Perguntas de entrevista de emprego mais frequentes e como responder

Postado em 7 de nov de 2020
Loading...

Recebeu um convite para uma entrevista de emprego? Parabéns!

Isso significa que seu perfil se destacou e que você se encaixa nos principais requisitos de seleção e que os recrutadores enxergaram potencial nas suas habilidades e competências. Agora, é preciso se preparar para responder as perguntas de entrevista de emprego.

Para ajudar você, reunimos neste artigo os principais questionamentos feitos pelos recrutadores, os motivos para cada pergunta e como respondê-las. Confira:

  1. Qual é a sua experiência profissional?
  2. Você é fluente em alguma língua estrangeira?
  3. Por que você quer trabalhar na empresa?
  4. Por que devemos contratar você?
  5. Você trabalha bem em equipe?
  6. Como você se vê daqui a 5 anos?
  7. Como você ficou sabendo da vaga?
  8. Quais são os seus pontos fortes?
  9. Quais são os seus pontos fracos?
  10. Como você lida com pressão?
  11. Fale um pouco sobre você
  12. Qual é a sua pretensão salarial?
  13. Por que você quer sair de onde está para trabalhar conosco?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Qual é a sua experiência profissional?

Ao fazer essa pergunta, o recrutador espera que você traga um resumo e os principais destaques da sua trajetória acadêmica e profissional.

Então, comece contando sobre a sua formação, o curso e a instituição de ensino que frequentou, seguindo para as experiências profissionais mais relevantes. É interessante que, de maneira resumida, você fale suas principais funções, mencionando também desafios e aprendizados.

Se você está se candidatando para cargos de liderança, vale falar sobre seus conhecimentos em teoria da liderança e experiências como líder, por exemplo.

Porém, não estenda demais a sua fala. Elenque o que for mais relevante no seu currículo.

2. Você é fluente em alguma língua estrangeira?

Há funções e empresas que pedem o domínio de inglês ou espanhol, por exemplo.

Ao ser questionado sobre sua aptidão, seja sincero sobre seus conhecimentos em línguas estrangeiras. Se você tiver nível básico ou intermediário, por exemplo, conte para o recrutador.

É importante reforçar que você quer ou está se aprimorando para chegar na fluência o mais breve possível. Não vale a pena arriscar dizendo que você é fluente se essa não for a realidade.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

3. Por que você quer trabalhar na empresa?

Essa é uma pergunta tradicional nas entrevistas de emprego porque revela as suas ambições enquanto profissional e quanto você está disposto a contribuir com a contratante.

Por isso, nunca diga que é "porque você está precisando de um emprego", embora essa seja a verdade em muitos casos. Vá além da situação financeira.

Ao ser questionado sobre as razões de querer estar naquela instituição, fale sobre como ela pode contribuir para o seu crescimento profissional e quais valores da organização mais combinam com os seus próprios valores.

4. Por que devemos contratar você?

Essa também é uma pergunta clássica e revela como você se vende.

Para respondê-la, confie no seu potencial e lembre-se de que, se você foi chamado para essa etapa, é porque tem características e um perfil profissional que se encaixa no que está sendo procurado pelos recrutadores.

Com um bom jogo de cintura e sinceridade, é possível montar uma resposta convincente.

Fale sobre suas soft e hard skills, sobre os diferenciais na sua experiência profissional e pessoal, e como poderá contribuir para o crescimento da instituição. Vale conectar algum conhecimento que você tem com os desafios que a função propõe, por exemplo.

Mas tome cuidado para não exagerar e passar uma imagem egocêntrica de si mesmo.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

5. Você trabalha bem em equipe?

Independentemente da timidez, é preciso ter capacidade de trabalhar bem em equipe, de maneira respeitosa e colaborativa. Essa habilidade é essencial pois muitas funções influenciam em outras, além das atividades de trabalho que demandam mais de uma pessoa.

Em resumo, a capacidade de boa relação interpessoal faz candidatos se destacarem. Dessa forma, ao ser questionado sobre isso, responda além de “sim” ou “não”: justifique a resposta.

Uma ideia é contar de momentos em que você já trabalhou positivamente em equipe.

6. Como você se vê daqui a 5 anos?

Sabemos que nenhum planejamento é certeiro, visto que várias situações ocorrem durante a vida e podem mudar os caminhos que traçamos.

Contudo, ter um planejamento de carreira destaca todo bom profissional. Ao ser questionado sobre isso, conte como se imagina no futuro e como se dedicará para cumprir esses objetivos.

Quer subir de nível pleno para sênior? Pretende fazer uma especialização ou uma segunda graduação? Vale a pena contar o que almeja e quais passos dará para fortalecer seu currículo profissional para continuar crescendo na carreira e conquistando o que deseja.

 

 

 

7. Como você ficou sabendo da vaga?

Essa pergunta, por mais simples que pareça, é uma oportunidade para se destacar.

Se você tiver sido indicado por alguém para a vaga, conte na entrevista quem é a pessoa que te indicou e o que ela falou sobre a instituição que motivou você a querer fazer parte do time.

Caso você tenha visto a vaga nas redes sociais ou outras formas de divulgação, também é uma boa forma de se sair bem na resposta: conte o que mais te chamou a atenção na descrição da vaga para enviar o currículo.

8. Quais são os seus pontos fortes?

Com essa pergunta, você pode responder indicando quais são suas soft skills, habilidades e características que te tornam um bom membro de equipe.

Entre essas características pode-se citar boa comunicação, bom relacionamento interpessoal, facilidade de aprendizagem, proatividade e atenção aos detalhes. Aqui também vale falar situações em que essas qualidades fizeram a diferença.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

9. Quais são os seus pontos fracos?

Irmã da pergunta anterior, também tem grande importância.

Os recrutadores estão cientes que todos têm pontos a serem desenvolvidos e precisam estar a par de quais são eles para avaliar o autoconhecimento do candidato.

Uma dica de ouro para responder essa pergunta é falar de seus pontos fracos e, em seguida, explicar o que faz para melhorá-los e atenuá-los.

Por exemplo, caso você não seja bom em comunicação oral, diga que está fazendo curso de oratória para melhorar esse ponto e se qualificar cada vez mais profissionalmente. Caso você não seja bom em escrita, diga que está em busca de cursos de língua portuguesa e redação.

Se não é nota 10 em Excel, diga que está se especializando para sair do nível básico. E por aí vai.

10. Como você lida com pressão?

Mesmo que você seja uma pessoa organizada e a empresa, bem planejada, podem existir situações em que você precisará trabalhar sob pressão.

Nesse caso, é bom entender quais características suas funcionam nesse contexto e usar essas características como resposta para a pergunta. O que os recrutadores querem ouvir é como você se organiza para isso e como lida com a pressão.

Tome cuidado, também, com a maneira como você responde essa pergunta. Como a entrevista acaba se equiparando a uma situação de pressão, sua postura e as palavras que responde podem indicar para o recrutador o comportamento que você teria no dia a dia.

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

11. Fale um pouco sobre você

Não tanto uma das perguntas de entrevista de emprego, mas um pedido.

Quando o recrutador pede que você fale sobre você, ele espera ouvir quais qualidades, experiências e características suas se encaixam no perfil da vaga.

A dica aqui é manter a calma e seguir uma linha de raciocínio. Mais do que prestar atenção na sua resposta, os recrutadores costumam avaliar como você responde à pergunta.

12. Qual é a sua pretensão salarial?

Antes da entrevista, é importante pesquisar quanto as empresas pagam para profissionais na vaga que você almeja. Calcule se essa remuneração é justa e se atende às suas necessidades.

Tente descobrir se a empresa oferece benefícios (plano de saúde, vale alimentação, refeição, etc) e avalie um valor que não fuja da realidade do mercado. Seja honesto na resposta, sem a necessidade de justificar o que você entende ser a remuneração mais adequada.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

13. Por que você quer sair de onde está para trabalhar conosco?

Se essa for a sua situação, procure ser o mais honesto possível.

Diga que está em busca de novas oportunidades, diga que se identifica mais com a nova empresa e diga que está procurando um lugar onde exercer melhor o seu propósito. Tome cuidado, porém, para não ser honesto demais.

Mesmo que o local onde esteja hoje seja um lugar tóxico, evite falar mal da empresa. Demonstre gratidão pelo crescimento adquirido, e foque nos benefícios da nova oportunidade.

E então, estas dicas ajudaram você?

Essas são algumas das perguntas de entrevistas de emprego mais comuns, mas, além destas, os recrutadores podem perguntar muito mais, especialmente no que diz respeito aos detalhes da profissão e questionamentos técnicos.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!