Quem faz Pedagogia pode dar aula de quê?

Postado em 28 de jul de 2021
Loading...

A área da Pedagogia é uma das que mais chama atenção de quem gosta de Educação e do meio acadêmico.

Mas, quem faz Pedagogia pode dar aula de quê?

Essa é uma dúvida muito comum e vale a pena mostrar quais são as áreas de atuação de um pedagogo. O que muita gente não sabe é que é possível trabalhar até mesmo fora da sala de aula.

Entenda:

 

Pedagogos podem dar aula, sim! Mas não em todos os níveis

Sim, os pedagogos são habilitados para dar aulas normalmente. Porém, seu currículo de conhecimento abrange os anos iniciais de formação.

Isso quer dizer que não é possível dar aulas de áreas específicas, como História ou Geografia para Ensino Fundamental e Médio.

Nesse caso, é preciso ter formação nessas duas áreas. Caso o pedagogo queira lecionar uma matéria específica, é preciso fazer uma segunda licenciatura.

De qualquer modo, o pedagogo pode atuar dentro da sala de aula principalmente com crianças e tem um papel muito importante em seu desenvolvimento.

Dentro da Educação, o momento da infância é visto como um divisor de águas na maneira como o estudante irá aprender e se inserir na sociedade futuramente.

Veja em quais áreas um Pedagogo pode atuar:

Aulas de Educação Infantil e Primária

É a possibilidade mais comum e mais conhecida do trabalho como pedagogo.

É o trabalho dentro da sala de aula, diretamente com as crianças de zero a seis anos. Ou seja, é a atuação tanto com bebês quanto na fase de alfabetização.

O curso de Pedagogia consegue oferecer todos os conhecimentos necessários para essa faixa etária e os conhecimentos aprendidos pelas crianças nessa fase têm grande importância para o futuro.

Além disso, o profissional também pode assumir aulas da Educação Primária, como Ciências e Matemática básica.

Educação Especializada e Inclusiva

Outro tipo de trabalho que os pedagogos estão aptos a oferecer é o de aulas em salas de educação especializada e inclusiva ou atuar como apoio desse estudante nas escolas.

Esse é um papel muito importante e relevante, pois contribui com a inclusão nas escolas e no aprendizado.

O pedagogo formado conhece as melhores técnicas para essa função, assim como maneiras diferentes de ensinar para que a aula seja, de fato, inclusiva.

Essa é uma área sempre em discussão, por isso, vale a pena se especializar para atender essa demanda.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Os pedagogos também podem assumir aulas dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que buscam alfabetizar e ensinar o currículo da educação básica para jovens e adultos que já saíram da idade escolar, mas ainda não completaram seus estudos.

Esse programa é bastante importante socialmente e também relevante para os pedagogos, pois a maneira de ensinar crianças e adultos muda significativamente, o que também é aprendido durante o curso de graduação.

Ensino Superior (acadêmico)

Mas existe a possibilidade de dar aulas no Ensino Superior?

Se o pedagogo for um acadêmico, ele pode dar aulas para os novos estudantes da Pedagogia que estão na graduação, somando tanto com o conhecimento técnico da área quanto com suas experiências.

Além disso, uma outra possibilidade de atuar diretamente no ensino superior é realizando pesquisas, algo também muito importante para o desenvolvimento da área, no geral.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A diferença entre o pedagogo e o professor

Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais.

Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia.

Assim, são professores, mas não são pedagogos. Além disso, quem faz Pedagogia pode dar aula mas também pode atuar em outros tipos de áreas.

Isso porque a Aprendizagem é uma área complexa que envolve diferentes pontos educacionais, não apenas a presença dentro da sala de aula, como veremos mais à frente.

O salário do professor também muda de acordo com sua área de atuação.

Além disso, existe a possibilidade tanto de atuar em escolas públicas quanto em instituições privadas.

🔵Leia também: Como trabalhar na área da educação? Confira possibilidades de graduação

Licenciatura e bacharelado em Pedagogia: qual é melhor?

Na hora de cursar Pedagogia, existem dois formatos que podem ser escolhidos: licenciatura e bacharelado.

A licenciatura é voltada para a presença em sala de aula, trazendo informações técnicas que auxiliem no dia a dia de um professor de ensino infantil ou básico.

O bacharelado, por sua vez, tem foco maior nas teorias do aprendizado, políticas públicas e atuação na sociedade.

Ambos os formatos contam com demanda, porém a licenciatura é mais bem aceita por conseguir atuar em sala de aula e por também permitir a atuação em outras áreas.

Na prática, ambos os formatos podem ser interessantes, tudo depende do tipo de trabalho que você deseja assumir depois de formado.

Além disso, a Pedagogia é uma área que sempre exige novas capacitações e especializações.

Portanto, tenha em mente que o aprendizado continua para diversas áreas depois de ter o diploma na mão.

Como escolher uma faculdade EAD

Outras áreas de atuação da Pedagogia

Como vimos, quem faz pedagogia pode dar aula, mas também consegue atuar em outras funções que envolvem o conhecimento sobre aprendizagem.

Essa área é bastante ampla e pode participar de diversos pontos da sociedade. Veja alguns a seguir!

  • Gestão de escolas: além das aulas, toda escola precisa de um bom gestor para conseguir atender às demandas dos professores, funcionários e, claro, dos estudantes. Ser um pedagogo nessa função ajuda no desenvolvimento de estratégias focadas na melhoria do aprendizado;
  • Organizações Não-Governamentais (ONGs): existem muitas ONGs voltadas à melhoria da aprendizagem, educação e inclusão no Brasil, sendo que os pedagogos podem atuar como mentores para tomadas de decisão;
  • Empresas fabricantes de brinquedos: de maneira geral, os brinquedos têm grande potencial de auxiliar no desenvolvimento das crianças e os pedagogos podem ajudar na elaboração, visando melhor aprendizagem;
  • Empresas de tecnologia: da mesma maneira, os games hoje são muito presentes na vida das crianças e, por isso, jogos educativos podem ser criados com esses profissionais, além de contribuírem com ideias para a gamificação do ensino;
  • Bibliotecas e livrarias: a prática de contar histórias é negligenciada por muitos, mas ajuda na imaginação, concentração e na criatividade das crianças. Por isso, o pedagogo consegue trabalhar nesses locais para ajudar nesse desenvolvimento;
  • Hospitais infantis: sem dúvida, este é um dos locais em que a presença de um educador especializado em pedagogia hospitalizar faz toda a diferença para manter o desenvolvimento das crianças e estimular a aprendizagem;
  • Mercado editorial: livros infantis também passam pela análise de pedagogos especializados no mercado editorial, para que não haja menções a violências, por exemplo, ou causem prejuízo ao seu desenvolvimento.

Viu como quem faz Pedagogia pode dar aula e ainda ter diversas outras funções na sociedade?

Devido a essa variedade de opções de carreira, toda pedagoga e pedagogo deve ir além da graduação e fazer uma especialização, um mestrado ou um doutorado.

Aqui no Blog do EAD, você encontra guias que vão te ajudar a consolidar sua carreira docente. Confira:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!