Você se dedicou, montou um excelente currículo, tentou um processo seletivo que queria muito e, finalmente, conseguiu a tão esperada vaga. 

Com a alegria da aprovação, pode vir a ansiedade sobre como se portar no primeiro dia do novo emprego, mesmo que não seja o começo da sua trajetória profissional. 

Nesse texto daremos dicas para você mandar bem e passar uma ótima impressão nesse início tão importante! 

Confira: 

O que NÃO fazer no primeiro dia de trabalho
10 boas práticas para o primeiro dia de trabalho na nova empresa
O que falar no primeiro dia de trabalho
O primeiro dia de trabalho no home office
Ainda está estudando? Saiba como conciliar trabalho e estudos
Aproveite a oportunidade!

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da Univali!

O que NÃO fazer no primeiro dia de trabalho 

Passar uma boa impressão é essencial no primeiro dia de trabalho. Para isso, algumas práticas devem ser evitadas. São elas: 

Chegar atrasado 

Evite chegar depois do horário, mesmo que seja com poucos minutos de atraso. Se programe para chegar com antecedência à empresa. 

Mudar o combinado 

Se você já sabe os horários, salário e demais acordos sobre o seu contrato, não tente negociar algo diferente com o RH ou com seu gestor. 

Caso seja necessário por conta de algum imprevisto, espere alguns dias para ter essa conversa com os superiores, pois eles podem entender que a hora de acordar certas ideias era no momento da contratação. 

Destratar os colegas 

Mesmo que você não conheça as pessoas do novo emprego, trate-as bem e com respeito, sendo solícito e aberto.

Com o tempo, as relações vão amadurecendo e laços são criados. 

Falta de comprometimento 

Suas tarefas podem não estar totalmente determinadas e sua rotina pode ser pouco agitada no começo.

Contudo, não use esse tempo para ficar excessivamente mexendo no celular ou nas redes sociais. 

Lembre-se de manter o profissionalismo e a proatividade, perguntando ao gestor se há algo que você pode fazer para ajudar quando seu tempo estiver mais livre.  

10 boas práticas para o primeiro dia de trabalho na nova empresa

1. Se organize já no dia anterior 

Sua preparação para o primeiro dia de trabalho inicia no dia anterior.

Deixe sua bolsa/mochila e as coisas que precisa levar todas arrumadas, assim você evita esquecer de algo importante e, também, evita atrasos na hora de sair de casa. 

Outra dica é dormir bem, descansando o suficiente para o novo desafio. 

Ah, e claro: saiba o trajeto que precisa fazer até o trabalho, conferindo as rotas, horários do transporte coletivo e se programando para sair antes. 

2. Levante mais cedo no primeiro dia de trabalho 

Além de arrumar suas coisas anteriormente, acorde um pouco mais cedo do que precisa, assim consegue sair de casa com folga e não passa surpresas pelo trânsito, incluindo com o transporte público. 

Isso também faz com que você chegue um pouco antes do horário oficial no local de trabalho e possa acertar detalhes que ficaram pendentes, como acesso ao ponto eletrônico, buscar o crachá ou pegar algo no RH. 

3. Acredite em você 

Tenha em mente que, se a empresa te escolheu, é porque você é qualificado para o cargo. Sendo assim, relaxe e faça o melhor que puder pela sua vaga 

4. Preste muita atenção 

Fique atento aos detalhes, processos e rotinas no novo emprego.

Observe o dress code sugerido (se é mais formal ou pode ser informal), as atividades propostas e informações importantes que estejam sendo te passadas, como sistemas, senhas e regras do ambiente de trabalho. 

5. Não tenha medo de perguntar 

Caso tenha alguma dúvida sobre o que foi informado, não deixe de perguntar. Isso vale, principalmente, para o seu processo produtivo e funções designadas. 

6. Relacione-se bem 

Seja gentil e apresente-se como um novo colaborador para seus colegas de trabalho. Coloque-se à disposição para aprender e ajudar nas tarefas. 

Evite conflitos, sobretudo nos primeiros dias de emprego. Mantenha a comunicação não violenta e um diálogo saudável.

Um bom relacionamento torna as coisas no emprego ainda melhores, além de promover networking. 

7. Respeite as diferenças 

Manter um bom relacionamento com os colegas também envolve respeitar as diferenças. 

As empresas estão cada vez mais focadas em promover a diversidade, sendo assim, você vai ter contato com pessoas de diferentes lugares, religiões e ideologias. 

8. Mostre ter disciplina e responsabilidade 

Demonstrar que você é uma pessoa responsável e que tem disciplina desde o início passa uma boa imagem profissional, principalmente aos olhos dos seus supervisores. 

Isso inclui ser organizado, dedicar-se ao bom andamento das suas atividades, entregar tudo com qualidade, respeitar e entender as normas da empresa. 

9. De olho no dress code 

O ideal é perguntar antes de iniciar o primeiro dia, mas, caso esqueça, entenda o tipo de roupa que precisa usar no seu dia a dia. 

Evite decotes, excesso de acessórios e roupas muito informais. 

Não deixe de manter a higiene impecável. 

10. Estude 

Conheça o lugar onde você vai começar a trabalhar.

Pesquise sobre a história e a filosofia da empresa, veja quais são as conquistas mais recentes e descubra informações sobre o segmento.

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

O que falar no primeiro dia de trabalho 

Saber se portar no ambiente de trabalho também inclui evitar inconveniências e escolher bem as palavras.

Veja algumas dicas sobre o que dizer ao chegar lá: 

  • Agradeça pela oportunidade: ao encontrar o seu gestor, agradeça pela oportunidade de ter sido contratado. Conte que está feliz e animado com o novo desafio e se coloque à disposição. 
  • Faça perguntas: demonstre interesse perguntando coisas pertinentes sobre sua função, o ambiente de trabalho e pontos da empresa. Mas lembre-se de prestar atenção no que seu gestor disser, evitando soar repetitivo.  
  • Vida pessoal: sim, é essencial ter uma boa relação com seus colegas. Mas segure um pouco as perguntas pessoais nos primeiros dias. O profissionalismo deve imperar nessas horas. 
  • Evite sugestões logo que chegar: é possível que a empresa tenha pontos que podem ser melhorados, como processos, por exemplo. Mas entenda e estude primeiro o ambiente para então fazer sugestões ou críticas, evitando ser inconveniente. 
  • Cumprimentos: despeça-se dos seus colegas no final do expediente. Ao chegar no outro dia, cumprimente com um “bom dia” e mantenha a simpatia.  

O primeiro dia de trabalho no home office 

Mesmo que não precise se deslocar até o seu trabalho, as posturas de primeiro dia, semelhantes às de emprego presencial, devem ser mantidas. 

Uma dica é evitar quaisquer atrasos, entregando os documentos com antecedência, conferindo se você tem tudo o que precisa para começar as atividades no horário previsto, como acesso à internet, computador ligado, webcam e microfone posicionados, entre outros pontos importantes. 

Assim que você começar seu primeiro dia, provavelmente vão te passar senhas, e-mails corporativos e demais informações de acesso.

Lembre-se de guardar tudo isso em local seguro e de fácil lembrança para você. 

Da mesma forma que indicamos para o trabalho presencial, cumprimente seus colegas e seu gestor e agradeça pela oportunidade.

Coloque-se à disposição e, mesmo se tiver pouca demanda, não deixe de se mostrar disposto a ajudar e colaborar. 

Outro ponto essencial é que, mesmo estando em casa, a organização deve permanecer.

Deixe estipulado seus horários de entrada, almoço, retorno e saída, mantendo seu status atualizado nos aplicativos usados, se for necessário. 

Ainda está estudando? Saiba como conciliar trabalho e estudos 

Muitas pessoas assumem o desafio de conciliar trabalho e estudo.

Há uma série de comportamentos que colaboram e muito para um desempenho saudável das duas atividades, o que permite um avanço profissional e acadêmico sustentável e agradável. 

O primeiro passo é organizar a sua rotina, com horários demarcados para as coisas que precisa fazer, não esquecendo de deixar intervalos para descanso e para atividades extracurriculares ou que demandem tempo fora da universidade, como trabalhos em grupo e estudos para provas. 

No trabalho, o mais indicado é fazer tudo que precisa no horário de expediente, assim você evita trazer demandas para casa. 

Uma opção para quem deseja conquistar um diploma e continuar trabalhando são as graduações à distância, chamado de ensino EAD.

Com aulas online e horários flexíveis, o estudante consegue encaixar o conteúdo até em rotinas mais agitadas. 

O modelo de ensino está cada vez mais popular no Brasil, sobretudo após a pandemia de Covid-19, visto que é possível acessar as aulas de qualquer lugar, sem precisar se deslocar até o local – salvo em casos específicos e que são avisados com antecedência, dependendo, também, do curso escolhido.  

Contudo, ao procurar uma instituição de ensino para começar sua graduação EAD, é essencial ficar de olho se o local possui certificação do Ministério da Educação (MEC) e boas avaliações. 

Quer saber um espaço que vale a pena conhecer? 

A Univali, uma das melhores universidades do Brasil e a melhor instituição de ensino privada de Santa Catarina. 

Conheça os cursos de graduação EAD disponíveis e dê o primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional! 

Aproveite a oportunidade 

Anotou todas as dicas por aí? 

Apesar do nervosismo e da ansiedade que um novo desafio causa, veja a situação como uma oportunidade de crescimento que foi oferecida. 

Conforme falamos, por mais clichê que pareça, você foi escolhido para a vaga porque se encaixa naquele espaço. 

Com tranquilidade e dedicação, seu caminho será brilhante dentro da nova empresa. 

Boa sorte! 

Este conteúdo sobre como se comportar no primeiro dia de trabalho foi útil? Você também pode se interessar:

Receba dicas valiosas para acelerar sua carreira

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT