Psicopedagogia: mercado de trabalho, quanto ganha e onde estudar

Postado em 29 de out de 2022

A Psicopedagogia é uma ciência que mistura duas áreas do conhecimento: a Psicologia e a Pedagogia. A psicopedagoga estuda o processo de aprendizado do ser humano, identificando quais dificuldades existem na assimilação do conteúdo e como intervir para auxiliar.

É possível ingressar na área fazendo um bacharelado ou optando por uma pós-graduação, caso você já tenha formação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia ou em alguma licenciatura.

Geralmente, este profissional trabalha diretamente com crianças e adolescentes em idade escolar, mas vem crescendo no mercado a necessidade do profissional em outros nichos, como na lida com idosos e na educação especial independentemente da idade.

Conheça mais detalhes dessa especialidade a seguir:

O que faz uma psicopedagoga?

Existem duas grandes possibilidades de atuação na área, a Psicopedagogia Clínica e a Psicopedagogia Institucional. Nesta, o profissional atua em conjunto com outros profissionais dentro de instituições de ensino, a fim de auxiliar os alunos a desenvolverem melhor seu aprendizado.

A profissional habilitada em Psicopedagogia, a psicopedagoga, precisa entender quais são os ensinamentos passados pelos colegas professores e avaliar as particularidades de aprendizagem de cada indivíduo.

Isto é útil na área clínica, durante o atendimento de crianças em idade escolar que estão com problemas de aprendizado, mas também na área institucional, de maneira mais ampla, para buscar uma educação de melhor qualidade, evitar conflitos e a evasão escolar.

🔵Leia também: Por que a segunda licenciatura pode alavancar sua carreira docente

Como é o mercado de trabalho na Psicopedagogia

De acordo com o portal Nova Escola, a Psicopedagogia sempre foi uma das especializações mais procuradas por educadores. A psicopedagoga habilitada para trabalhar na área institucional faz atendimentos em grupos dentro de escolas, empresas, hospitais e até mesmo em ONGs.

Apesar dessa profissão ser associada com as crianças, no mercado privado, por exemplo, o profissional pode atuar com os colaboradores para melhorar a performance. Entre suas tarefas, estão a avaliação dos comportamentos individuais e de fatores que podem influenciar no desempenho e afetar também o coletivo.

Na educação básica, a Lei 13.935/2019 instituiu a obrigatoriedade de atendimento psicológico e social a estudantes e educadores da rede pública de ensino. Esse atendimento deve ser feito por uma equipe multiprofissional, incluindo os profissionais especializados em Psicopedagogia.

Quanto ganha uma psicopedagoga

Uma psicopedagoga recebe R$ 2.850,87, em média, para uma jornada de trabalho de 33 horas semanais no Brasil. O teto salarial é de R$ 5.758,22, de acordo com dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Vale lembrar que o salário varia de acordo com o nível de senioridade e o tamanho da rede escolar em que atua a profissional. Psicopedagogas autônomas que atuam em clínicas próprias geralmente têm rendimentos maiores.

🔵Leia também: Salário de professor: piso, média nacional, cargos e mercado

Onde cursar uma pós em Psicopedagogia reconhecida pelo MEC

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

Por que escolher uma pós-graduação EAD

Quem trabalha com Pedagogia sabe bem da importância da educação continuada, ou seja, sabe que a área da Educação valoriza aquele profissional que busca aprender e se atualizar.

Além de ser importante para ofertar o melhor para os alunos, a atualização dos conhecimentos é uma das formas de aumentar o salário na docência.

Com a especialização em Psicopedagogia EAD, você se qualifica sem precisar abrir mão do seu trabalho e da sua rotina. E aí está a grande vantagem de fazer uma especialização a distância: a facilidade do gerenciamento de tempo e dinheiro, adequando-o ao seu momento de vida.