7 práticas para conquistar reconhecimento profissional

Postado em 4 de mai de 2021
Loading...

Alcançar reconhecimento profissional é o objetivo de carreira da maioria das pessoas. Afinal, quem não deseja se sentir valorizado dentro de sua área de atuação, não é mesmo?

Reconhecimento profissional é aquele retorno positivo sobre o comportamento ou trabalho de um profissional. Ele pode vir em forma de elogios, bonificações, promoções, entre outros.

Contudo, por mais que seja algo desejado por todos, o caminho para obter reconhecimento profissional pode não ser tão fácil de traçar.

Quais atitudes ter ou evitar para ser reconhecido? Quais práticas diárias podem me ajudar nesse processo? Essas são algumas perguntas que você pode estar fazendo neste momento.

Pensando nisso, trazemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre reconhecimento profissional e como alcançá-lo. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é reconhecimento profissional?

Reconhecimento profissional é toda forma que a empresa empregadora utiliza de demonstrar ao colaborador que ele está fazendo um bom trabalho. Ou seja, pode ser um elogio do gestor, um aumento de salário ou até mesmo uma promoção.

São ações de valorização do profissional, buscando mostrar que ele está no caminho certo e, por isso, está sendo reconhecido.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

A importância do reconhecimento profissional

Mas, por que é tão importante receber reconhecimento profissional?

Ser reconhecido em sua área de atuação, seja através de um elogio ou de uma promoção, é uma forma de se certificar que você está no caminho certo enquanto profissional.

Ou seja, o reconhecimento pode servir como uma espécie de bússola para indicar onde você está acertando e como pode se tornar cada vez melhor no que faz.

Além disso, receber reconhecimento e ser valorizado como profissional é importante para que você se sinta realizado e tenha ainda mais vontade de ser produtivo e eficiente no seu trabalho.

Assim, podemos dizer que é um passo importante na carreira de todo o profissional que busca crescer e se desenvolver.

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Práticas diárias para conquistar o reconhecimento profissional

Alcançar o reconhecimento profissional é o sonho de todo colaborador, não é mesmo?

Mas, por onde começar? Quais os primeiros passos para ser reconhecido na sua profissão? A seguir, trazemos uma série de práticas que certamente o deixarão mais perto de conquistar o reconhecimento profissional.

Confira:

1. Seja proativo

Não importa qual seja sua área de atuação, ser proativo é uma qualidade imprescindível para todos os profissionais. As pessoas proativas estão sempre em busca de formas de trazer melhores resultados para a empresa, indo além daquilo que é esperado para sua função.

Ou seja, esses profissionais não esperam ser demandados e mostram muita autonomia para tomar atitudes e encontrar soluções para os problemas que surgem.

Esse tipo de atitude demonstra a importância de sua participação para o time, garantindo que podem contar com o seu jogo de cintura para resolver os mais diversos problemas. Logo, trabalhar essa habilidade certamente trará muitos benefícios para sua carreira.

2. Trabalhe novas habilidades

Para ser um profissional de destaque, é essencial que você continue investindo no aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e pessoais.

Afinal, por melhor que você possa ser em sua área de atuação, sempre existe espaço para que novas competências sejam desenvolvidas.

No campo técnico, por exemplo: será que não existe algum software que você precise aprender mais? Ou uma ferramenta que pode agilizar suas demandas? Possivelmente, sim, não é mesmo?

Já no campo interpessoal, quais habilidades socioemocionais você precisa trabalhar mais? Sua comunicação? Inteligência emocional? Espírito de liderança? Não importa o que for, o importante é estar dispostos a trabalhar novas soft skills.

Esse passo é fundamental para crescer profissionalmente e estar mais perto do reconhecimento.

3. Peça feedbacks

Você tem o hábito de pedir feedbacks para seus colegas e lideranças? Isso é essencial para o seu desenvolvimento profissional. A partir dessas conversas, você poderá entender seus pontos fortes e o que você ainda precisa melhorar.

Com esse entendimento, você pode guiar suas ações para se aperfeiçoar e se tornar um profissional melhor.

4. Busque novos conhecimentos

Não importa em qual área você atue, novas metodologias, ferramentas e tendências surgem todos os dias nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Sendo assim, é essencial que você se mantenha atualizado e busque novos conhecimentos. Fazer isso por conta própria é uma maneira de mostrar para a empresa que você está disposto a crescer em seu cargo e até mesmo desenvolver novas funções.

Por isso, invista em cursos relacionados a sua profissão. Uma pós-graduação, por exemplo, ou uma segunda graduação, pode ser uma ótima forma de se atualizar e se especializar em determinado ramo.

 

 

 

5. Faça propaganda das suas conquistas

Concluiu uma pós-graduação? Superou a meta do mês? Recebeu o elogio de um cliente? Não guarde essas conquistas só para você. Sabe aquela máxima que diz que quem não é visto não é lembrado? Bom, ela serve para o mercado de trabalho também.

Se você se empenhar 100% no trabalho, mas não compartilhar as suas conquistas, possivelmente não receberá o reconhecimento que merece e espera.

Os gestores, especialmente, estão sempre atarefados e com o tempo curto, não conseguindo, muitas vezes, acompanhar de perto o bom trabalho que você está fazendo. Por isso, não tenha medo de compartilhar seus resultados positivos.

Comente com os colegas, com o chefe, faça as pessoas tomarem conhecimento disso. Isso é essencial para que você seja lembrado quando as oportunidades surgirem.

6. Mantenha o foco

Se deparar com dificuldades é algo comum no trabalho, não é mesmo? Prazos apertados, clientes difíceis, metas não atingidas…são diversos os imprevistos que podem acontecer.

E é normal desanimar um pouco ao se deparar com esses desafios. Contudo, para se tornar um grande profissional, é essencial que você encontre formas de contornar essas situações e manter o foco em direção ao seus objetivos.

Procure entender as causas do problema, analisando as falhas e investindo em pontos de melhoria. Assim, você estabelece um plano de ação para lidar com essas situações inesperadas.

Ter esse tipo de atitude demonstra maturidade profissional e é mais um passo em direção ao reconhecimento.

7. Saiba reconhecer o trabalho dos outros

Você quer ser reconhecido, certo? Mas, quantas vezes você já reconheceu o trabalho dos seus colegas e gestores? Antes de querer ser valorizado dentro da sua empresa, você precisa reconhecer as conquistas daqueles que trabalham com você.

Um colega fez uma venda sensacional? Comemore com ele! Alguém teve uma ideia genial? Demonstre seu entusiasmo. Isso é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável, com espaço para que todos cresçam e se desenvolvam.

E aí, quantas dessas atitudes você já estava colocando em prática?

Elas são essenciais para que você conquiste o sonhado reconhecimento profissional e alcance todos os seus objetivos de carreira. Nos conte, aqui nos comentários, como está sua jornada até o reconhecimento profissional!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!