Profissional generalista ou especialista: qual é a diferença?

Postado em 21 de fev de 2021
Loading...

As necessidades do mercado de trabalho são amplas.

Independente do segmento, qualquer área precisa de profissionais generalistas, que compreendem o global, e profissionais especialistas, que se dedicam a determinada função.

Se você está no início da carreira ou não sabe qual caminho escolher, leia este artigo!

Aqui, você vai conferir as diferenças entre esses dois perfis profissionais, a importância de cada um e como escolher entre ser generalista ou especialista. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que significa ser generalista ou especialista?

Antes de entender qual é o seu perfil, é preciso saber a diferença entre os dois conceitos.

Um profissional generalista, segundo o dicionário, é um indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.

Já o especialista, como o nome indica, tem habilidades e conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade ou ramo. Ou seja, enquanto o generalista tem um conhecimento diverso, o especialista foca em um saber.

No mercado de trabalho, essa dinâmica se traduz da seguinte forma: o profissional generalista costuma atuar em funções mais amplas, que exijam conhecimento geral sobre a área, enquanto o especialista realiza atividades que são sua especialidade.

Um bom exemplo é um médico. Ele pode escolher atuar como clínico geral ou em uma especialidade (cardiologia, dermatologia, pediatria, etc), dependendo do perfil.

Qual a vantagem de ser um profissional generalista?

Como você viu, por conta de seu perfil mais abrangente, o profissional generalista consegue ter uma visão global do negócio e de suas atividades, podendo encontrar soluções que um profissional especialista pode não ser capaz de ver.

Esse perfil também facilita a possibilidade de "pensar fora da caixa" e transitar por áreas diferentes, tornando melhores a tomada de decisão e a proposição de soluções.

Além disso, conhecer várias funções permite mais flexibilidade de carreira, já que diferentes habilidades se encaixam em muitas possibilidades.

Qual a vantagem de ser um profissional especialista?

Por sua vez, uma vantagem expressiva do profissional especialista é a quantidade de conhecimento agregado sobre sua área de atuação. Esses profissionais costumam ter funções bem definidas e serem parte essencial da tomada de decisão envolvendo sua área.

Por conta disso, costumam ter possibilidades de melhor remuneração.

Ser um especialista também possibilita o profissional de se tornar um líder de sua área, uma referência para os colegas e alguém a quem recorrer na hora de encontrar soluções.

🔵 Leia também: 5 profissões para pessoas observadoras

Generalista ou especialista: qual escolher?

A resposta para estar pergunta depende de duas questões: qual é o seu perfil e quais são os seus objetivos profissionais? Somente entendendo para qual dos dois lados você pende, e o que quer para sua vida profissional, é que você encontrará a resposta.

Se você é uma pessoa que, naturalmente, se interessa por de tudo um pouco, o mais provável é que será mais feliz em uma atuação generalista. Mas se você gosta muito de uma área ou atividade específica, terá mais sucesso sendo um especialista.

Então, procure o autoconhecimento na hora de avaliar.

Tendo um perfil generalista, você pode buscar a gestão de um time, por exemplo. Isso porque os cargos de gestão exigem uma visão macro sobre os negócios e o diálogo com pessoas diferentes que fazem atividades diferentes.

Agora, tendo um perfil especialista, você pode atuar em cargos mais técnicos, que envolvam ferramentas específicas e atividades de análise. Nesse caso, ser um cirurgião, um analista de marketing, um projetista, etc.

E se você deseja atuar de forma autônoma, pode misturar um pouco dos dois perfis, talvez atuando mais como um profissional em T.

Isso porque você precisa das características generalistas para entender o seu mercado e buscar clientes, mas também precisa das características especialistas para prestar seu serviço.

A escolha, então, está ligada às suas características pessoais e aos seus objetivos de carreira.

 

 

 

Qual tipo de graduação é mais indicada para cada perfil

Sabendo qual dos perfis você tem e quais são seus objetivos profissionais, fica mais fácil escolher a formação ideal para a sua carreira desejada. Falando nisso, você sabia que cada tipo de graduação pode ajudar melhor um perfil diferente? Pois é, confira abaixo:

  • Bacharelado: este tipo de graduação é mais longo, costuma durar entre 4 e 6 anos, e tem a característica de ser mais amplo. Ou seja, ele passa por mais tópicos dentro da área de atuação a fim de que o estudante aprenda um pouco sobre todos eles antes de escolher aquele no qual quer investir. Isso significa que esse é um bom tipo de formação para o profissional generalista.
  • Licenciatura: esse tipo de faculdade também é indicada para os profissionais generalistas que queiram atuar na educação. Isso porque ela abrange um leque amplo de tópicos dentro de uma formação, preparando o estudante para atuar como professor do ensino básico.
  • Tecnólogo: por sua vez, a graduação tecnológica é uma formação mais indicada para quem tem o perfil especialista. Isso porque ela é uma faculdade focada na área de atuação. Ou seja, o tecnólogo forma pessoas especializadas para atuar em uma função.

Além da graduação, quem tem perfil generalista ou especialista também pode contar com a pós-graduação. Para o especialista, por exemplo, as especializações e MBAs caem como uma luva, pois focam a formação em uma área determinada.

a pós-graduação strictu senso pode ser o indicado para os generalistas, já que abre o leque de possibilidades durante a pesquisa para o mestrado e doutorado.

E então, o que você achou desse conteúdo? Ajudou na sua jornada de construção de carreira? Conte para gente aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!