Pós-graduação ou segunda faculdade: qual é a melhor alternativa?

Postado em 2 de ago de 2021
Loading...

Estamos vivendo uma era de transformações constantes por conta da evolução da tecnologia.

Nesse contexto, novas profissões surgem, algumas saem de cena, e muitos profissionais precisam correr atrás de novas qualificações ou atualização profissional. Dessa forma, não são raros os casos de quem opta por uma nova faculdade ou um curso de especialização.

Mas, para renovar seus conhecimentos, o que é mais indicado? Fazer uma pós-graduação ou segunda faculdade? Qual das opções traz mais chances de sucesso profissional?

Bem, a resposta para esta pergunta não é simples e depende de alguns fatores.

É sobre eles que nós vamos falar neste artigo. Você vai entender qual caminho é mais adequado para você e quais são os prós e contras de cada opção. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona a segunda faculdade

A segunda faculdade é uma opção para quem já tem um diploma de ensino superior, mas quer voltar para a graduação e fazer um curso novo.

Os cursos de graduação são o primeiro passo dentro do ensino superior, então a abordagem costuma ser mais ampla e aliar teoria e prática. A ideia desse tipo de curso é mostrar o leque de possibilidades que existe dentro de uma determinada área do conhecimento.

Ou seja, ao fazer uma segunda graduação, você não se torna especialista. O resultado acaba sendo uma formação adjacente e complementar ao curso que o profissional já tem ou uma formação completamente diferente.

Vantagens e desvantagens de fazer a segunda graduação

Existem duas grandes vantagens em fazer uma segunda faculdade: o aproveitamento de disciplinas e a dispensa de um novo vestibular.

Ao ingressar em uma segunda graduação, você pode usar o seu histórico da primeira formação para eliminar disciplinas que sejam iguais ou muito parecidas.

Dependendo do curso escolhido, se for na mesma área do primeiro, você pode eliminar o tempo da graduação pela metade. Por exemplo, se você fez bacharelado em letras e agora quer fazer licenciatura, praticamente 50% da segunda graduação já foi cursada.

Então, essa é uma vantagem, principalmente, para quem deseja complementar conhecimentos.

Outro benefício é que a maioria das instituições de ensino dispensa o vestibular e aceita o diploma de graduação como forma de ingresso. Ou seja, você apresenta o diploma no momento da inscrição em vez de fazer a prova.

E assim como existem vantagens, existem as desvantagens.

Uma segunda graduação é um curso mais longo, pode levar entre dois e cinco anos, dependendo do curso escolhido. Ou seja, você fica mais tempo envolvido antes de ter sua titulação.

Outra desvantagem, dependendo do seu objetivo profissional, é a própria titulação. Como dissemos acima, a segunda faculdade resulta em outro diploma de graduação e não em um título de especialista ou mestre, por exemplo.

Quando optar pela segunda graduação

Existem muitos motivos que levam uma pessoa a querer fazer uma segunda graduação.

Os principais são a mudança de carreira, a aquisição de novos conhecimentos para continuar atuando na mesma área e a satisfação pessoal. Conheça melhor cada um deles abaixo:

  • Mudança de carreira: fazer uma segunda graduação pode significar começar uma nova carreira do zero. Isso porque você entra no caminho do aprendizado de uma nova área do conhecimento, mesmo que ela seja bastante próxima da sua formação original.
  • Expandir conhecimentos: a segunda faculdade também é uma alternativa para quem deseja expandir conhecimentos em sua área de atuação. Por exemplo, um jornalista que trabalha com produção de conteúdo pode fazer uma segunda graduação em Marketing para entender melhor a área.
  • Satisfação pessoal: por fim, o último motivo mais popular é a satisfação pessoal. Ou seja, quando alguém resolve estudar um tópico por prazer. É comum para quem não fez a faculdade que realmente queria na primeira vez e para profissionais aposentados.

Independentemente de qual for o seu motivo para estar levando a segunda faculdade em conta, tenha em mente que é necessário avaliar os seus objetivos profissionais e os desejos pessoais.

🔵 Leia mais: Quando vale a pena fazer uma segunda faculdade

O que é uma pós-graduação?

Por sua vez, a pós-graduação é um passo adiante no ensino superior quando comparada com a graduação. Ou seja, ela é um curso pensado para ser feito após a conclusão da faculdade.

A pós-graduação é um grau acadêmico de aprofundamento, criado para que o profissional estude mais a fundo um tema de interesse ou área de atuação.

Isso significa que, enquanto a segunda graduação tem uma abordagem mais ampla de um tópico, a pós-graduação amplifica um fragmento desse tópico. Por isso, os cursos de pós-graduação costumam focar em aspectos específicos de áreas do conhecimento.

Dessa forma, quem opta por fazer uma pós-graduação recebe o título de especialista, mestre ou doutor (dependendo do tipo de pós escolhido, se é lato sensu ou stricto sensu).

 

 

 

Vantagens e desvantagens de fazer a segunda graduação

A principal vantagem de fazer uma pós-graduação é que o estudo foca apenas no seu tópico de maior interesse. Então, ao fazer uma especialização em Marketing Digital, por exemplo, você não vai ver assuntos sobre Merchandising.

Além disso, a pós-graduação também traz a titulação de especialista (também mestre ou doutor) que costuma ser mais valorizada no mercado de trabalho.

Outra vantagem é a curta duração. Uma pós-graduação lato sensu, por exemplo, tem duração entre um e dois anos. Ou seja, você recebe sua certificação e atualiza o seu currículo em muito menos tempo quando comparado a uma segunda graduação.

Dentre as desvantagens está justamente o ensino focado. Ao colocar uma lente de aumento cada maior sobre um tópico de estudo, você pode acabar perdendo a perspectiva. E isso pode prejudicar sua atuação.

Quando fazer uma pós-graduação

Existem motivações diferentes que levam uma pessoa a querer fazer uma pós-graduação, especialmente porque existem dois tipos.

Se você está pensando em seguir carreira acadêmica e se tornar professor universitário, as pós stricto sensu são as mais indicadas. Elas formam mestres e doutores, e ajudam os profissionais a fazerem descobertas científicas em sua área de pesquisa.

Porém, se o seu foco é o mercado de trabalho, as pós lato sensu acabam sendo as escolhidas. Elas formam especialistas, e focam em desenvolver habilidades e conhecimentos práticos sobre determinadas áreas de atuação profissional.

E os motivos que levam alguém a escolher uma pós lato sensu estão ligados ao mercado de trabalho, como, por exemplo: aumento salarial, maiores chances de promoção, aumentar a empregabilidade, networking e aumentar a produtividade.

🔵 Leia mais: Por que fazer uma pós-graduação? Veja 10 motivos!

Pós-graduação ou segunda faculdade?

Como você já deve ter entendido, a escolha entre fazer uma pós-graduação ou segunda faculdade depende totalmente dos seus objetivos profissionais e momento pessoal.

Se você está em um momento de repensar sua carreira, talvez o melhor seja escolher uma faculdade faculdade. Mas se você deseja assumir um cargo mais sênior, optar pela pós-graduação pode ser o mais indicado.

Se você está com algum tempo livre e deseja retomar um tópico do qual gosta, uma segunda graduação é o melhor. Mas se está em um momento de construção de carreira, uma pós-graduação pode trazer mais resultados.

Por isso, na hora de responder essa pergunta, pense na sua realidade e nos seus objetivos. O que você quer fazer? Qual caminho quer seguir? Nesse caminho, qual opção vai ajudar a chegar mais rápido onde você deseja? A pós-graduação ou segunda faculdade?

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.