A Psicopedagogia é uma ciência que mistura duas áreas do conhecimento: a Psicologia e a Pedagogia. O psicopedagogo estuda o processo de aprendizado do ser humano, identificando quais dificuldades existem na assimilação do conteúdo e como intervir para auxiliar. É possível ingressar na área fazendo um bacharelado ou optando por uma

pós-graduação, caso você já tenha formação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia ou em alguma licenciatura.

Geralmente, este profissional trabalha diretamente com crianças e adolescentes em idade escolar, mas vem crescendo no mercado a necessidade do profissional em outros nichos, como na lida com idosos e na educação especial independente da idade.

 

O que faz um psicopedagogo?

Existem duas grandes possibilidades de atuação na área, a psicopedagogia clínica e a psicopedagogia institucional. O nosso curso de pós-graduação EAD foca na área institucional, em que o profissional atua em conjunto com outros profissionais dentro de

instituições de ensino, a fim de auxiliar os alunos a desenvolverem melhor seu aprendizado.

O profissional habilitado em Psicopedagogia, o psicopedagogo, precisa entender quais são os ensinamentos passados pelos colegas professores e avaliar as particularidades de aprendizagem de cada indivíduo.

Isto é útil na área clínica, durante o atendimento de crianças em idade escolar que estão com problemas de aprendizado, mas também na área institucional, de maneira mais ampla, para buscar uma educação de melhor qualidade, evitar conflitos e a evasão escolar, e ajudar a instituição de ensino em seu objetivo.

Como é o mercado de trabalho na Psicopedagogia?

De acordo com a revista Nova Escola, a Psicopedagogia sempre foi uma das especializações mais procuradas por educadores. O psicopedagogo habilitado para trabalhar na área institucional faz atendimentos em grupos dentro de escolas, empresas, hospitais e até mesmo em ONGs.

Apesar dessa profissão ser associada com as crianças, no mercado privado, por exemplo, o profissional pode atuar com os colaboradores para melhorar a performance. Entre suas tarefas, estão a avaliação dos comportamentos individuais e de fatores que podem influenciar no desempenho e afetar também o coletivo.

Na educação básica, existe uma lei que institui a necessidade de um psicopedagogo em todas as instituições de ensino, para auxiliar os alunos com deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Desta forma, uma das possibilidades de trabalho é por meio de concurso público. No setor privado, os salários iniciais ficam em torno de R$ 1.500,00.

 

Por que escolher uma pós-graduação EAD?

Quem trabalha com Pedagogia sabe bem da importância da educação continuada, ou seja, sabe que a área da Educação valoriza aquele profissional que busca aprender e se atualizar. Além de ser importante para ofertar o melhor para os alunos, a atualização dos conhecimentos é uma das formas de aumentar o salário na docência.

Voltar a estudar pode parecer intimidador, mas com a especialização em Psicopedagogia EAD você se qualifica sem precisar abrir mão do seu trabalho e da sua rotina. Em momentos de crise, como o que vivemos atualmente no país, a procura por profissionais altamente qualificados aumenta.

Os especialistas em recrutamento consideram que um erro comum é pensar em se atualizar a penas quando se está procurando emprego. Uma frase famosa do ex-presidente americano John F. Kennedy avisa: “O momento de consertar o telhado é quando o sol está brilhando”. Por isso, ainda que a atualização profissional seja importante para a qualificação de um bom candidato, ela também é essencial para aqueles que já estão trabalhando. A

vantagem da pós-graduação EAD é a facilidade do gerenciamento de tempo e dinheiro, independente do seu momento de vida.

Psicopedagogia na Univali

A nossa especialização em Psicopedagogia EAD tem caráter multidisciplinar, trazendo elementos tanto das áreas de Pedagogia e Psicologia, como também ensina sobre os fatores emocionais, sociais e individuais.

Com um ano de duração, dividido em quatro eixos, este curso oferece 360h de conteúdo de forma prática e personalizada, pensando em um aluno já inserido no mercado de trabalho e com vontade de se atualizar.

Tudo isto com a metodologia e o corpo docente de uma universidade renomada, referência na região há quase 60 anos e considerada uma das melhores da América Latina.

E aí, acha que tem o perfil para trabalhar com Psicopedagogia?

Mude o mundo começando pelo seu: inscreva-se agora e garanta sua vaga no curso!

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT