Ensino Superior

Vale a pena fazer uma segunda faculdade?

Por EAD UNIVALI   |    |  12 min de leitura
Saiba mais
Saiba mais

Todo o profissional que busca crescer e alcançar novos desafios sabe da importância dos estudos. Não é à toa que muitos trabalhadores se deparam com o seguinte dilema na trajetória profissional: será que devo fazer uma segunda faculdade?

Essa pergunta pode surgir por inúmeras razões, tanto para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos quanto para aqueles que desejam mudar de área. 

Seja qual for o motivo, cursar uma segunda faculdade pode ser uma boa alternativa para alguns profissionais. Será que é um bom caminho para você?

Neste artigo, falaremos sobre os motivos e vantagens de fazer uma segunda graduação. Fique conosco e descubra qual a melhor decisão. 

Confira:
Por que fazer uma segunda faculdade?
Quais são as vantagens de fazer segunda graduação?
Pós-graduação ou segunda faculdade?
Como escolher a segunda faculdade?
É necessário fazer vestibular de novo?
Conclusão

CTA BLOG -  E-book Como escolher a graduação

Por que fazer uma segunda faculdade?

Existem diversas razões que justificam investir em uma segunda graduação. Essas motivações podem envolver questões pessoais ou profissionais. 

Abaixo, separamos os dois motivos mais comuns. Confira:

Aperfeiçoar o currículo 

No mercado de trabalho, muitos profissionais podem se deparar com demandas que extrapolam sua formação inicial e atravessam outras áreas do conhecimento. 

Muitas graduações possuem conteúdos que relacionam, sendo muito comum que diferentes áreas do conhecimento se complementem entre si. 

Em função disso, muitos profissionais buscam uma segunda graduação com objetivo de turbinar o currículo e se aperfeiçoar em sua área de atuação.

Vamos conferir alguns exemplos: 

Ana é bacharel em Jornalismo e trabalha como editora em um jornal. Buscando melhorar as suas habilidades de revisão e edição textual, ela opta por uma segunda graduação em Letras, que amplia seus conhecimentos na área e permite que ela conheça mais sobre as especificidades da língua portuguesa. 

Já Fábio, é formado em Psicologia. Ele trabalha há anos com educação e sente necessidade de aprender mais sobre a área. Uma segunda graduação em Pedagogia, por exemplo, é uma boa escolha para complementar o currículo e potencializar o domínio de Fábio no assunto. 

Esses dois exemplos nos ajudam a entender o quanto uma segunda faculdade pode impulsionar a carreira de determinados profissionais.  

Mudança de carreira

É muito comum se frustrar com a profissão escolhida ao entrar no mercado de trabalho. Isso pode acontecer por diversas razões.

Atualmente, os alunos entram na universidade cada vez mais jovens e é comum que não tenham maturidade suficiente para tomar uma decisão tão importante como a definição da carreira.

Em função disso, é normal que a escolha do curso se mostre equivocada no futuro —  seja por que as preferências e prioridades da pessoa mudaram, seja por que o mercado de trabalho se mostrou diferente das expectativas. 

Independente do motivo, mudar de carreira é válido e possível em qualquer momento da vida. Além disso, os conhecimentos adquiridos com sua primeira graduação não serão descartados e podem vir a ser úteis na nova área. 

Baixe o e-book para descobrir as profissões em alta desta década!

Quais são as vantagens de fazer uma segunda graduação?

Fazer uma segunda graduação pode trazer uma série de vantagens aos profissionais que já estão no mercado de trabalho. 

Ao fazer uma segunda graduação, principalmente se está relacionada com sua área de atuação profissional atual, os trabalhadores agregam valor à sua carreira, aumentando sua chance de se destacar em processos seletivos

Além disso, para quem já está empregado, fazer uma segunda faculdade pode ajudar a conseguir uma posição melhor ou até mesmo um aumento de salário. 

Outra vantagem de investir novamente em uma graduação é ter uma formação mais rápida e tranquila. 

É bem provável que muitas disciplinas do curso anterior possam ser aproveitadas na segunda graduação, principalmente se são áreas do conhecimento com algum grau de proximidade. 

Dessa forma, o estudante terá que cursar menos disciplinas, o que torna o processo mais rápido. 

Além disso, ao entrar pela primeira vez na universidade, é comum que se leve um tempo para se acostumar com os processos e pegar o ritmo das aulas e dos conteúdos. 

Com a experiência adquirida na primeira formação, os estudantes que fazem segunda graduação ingressam mais atentos e preparados para absorver os conteúdos de forma plena. 

Pós-graduação ou segunda faculdade?

segunda-faculdade-ou-pos-graduacao- mulher estudando em biblioteca

É evidente que seguir estudando e se aperfeiçoando é indispensável para qualquer profissional que deseja uma carreira de sucesso. 

No entanto, é normal que a seguinte dúvida surja: é melhor fazer uma pós ou uma segunda graduação? Não existe resposta certa para essa pergunta, o melhor caminho é determinado pelos objetivos do profissional para retornar à sala de aula.

Para aqueles que se sentem realizados com sua profissão e buscam desenvolver alguma habilidade específica, uma pós-graduação pode ser a melhor alternativa. 

Os cursos de pós-graduação oferecem conhecimentos focados em determinado assunto. Por exemplo: um programador, formado em Ciências da Computação, pode se especializar em determinada linguagem ao longo de sua trajetória. Para isso, não há necessidade de fazer outra graduação.

Já para aqueles que buscam um conhecimento mais amplo e uma visão mais profunda sobre determinada área, o ideal é optar pela segunda graduação. 

Ou seja, a decisão entre um ou outro depende dos objetivos de cada profissional. Os dois caminhos são válidos, cabe ao profissional identificar qual se adequa mais à sua realidade. 

Como escolher a segunda faculdade?

Existem três tipos de graduação: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.

Os cursos de bacharelado oferecem conhecimento mais amplo sobre uma profissão, com duração de três a seis anos, dependendo da grade curricular do curso. 

Já as licenciaturas, são voltadas para aqueles que desejam se tornar educadores, capacitando os diplomados para dar aulas nos ensinos fundamental e médio. Cursos de licenciatura tem duração média de quatro anos.

Por fim, os tecnólogos são destinados àqueles que buscam uma formação específica e mais ligada ao mercado de trabalho. Não é à toa que esses cursos são mais curtos, com duração de dois a três anos. 

Ao escolher uma segunda faculdade, é preciso levar em conta essas três opções, buscando encontrar aquela que se relacione com seus objetivos. 

Depois de escolher a graduação, é essencial avaliar as modalidades de ensino em que o curso é oferecido. 

Para quem já está no mercado de trabalho e tem o tempo limitado, os cursos EAD são uma ótima opção. 

As graduações a distância permitem que alunos assistam às aulas quando e de onde estiverem, dando autonomia e flexibilidade de horários para quem trabalha e se dedica à família.

Além das facilidades, o EAD garante o mesmo diploma dos cursos presenciais. Conheça alguns dos cursos do EAD Univali. 

É necessário fazer vestibular de novo?

Atualmente, grande parte das universidades, tanto públicas quanto privadas, oferecem a possibilidade de ingresso de diplomados sem a necessidade de prestar vestibular novamente. 

Normalmente, os critérios de seleção se baseiam em análise do currículo, carta de motivação e entrevista com os concorrentes. Cada instituição tem seus critérios divulgados em editais. 

Além do ingresso de diplomado, diversas universidades privadas permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem para concorrer a uma vaga. 

Aqui na Univali, é possível garantir bolsas de 100% com a nota do Enem. Conheça todas as nossas opções de bolsas de estudos do EAD aqui.

Conclusão

Neste artigo, explicamos em quais situações vale a pena fazer uma segunda faculdade.

Continuar os estudos é essencial para a carreira de todos os profissionais, mas o melhor caminho depende dos objetivos de cada um. 

Para aqueles que buscam ampliar seu conhecimento de forma profunda, uma segunda graduação pode ser a melhor alternativa, oferecendo boas oportunidades de crescimento.

Já para os profissionais que procuram uma formação mais específica, uma pós-graduação pode ser a escolha mais adequada. 

Cabe a cada profissional encontrar o caminho que se encaixa com suas expectativas.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT