O que é pós-graduação? Como funciona? Tire suas dúvidas!

Postado em 19 de jul de 2022
Loading...

Você sabe o que é pós-graduação? Quais os tipos de cursos disponíveis? E qual a importância dessa qualificação para o seu currículo? Neste artigo, vamos tirar essas e outras dúvidas!

A procura por cursos de pós-graduação vem crescendo nos últimos anos.

Afinal, é uma qualificação cada vez mais importante para se destacar no mercado de trabalho e para ter perspectivas de remuneração mais altas. Contudo, ainda é muito comum ter dúvidas ao escolher uma pós-graduação, principalmente com relação ao tipos de pós.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo tudo sobre o universo da pós-graduação, além de trazer algumas indicações de instituições onde cursar no final do texto. Confira:

 

 

O que é pós-graduação?

Como o nome sugere, a pós-graduação engloba cursos superiores que podem ser feitos depois de ter concluído uma graduação — seja um bacharelado, uma licenciatura ou um tecnólogo.

Durante a graduação, é normal que determinados assuntos sejam abordados de forma mais superficial por conta da carga horária do curso.

Sendo assim, é muito comum que os diplomados busquem por uma pós-graduação para aprender mais a fundo sobre determinados conteúdos que despertaram a sua atenção.

Para ilustrar melhor o que estamos explicando, vamos imaginar a seguinte situação: Ana é formada em Letras e se interessou muito por literatura infantil durante a graduação. Para se aprofundar no assunto, uma pós em Literatura pode ser uma opção para a Ana.

Ou, vamos dizer que Ana gostaria de trabalhar em uma editora, revisando livros e outros materiais impressos. Uma pós-graduação em Revisão de Textos pode ser a formação ideal para que ela se especialize no assunto e se destaque no mercado de trabalho.

Ou seja, a pós-graduação é uma formação que permite aprofundar os conhecimentos e se especializar em determinada área de atuação de sua profissão.

Além disso, a pós-graduação também é importante para quem quer seguir carreira acadêmica, pesquisando e se aprofundando nos estudos de determinada temática.

Existem diferentes programas de pós-graduação, e eles estão divididos em lato sensu e stricto sensu. No tópico a seguir, explicaremos mais sobre os programas de pós-graduação.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Quais são os tipos de pós?

Como mencionamos, existem dois tipos de pós: lato sensu (englobando cursos de especialização e MBA, mais voltados ao treinamento prático e mercado de trabalho) e stricto sensu (que compreende o mestrado, mestrado profissional e doutorado, mais voltado para a construção de carreira acadêmica).

Abaixo, explicamos o que é e as características de cada um desses programas:

Mestrado

Os cursos de mestrado são indicados para quem quer seguir a carreira docente no ensino superior e trabalhar com pesquisa acadêmica. Confere o título de mestre. Para ingressar, é preciso ter um projeto de pesquisa, no qual vai trabalhar por cerca de 18 a 24 meses.

Ao final, é preciso defender a pesquisa diante de uma banca examinadora. Durante a pesquisa, o profissional conta com o orientador, que é escolhido no processo de inscrição. Essa pós exige muita dedicação e um dos pré-requisitos é ter domínio de um ou mais idiomas estrangeiros.

Mestrado profissional

O mestrado profissional também confere o título de mestre. A diferença é que este é voltado para para o mercado de trabalho. Ou seja, o objetivo é aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em organizações públicas e privadas.

A vantagem é que o ingresso costuma ser mais fácil. Afinal, essa pós-graduação não tem tanta concorrência quanto o modelo tradicional. Além disso, o mestrado profissional não costuma também cobrar um pré-projeto de pesquisa.

Doutorado

É um curso feito normalmente depois do mestrado. É destinado para quem deseja se tornar um pesquisador acadêmico e professor de instituições de ensino superior. Os requisitos de ingresso são semelhantes aos do mestrado, mas a duração do curso é de 4 anos.

Ao final, também é preciso defender a pesquisa diante de uma banca examinadora.

Master in Business Administration (MBA)

O MBA é o curso ideal para quem deseja se especializar na área de gestão e negócios.

Em função disso, é muito comum que profissionais que já atuam no mercado de trabalho, como empresários ou gestores, procurem por essa formação. Pode ter de um a dois anos de duração, dependendo da área de especialização.

Especialização

Os cursos de especialização são voltados para quem deseja aumentar seu conhecimento sobre determinado campo prático, desenvolvendo ainda mais as suas competências e habilidades.

Esse tipo costuma ter duração de um a dois anos e confere o título de especialista. Existem especializações nas variadas áreas do conhecimento, desde a Engenharia até o Direito.

🔵 Leia mais: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Para quem é indicado fazer pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são indicados para todas as pessoas que desejam aprofundar seus estudos em determinado assunto ou campo do saber.

Além disso, ela pode alavancar a carreira de muitos profissionais, sendo uma ótima opção também para quem busca alcançar novos horizontes. O essencial para cursar uma pós-graduação é ter diploma de ensino superior — seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Fora isso, a vontade de aprender, seguir se especializando, ter responsabilidade e saber administrar o tempo são características importantes para cursar a pós-graduação.

Quando começar uma pós-graduação?

Se você já tem diploma de ensino superior, é possível começar uma pós-graduação a qualquer momento. Pode ser em meses ou anos após a conclusão da faculdade, não existe um limite.

O ideal é cursar uma pós quando se sentir pronto para continuar os estudos.

Além disso, é possível fazer mais de um curso de pós-graduação. Ou seja, você pode começar pelas especializações e depois cursar o mestrado, por exemplo. Não existe regra, o mais importante é se sentir preparado e ter disposição para aprender.

Qual a importância da pós-graduação para o mercado de trabalho?

Com a concorrência atual e a facilidade de acesso a um curso superior, ter faculdade deixou de ser um diferencial e se tornou indispensável no currículo.

O mercado de trabalho brasileiro se encontra saturado em algumas áreas, e os níveis de desemprego do país atingiram valores preocupantes. Nesse cenário, encontrar formas de se destacar é essencial.

A pós-graduação pode ser uma formação para esse fim.

A 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas oferecidas solicitavam profissionais com pós-graduação. Além disso, pessoas com pós recebem salários até 225% mais altos do que quem não tem.

Ou seja, a pós-graduação é essencial para aqueles profissionais que buscam crescer e se desenvolver em sua profissão.

🔵 Leia também: Por que fazer uma pós-graduação? Veja 10 motivos!

Em quais áreas é possível fazer pós-graduação?

Devido a oferta de cursos de pós-graduação, especialmente lato sensu, terem aumentado bastante com o avanço da tecnologia, hoje é possível encontrar cursos de pós em praticamente todas as áreas do conhecimento que existem.

Confira abaixo algumas das principais áreas nas quais se especializar:

Qual a melhor opção para mim?

A escolha de uma pós-graduação está fortemente atrelada com os seus objetivos profissionais. Então, antes de qualquer coisa, é preciso que você reflita sobre a sua situação atual e quais os seus planos.

Quem deseja se especializar dentro do mercado de trabalho e ter destaque no currículo, com resultados a curto prazo, as especializações são ótimas opções.

Já para quem deseja seguir carreira acadêmica, a trajetória passa, inevitavelmente, por uma pós-graduação stricto sensu. Ter mestrado é uma exigência de diversas Instituições de Ensino para contratar um novo professor.

Há, ainda, o MBA, focado para quem quer uma imersão no mundo dos negócios. Nesse caso, é interessante já ter uma bagagem profissional.

Por isso, analise bem a sua situação e objetivos pessoais antes de tomar uma decisão.

Onde fazer a sua pós-graduação

Gostaríamos de aproveitar esse momento para convidar você a conhecer nossas indicações de instituições de ensino onde fazer o seu curso de pós-graduação.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos lato sensu com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações e MBA oferecidos seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sus pós-graduação!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!