As necessidades do mercado de trabalho são amplas. Independente do segmento, qualquer área precisa de profissionais generalistas, que compreendem o global, e profissionais especialistas, que se dedicam a determinado assunto.

Você está no início de carreira e ainda não sabe qual caminho seguir. Então, neste artigo você vai conferir as diferenças entre um profissional generalista e um profissional especialista e entender a importância de cada um.

Neste artigo, você vai conferir:

O que é “generalista” e “especialista”?
Qual a vantagem de ser um profissional generalista?
Qual a vantagem de ser um profissional especialista?
Generalista ou especialista: qual caminho escolher?
Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: formação generalista ou especialista
Pós-graduação: um caminho para profissionais especialistas
Soft Skills: habilidades para qualquer tipo de profissional
Estude no EAD Univali

homem com roupa social e, ao lado, notebook, caneta, óculos e celular

O que é “generalista” e “especialista”?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber qual a diferença entre as duas palavras, generalista e especialista.

“Generalista”, conforme o dicionário, é:

indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.

Já “especialista”:

indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc.

Um bom exemplo para compreender essas duas funções é na área da medicina.
Ao concluir o curso, o médico estará apto para atuar como clínico geral, caracterizado por ter um amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto.

Contudo, ele pode optar por ampliar os seus estudos através de uma residência e se especializar em alguma área, como pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, oftalmologia, entre outras.

Qual a vantagem de ser um profissional generalista?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, principalmente com a inserção de novas tecnologias na rotina.

Considerando esse cenário, ter uma boa compreensão sobre vários tópicos pode ser uma vantagem.

Por ter uma visão global, o generalista pode encontrar soluções que um especialista pode não ser capaz de ver.

Uma abordagem mais ampla e um entendimento completo pode ajudar a tomar decisões melhores. Um generalista, por ter uma visão geral, tem a possibilidade de "pensar fora da caixa" e transitar por outras áreas.

Além disso, conhecer várias funções permite mais flexibilidade de carreira, já que diferentes habilidades se encaixam em muitas possibilidades. 

Qual a vantagem de ser um profissional especialista?

Uma vantagem expressiva do profissional especialista é a possibilidade de melhor remuneração. Afinal, é preciso de investimento em estudo (e tempo!).

Os cargos de especialista costumam ser bem definidos, exigindo profissionais realmente capacitados para desempenhar tais funções. 

Como especialista, você tem a oportunidade de se tornar um líder em sua área de atuação. Com o tempo, você pode se tornar uma referência ao propor soluções e ideias que ajudem outras pessoas. 

Generalista ou especialista: qual caminho escolher?

É muito comum que, no início da carreira, o profissional seja mais generalista. Afinal, ele ainda está explorando o mercado.

Porém, mesmo com o passar dos anos, a experiência e, até mesmo, especializações, é importante frisar que é sempre importante manter características de um profissional generalista.

Em cargos de gestão, é fundamental ter uma visão macro sobre os negócios. Assim, pessoas que almejam cargos de gestão, precisam adotar características de um profissional generalista, pois vão dialogar com todas as áreas da empresa.

Já o profissional especialista está intimamente ligado a cargos técnicos, como projetistas, cirurgiões, especialistas em ferramentas de Marketing e analistas em geral.

Quem deseja trabalhar de forma autônoma, prestando consultorias e mentorias, precisa ser um profissional especialista. Afinal, o seu “cartão de visitas” é a bagagem de conhecimento que você carrega na sua área.

A escolha entre ser generalista ou especialista está ligada com os seus objetivos profissionais a longo prazo.

Mas, independente disso, tenha em mente de que um profissional generalista não é um profissional raso, assim como um profissional especialista não é focado somente em um ramo, esquecendo de todo o resto. Ambas são atuações profissionais que surgem a partir de demandas e necessidades específicas.

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: formação generalista ou especialista

Os cursos superiores são divididos em três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Os bacharelados oferecem uma formação mais generalista. A grade curricular apresenta diversas disciplinas para explorar a área de estudo.

A licenciatura também é uma formação generalista, que instiga possibilidades. A principal diferença é a questão de ser um grau voltado para quem deseja ministrar aulas no ensino básico, em níveis fundamental e médio.

Já o tecnólogo é uma formação focada na área de estudo. A grade curricular não é tão abrangente quanto a de um bacharelado, por exemplo. O tecnólogo tem como objetivo formar pessoas especializadas para o mercado de trabalho.

Por consequência, a duração do bacharelado e da licenciatura costuma ser de quatro a seis anos. Já a duração do tecnólogo varia de dois a três anos.

Pós-graduação: um caminho para profissionais especialistas

A pós-graduação é um excelente caminho para quem deseja se tornar um profissional especialista.

Ao continuar os estudos após a graduação, é possível aprofundar temas vistos ao longo desse percurso e, ainda, desenvolver a carreira em áreas específicas, que demandam por pessoas especializadas.

Por exemplo: Um profissional formado em Administração pode fazer uma pós-graduação em Administração Pública e tornar-se muito valorizado, pois terá conhecimentos específicos sobre o setor público.

Outro aspecto interessante é a remuneração. Pesquisas indicam que um diploma de pós-graduação pode aumentar o salário em 118%.

Soft Skills: habilidades para qualquer tipo de profissional

As soft skills são habilidades socioemocionais essenciais para qualquer tipo de profissional, seja ele generalista ou especialista.

Um levantamento mostrou que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

Assim, além do conhecimento teórico, é importante aprimorar o lado emocional. Os recrutadores estão buscando, cada vez mais, essas características na hora da contratação.

Algumas soft skills muito valorizadas pelo mercado, são:

  • Colaboração: saber trabalhar em equipe, ser cordial e ajudar os colegas quando for necessário;
  • Liderança: capacidade de motivar, instigar, captar talentos e assumir a responsabilidade por decisões comuns;
  • Adaptabilidade: lidar com novos desafios em tempo hábil, resolver crises e prever situações;
  • Criatividade: propor sugestões para resolver problemas e implementar novas práticas para otimizar o trabalho;
  • Empatia: Entender as necessidades do cliente e a capacidade de selecionar as melhores soluções para atendê-los;
  • Organização: priorizar corretamente as tarefas e gerenciar os processos de trabalho dentro do prazo.

Estude no EAD Univali

Independente do caminho que você escolher, é importante contar com uma formação de excelência para impulsionar o seu futuro profissional.

O EAD Univali oferece cursos de graduação e pós-graduação para você se destacar no mercado de trabalho.

Na graduação, são mais de vinte opções, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.

Já na pós-graduação, são mais de cem opções, divididas em quatro escolas:
  1. Escolas de Artes, Comunicação e Hospitalidade;
  2. Escola de Negócios;
  3. Escola do Mar, Ciência e Tecnologia;
  4. Escola de Educação.
A Univali é a Instituição de Ensino Superior não-pública catarinense que está entre as 81 melhores universidades da América Latina. Também é a universidade não-estatal melhor classificada no Índice Geral dos Cursos (IGC) do MEC.

Os cursos a distância oferecem a mesma qualidade do presencial, com o conteúdo elaborado por professores mestres, doutores e especialistas.

Ficou interessado? Então, aproveite para conhecer o EAD Univali e impulsione o seu futuro profissional! 
New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT