)2.520
c) 2.800
d) 3.600
e) 4.000

Resposta: B 

Porcentagem 

4. (Enem 2014) Os vidros para veículos produzidos por certo fabricante têm transparências entre 70% e 90%, dependendo do lote fabricado. Isso significa que, quando um feixe luminoso incide no vidro, uma parte entre 70% e 90% da luz consegue atravessá-lo. Os veículos equipados com vidros desse fabricante terão instaladas, nos vidros das portas, películas protetoras cuja transparência, dependendo do lote fabricado, estará entre 50% e 70%. Considere que uma porcentagem P da intensidade da luz, proveniente de uma fonte externa, atravessa o vidro e a película.

De acordo com as informações, o intervalo das porcentagens que representam a variação total possível de P é: 

A) [35;63].
B) [40;63].
C) [50;70].
D) [50;90].
E) [70;90].

Resposta: A 

Função  

5. (Enem 2020)

No Brasil, o tempo necessário para um estudante realizar sua formação até a diplomação em um curso superior, considerando os 9 anos de ensino fundamental, os 3 anos do ensino médio e os 4 anos de graduação (tempo médio), é de 16 anos. No entanto, a realidade dos brasileiros mostra que o tempo médio de estudo de pessoas acima de 14 anos é ainda muito pequeno, conforme apresentado na tabela. 

Tempo médio de estudo de pessoas acima de 14 anos 

Ano da Pesquisa 1995 | 1999 | 2003 | 2007 

Tempo de estudo (em ano) | 5,2 | 5,8 | 64 | 7,0 

Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).  

Considere que o incremento no tempo de estudo, a cada período, para essas pessoas, se mantenha constante até o ano 2050, e que se pretenda chegar ao patamar de 70% do tempo necessário à obtenção do curso superior dado anteriormente.  

O ano em que o tempo médio de estudo de pessoas acima de 14 anos atingirá o percentual pretendido será: 

 a) 2018.
b) 2023.
c) 2031.
d) 2035.
e) 2043

Resposta: D 

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Saber os assuntos de Matemática que mais caem no Enem é o primeiro passo para montar um plano de estudos para as provas. 

Aqui no Blog do EAD Univali você encontra uma série de artigos que vão te ajudar a se organizar neste ano de estudos. Confira a seleção que preparamos para você: 

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