A pós-graduação pode ser uma ótima porta de entrada para melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Hoje em dia, contamos com diversas opções para dar um up na carreira. Normalmente, divididas em dois tipos: Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e Lato Sensu (MBA e especializações).

Ainda, também é possível fazer uma pós-graduação a distância. Uma excelente opção para quem trabalhar, mas que estudar e aprimorar o seu currículo. 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o universo da pós-graduação. Acompanhe!

pos-graduação-ead

O que é pós-graduação?

Um curso de pós-graduação, como o nome sugere, é feito após a conclusão de uma graduação.

É por meio dela que o profissional obtém novos conhecimentos, focando em uma área mais específica.

Geralmente, cursos de bacharelado, por exemplo, dão uma visão ampla, de diferentes assuntos dentro de uma área. Por exemplo: um profissional com diploma de comunicação social – jornalismo sai da universidade com boas noções de práticas em jornal, revista, televisão, redação para internet, rádio, fotografia e mídias digitais.

Num curso de pós-graduação, ele poderá ser especialista em uma área, estudando as minúcias e aprofundando o olhar e conhecimento em determinado assunto.

Existem dois tipos de pós-graduação: Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e Lato Sensu (MBA e especializações).

Pós-Graduação Stricto Sensu

A nomenclatura "Stricto Sensu" vem do latim em sentido estrito e compreende programas de mestrado e doutorado

Ambas as opções direcionam o estudante para uma carreira acadêmica, como professor e pesquisador

O mestrado costuma ter duração de dois anos. Nele, o estudante defende a sua dissertação.

A dissertação é um trabalho acadêmico que visa contribuir com reflexões ou análises sobre um tema específico. Esse tema não precisa ser inédito. Aqui, o objetivo é que o pesquisador traga o seu olhar, ou seja, uma nova contribuição.

Além disso, também há o mestrado profissional. Nesse caso, o aluno ainda defende sua dissertação, porém os resultados obtidos tem como finalidade propor novas soluções para o mercado de trabalho. Em suma, é uma pesquisa aplicada.

Já o doutorado tem uma duração mais longa: entre quatro a cinco anos.

Isso deve-se pela exigência da pesquisa. Para conquistar o título de doutor é preciso defender uma tese.

A tese deve trazer uma ideia, um método ou uma descoberta advinda de uma exaustiva pesquisa científica. Portanto, ela precisa ser inédita

Pós-Graduação Lato Sensu

"Lato Sensu" significa em sentido amplo no latim. 

Nesse campo, encontramos as especializações e o MBA.

As especializações costumam ter uma duração mais curta, variando de um a dois anos. Contudo, é preciso respeitar a exigência do Ministério da Educação (MEC).

Para ser reconhecida, uma especialização deve oferecer, no mínimo, 360 horas de aula. 

Ao final do curso o aluno conquista um certificado. Diferentemente do Mestrado e Doutorado, para concluir uma pós-graduação Lato Sensu, não é preciso defender uma dissertação ou tese.

Até 2018, era preciso realizar um artigo final ou um trabalho de conclusão de curso (TCC) 

Contudo, a partir desse período, o Ministério da Educação emitiu uma resolução de que a avaliação final fica a critério de cada Instituição de Ensino. As instituições escolhem o método que melhor se adapta a sua proposta curricular.

E o MBA?

O MBA é uma sigla para a expressão, em inglês, Master in Business Administration, e tem como foco nas áreas de gestão e negócios.

Seu conteúdo é mais direcionado para quem almeja um cargo de liderança dentro de uma companhia, sendo gerente, executivo ou empreendedor

O MBA também pode ser considerado pós-graduação Lato Sensu. O que muda é o foco, mais voltado para a prática e negócios.

Qual a melhor opção para mim?

A escolha de uma pós-graduação está fortemente atrelada com os seus objetivos profissionais. 

Então, antes de qualquer coisa, é preciso que você reflita sobre a sua situação atual e quais os seus planos. Por exemplo: se você optar por uma carreira acadêmica, é preciso ter paciência, já que a duração costuma ser mais longa. 

Quem deseja se especializar dentro do mercado de trabalho e ter destaque no currículo, com resultados a curto prazo, as especializações são ótimas opções. 

Já para quem deseja seguir carreira acadêmica, a trajetória passa, inevitavelmente, por uma pós-graduação Stricto Sensu. Ter, no mínimo, mestrado é uma exigência de diversas Instituições de Ensino para contratar um novo professor. 

Há, ainda, o MBA, focado para quem quer uma imersão no mundo dos negócios. Nesse caso, é interessante já ter uma bagagem profissional

Pós-graduação EAD: como funciona?

Não são raros os casos de pessoas que se formam, ingressam no mercado de trabalho e, com o passar do tempo, sentem a necessidade de ampliar o conhecimento ou até mesmo buscar novas oportunidades que requeiram uma especialização.

Até aí, tudo bem. O problema de muitas desses profissionais é encontrar tempo para se dedicar a fazer pós-graduação.

Como conciliar a rotina no trabalho, em casa, com a família e ainda reservar tempo para ir às aulas de um novo curso?

Para estes casos, fazer pós-graduação EAD é uma ótima alternativa.

Quem escolhe estudar nessa modalidade aqui na Univali pode assistir às aulas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

É nessa plataforma que ficam armazenadas as apostilas, livros, vídeos, infográficos e demais materiais necessários para estudar.

Muitos apontam que a grande vantagem dessa modalidade é a flexibilidade nos horários de estudo, já que o ambiente virtual de aprendizagem fica disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Desta forma, o aluno de pós-graduação EAD da Univali não precisa se deslocar até a universidade para estudar.

Outra vantagem da pós-graduação EAD é o valor das mensalidades – mais barato em comparação com cursos presenciais. Por não precisar ir até o campus universitário, também é possível economizar em transporte e alimentação.

Atualmente, a Univali tem em seu portfólio mais de 80 cursos de pós-graduação no formato EAD, nas mais diferentes áreas, como Economia Criativa, Cultura e Inovação, Gestão de Negócios em Saúde, Design Thinking e Criatividade nas Organizações, Psicopedagogia, Auditoria e Controladoria Governamental, Administração Pública, entre outros.

A maioria dos cursos de pós-graduação EAD tem um ano de duração.

estudante com computador 3-1

Como ingressar nos cursos de pós-EAD da Univali?

Se você chegou até aqui e está, de fato, interessado em fazer um curso de pós-graduação EAD na Univali, saiba que o ingresso é muito simples, e ocorre em 3 etapas:

- Inscrição no site
- Pagamento da primeira parcela
- Envio de documentação (cópia do histórico escolar, cópia do diploma de graduação, cópias de RG e CPF)

Depois disso, já é possível começar a estudar!

Conclusão

Um curso de pós-graduação faz grande diferença na vida de uma pessoa.

Além de ampliar o leque de conhecimentos, um profissional com diploma de pós abre mais possibilidades no mercado de trabalho, obtendo maiores salários e melhores empregos.

Quem faz pós também pode mudar a área de atuação, dando início até mesmo a uma nova carreira.

No entanto, encaixar um curso dentro de uma rotina que já atende à vida profissional, pessoal, com a família e amigos é difícil.

Muitas vezes, os deslocamentos até a universidade inviabilizam que a pessoa leve adiante a ideia de seguir estudando.

No EAD, não existe esse problema. Isso porque as aulas acontecem no ambiente virtual de aprendizagem, e podem ser acessadas a qualquer momento, bastando ter um computador, tablet ou até mesmo celular com internet.

Na Univali, a maioria dos cursos de pós EAD tem cerca de um ano de duração, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.

As mensalidades mais baratas, a flexibilidade para estudar e a chance real de obter melhores salários no mercado de trabalho fazem dos cursos de pós-EAD um ótimo investimento para quem quer mudar de vida.

Faça sua inscrição on-line agora mesmo e dê início a novos rumos profissionais.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT