Cursos de pós-graduação em TI que vão alavancar sua carreira

Postado em 26 de ago de 2022
Loading...

O profissional de TI é um dos mais importantes e valorizados nas organizações, pois empresas dos mais diferentes segmentos precisam com frequência de pessoas que acompanhem as atualizações da tecnologia e suas linguagens.

No entanto, a organização social Softex demonstrou que há escassez de profissionais para atender a demanda de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI).

Mais de 408 mil postos de trabalho não devem ser preenchidos em 2022 e as perdas acumuladas no setor chegaram a R$ 167 bilhões em 2020. Ou seja, sobram vagas e faltam pessoas qualificadas.

O lado positivo é que a qualificação pode ser feita de forma individual na modalidade EAD, em que o investimento é pequeno e o resultado é enorme.

A pós-graduação é um passo importante na trajetória profissional de quem deseja se destacar no mercado de trabalho, em especial para quem trabalha com tecnologia. Mas qual curso escolher? Vamos ajudar você a responder esta pergunta aqui.

Confira:

 

Por que apostar em uma pós-graduação em TI para crescer na carreira

O mercado de trabalho e as empresas estão cada vez mais exigentes e, a cada dia, conseguir se destacar tem sido um desafio para alguns candidatos.

Por isso, é importante buscar sempre por novas qualificações e conhecimentos para valorizar ainda mais seu currículo e alcançar as melhores oportunidades da área.

Com uma pós-graduação na área de tecnologia, o seu lado profissional será agregado com maiores salários, networking, novos conhecimentos e diversos outros pontos positivos que só esta área poderá te beneficiar.

Um dos motivos para que isso aconteça é que as empresas valorizam os profissionais que seguem a educação continuada por ser um dos principais pilares de um bom profissional.

Ter uma pós-graduação no currículo acaba demonstrando que você é um profissional dinâmico e que consegue atuar em várias áreas. Além disso, a tecnologia da informação se tornou ainda mais necessária dentro das empresas devido à transformação digital.

A cada dia, uma nova ferramenta é criada e quem sabe usar está sempre na frente.

🔵 Leia também: Curso de TI: por que fazer uma graduação de tecnologia?

Quem pode fazer pós em TI?

Diferente da graduação, a pós-graduação é única e exclusiva para quem já possui o diploma de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área do conhecimento.

O art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino podem ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu

Quanto tempo dura uma pós-graduação em TI?

O tempo de duração de uma pós-graduação depende de seu tipo. Por exemplo, uma pós do tipo lato sensu, que são as especializações e MBAs, têm duração de 360h. Esse período é distribuído entre 12 e 24 meses. Ou seja, você pode fazer sua pós em TI entre um e dois anos.

🔵 Leia também: Qual a diferença entre MBA e pós?

O que você vai aprender em uma pós em TI

Em geral, uma pós em TI oferece aulas com profissionais que já atuam no mercado.

Eles compartilham experiências, explicam conceitos e ensinam métodos de trabalho que estão em alta no mercado. Metodologias Ágeis, DevOps e Scrum são alguns exemplos de modelos que profissionais de TI conhecem em cursos de pós-graduação.

Além disso, alguns modelos de especialização contam com programas de aceleração profissional, que o ajuda a desenvolver as soft skills do profissional, sua rede de contatos, otimização de perfil no LinkedIn, etc.

🔵 Leia também: 23 profissões do futuro: tecnologia e inovação em destaque

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os melhores cursos de pós-graduação em TI

Agora que você já sabe os pontos positivos de fazer uma pós-graduação em TI, chegou a hora de conhecer os melhores cursos para se especializar na área. Confira:


1. Desenvolvimento de Software com Metodologias Ágeis

Essa é uma especialização para a área de desenvolvimento de software, sobretudo métodos de trabalho e organização das metodologias ágeis. Entre os temas abordados estão o Agile, Scrum e Kanban, possibilitando a aplicação direta na melhoria da produtividade.

Confira onde fazer o curso de pós:

2. Segurança da Informação

A especialização ensina a proteger empresas de diversos segmentos de ameaças cibernéticas e demais riscos presentes no universo digital. Busca aprimorar habilidades de integridade no estudante e, sobretudo, estratégias de segurança e otimização de sistemas.

Veja onde cursar a pós:

2. Telecomunicações com Ênfase em Redes, Sistemas de Informação e Internet das Coisas

A pós-graduação em Telecomunicações com Ênfase em Redes, Sistemas de Informação e Internet das Coisas é o curso ideal para atualizar seus conhecimentos acerca do uso das telecomunicações nos novos sistemas e internet das coisas.

Confira onde fazer a pós:

3. Data Warehouse e Business Intelligence

A pós-graduação em Data Warehouse e Business Intelligence desenvolve talentos no ramo de Tecnologia da Informação para lidar com o grande volume de dados, utilizando-os com inteligência de mercado. Veja em quais instituições fazer essa pós:

4. Engenharia de requisitos de Software

A pós-graduação em Engenharia de Requisitos de Software capacita o profissional para lidar com projetos de software e programação. Confira nossa indicação de instituição onde fazer a sua especialização nesta área:

5. Internet das Coisas, Conectividade e Sistemas de Informação

Esta pós-graduação prepara o profissional para os mais diversos campos da automação de processos digitais, permitindo às empresas capturar e analisar dados para a implementação de estratégias personalizadas.

Veja onde cursar:

6. Tecnologias e Desenvolvimento Web e Mobile

A pós-graduação em Tecnologias e Desenvolvimento Web e Mobile prepara e atualiza os conhecimentos de profissionais interessados em atuar na área de desenvolvimento para web e para dispositivos móveis.

Confira onde fazer a pós:

7. Gestão da Tecnologia da Informação

Essa pós-graduação traz ao profissional todos os conceitos e práticas de uma das áreas que mais cresce no mundo. Você se aprofunda em conceitos de liderança, gestão de pessoas, projetos e empresas.

Confira onde fazer a pós:

8. Lean Production

Essa especialização aborda técnicas para aumentar produções utilizando a menor quantidade de recursos possíveis e sem prejudicar a qualidade dos resultados. Você aprende a contribuir para a otimização de tempo, produtividade, organização de demanda e muito mais.

Veja onde cursar essa pós:

BÔNUS: Especializações que vão ajudar no trabalho de gestão de TI

O profissional de TI não pode ter apenas habilidades técnicas. Ele precisa desenvolver competências de gestão se quiser crescer na carreira.

Conheça especializações que vão ajudar você a desenvolver essas habilidades:

1. Gestão de Projetos PMI-PMBOK

A pós-graduação em Gestão de Projetos PMI-PMBOK capacita o profissional com foco total nas boas práticas da área, descrita no corpo de conhecimento internacional PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

Confira instituições onde cursar:

2. Gestão da Qualidade

A especialização visa a desenvolver conhecimentos para uma atuação completa dentro do setor de qualidade, seja em indústrias ou organizações, prezando pela qualidade do produto ou serviço final.

Confira onde fazer a pós:

3. Gestão da Cadeia de Suprimentos

Esta pós foca em gerenciar, controlar e inspecionar todos os materiais necessários para o pleno funcionamento de uma empresa, como gestão de fluxos de bens, serviços, finanças e muito mais dentro do universo da cadeia de suprimentos.

Veja onde cursar:

4. Gestão Estratégica de Negócios

Esse curso traz as técnicas, teorias e ferramentas mais modernas do mercado para preparar empresários para os desafios atuais do mundo dos negócios. Você aprenderá tudo que envolve a gestão de negócios, desde a parte financeira e contábil até gestão de pessoas e processos.

Veja em qual instituição cursar:

E então, conseguiu descobrir qual curso de pós-graduação em TI fazer para acelerar sua carreira? Não deixe de conhecer melhor os cursos acima!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!