Tag: Enem

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são conhecidas pelos enunciados longos, que avaliam a capacidade do candidato de interpretar textos. Isso vale para todas as áreas do conhecimento, da Matemática à História, da Biologia à Língua Inglesa. 

Geralmente, os enunciados apresentam uma matéria de jornal como gancho para abordar um conteúdo previsto na matriz de referência do Exame. Reportagens, notas, crônicas e entrevistas também costumam ser a base para reflexões na elaboração da redação do Enem. 

Se você quiser conquistar uma boa pontuação na prova, é importante saber reconhecer as principais características do texto jornalístico. É o que você vai aprender a seguir. 

Confira: 

O que é um texto jornalístico 
A estrutura de um texto jornalístico
Tipos e exemplos de textos jornalísticos
Prepare-se para a redação do Enem com o Blog do EAD Univali! 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

O que é um texto jornalístico  

De modo geral, um texto jornalístico é qualquer texto que seja veiculado por um jornal, site, revista, televisão ou rádio. É preciso que ele contenha alguma informação e obedeça alguns critérios técnicos. 

Atualmente, o texto jornalístico está entre os mais lidos, visto que as redes sociais repercutem o que é noticiado pelos veículos de comunicação. 

Outra característica desse tipo de texto são as suas etapas de elaboração. Confira: 

1. Pauta: escolha do tema ou assunto 

Nessa etapa, os profissionais devem decidir qual será o tema abordado. Vai ser a coletiva de imprensa do ministro? A alta do dólar? A entrevista bombástica da cantora do momento? 

A definição de pauta exige uma apuração prévia dos profissionais. Isso porque, em alguns casos, é necessário analisar a viabilidade e os custos da execução da ideia.  

Durante a elaboração da pauta, são definidas as fontes que serão entrevistadas, qual será o cronograma de produção a ser seguido, qual será o formato do texto, os tipos possíveis de abordagens sobre o tema, entre outras decisões.

2. Apuração: levantamento das informações, dados e verificação da veracidade dos fatos.

A apuração é parte central no processo jornalístico. No caso das reportagens, há necessidade de realizar entrevistas, consultar documentos e apurar certos fatos e declarações.  

No entanto, no caso de textos mais simples, como uma pequena notícia, a apuração consiste na verificação dos fatos e das declarações informadas. Isso porque o texto jornalístico tem a pretensão de apresentar a verdade dos fatos. 

3. Redação: transformação das informações em texto 

Após escolher a pauta e realizar a apuração sobre o tema, deve-se escrever o texto a fim de informar o leitor sobre o acontecido. 

Nessa etapa, são aplicadas as técnicas de escrita, como o lide e a pirâmide invertida, que vamos explicar logo mais. 

4. Edição: correção e revisão dos textos 

A última etapa consiste na revisão do texto. Deve-se fazer uma adequação da produção em relação ao estilo do veículo, às técnicas de escrita, à norma culta, entre outras. 

Em geral, os veículos de comunicação de médio ou grande parte possuem um manual próprio de redação e estilo, com listas de palavras que devem ser evitadas, regras para o uso de letras maiúsculas e minúsculas no início de palavras, entre outras. 

A estrutura de um texto jornalístico 

Por ter um caráter noticioso, o texto jornalístico utiliza algumas técnicas de escrita. Isso porque ele precisa ser objetivo, claro, conciso e deve demonstrar imparcialidade. Além disso, existem diversos gêneros e formatos de textos jornalísticos, como entrevistas, reportagens, artigos de opinião, entre outros. 

Entre as técnicas de escrita podemos citar o lide e a pirâmide invertida como as mais famosas. 

O que é o lide do jornalismo?  

O lide são as seis perguntas que devem ser respondidas logo no começo do texto, são elas: 

  • Quem 
  • Quando 
  • Onde 
  • Como 
  • Por quê 
  • O quê 

Em geral, devem ser respondidas logo na primeira ou na segunda linha. Desse modo, tem-se as informações principais sobre o acontecimento que será noticiado. 

A ordem com que essas perguntas serão respondidas muda de um fato para outro. Em alguns casos, o autor da declaração é o mais importante; em outros, o fato em si ou as motivações para certo acontecimento. 

O que é a pirâmide invertida no jornalismo? 

Outra técnica de escrita utilizada nos textos jornalísticos é a chamada pirâmide invertida. Essa técnica possui relação direta com o lide, já que ela consiste na ordem da apresentação das informações do lide. 

Nesse caso, deve-se informar os dados mais importantes primeiro. Por isso, quando o autor do texto não souber qual pergunta do lide responder primeiro no texto, deve-se considerar o contexto da notícia e priorizar a que for mais importante no momento. E, hierarquicamente, responder cada uma das perguntas do lide. 

Por isso há a metáfora com a "pirâmide invertida”, pois o conteúdo mais importante, que corresponde à base da pirâmide, deve estar presente logo no começo, na parte superior da página do jornal ou do site. Isso porque a atenção do leitor deve ser retida o quanto antes, então, apresentar de imediato as informações relevantes é um modo de despertar o seu interesse. 

Ou seja, fazer mistério com a informação principal e só apresentá-la no último parágrafo não atende aos padrões técnicos de um texto jornalístico.  

As principais características de um texto jornalístico.

Tipos e exemplos de textos jornalísticos 

Existem diversos formatos (rádio, televisão, revista, jornal, site, entre outros) e gêneros (reportagem, entrevista perfil, notas, entre outros) de textos jornalísticos. 

Como o assunto é amplo, os exemplos a seguir se atém ao formato de texto impresso, jornal ou revista, dos gêneros mais recorrentes: nota, reportagem e entrevista perfil. 

O que é uma nota no jornalismo 

A nota é uma notícia curta. Ela deve responder o lide de modo integral ou parcial. E deve ser escrita de acordo com a técnica da pirâmide invertida. Em geral, ela aborda temas mais factuais, que aconteceram recentemente e ainda não há muitos desdobramentos ou informações. 

 Texto informativo – nota 

(Por colisão de trem) 

8 pessoas morreram após o acidente de trem no Mississippi 

Mississippi, sexta-feira, 6 de julho de 2018. Segundo informações oficiais das autoridades da cidade de Ackerman, já existem oito mortos após a colisão frontal entre trens que ocorreu naquela cidade em 5 de junho. 

Aparentemente, de acordo com um especialista da polícia, os motoristas perderam o controle de suas unidades e os trilhos, devido à manutenção deficiente, não responderam a tempo pela mudança de estrada que causava o acidente fatal. 

Até agora, ele tem 57 feridos. Espera-se que nas próximas horas o quadro seja esclarecido um pouco mais sobre as causas específicas que levaram ao incidente e, assim, atribuir as respectivas acusações criminais pelas responsabilidades. 

O que é uma reportagem 

A reportagem é uma notícia mais extensa. Na reportagem, o lide deve ser respondido integralmente e a lógica da pirâmide invertida não precisa ser seguida de modo tão preciso. Além disso, é necessário ter alguma fonte para basear as informações contidas no texto. Pode ser uma entrevista, uma declaração de alguma autoridade ou mesmo o conteúdo de um documento. 

Texto informativo - fragmento de reportagem UOL 

Na noite deste domingo, a Rússia demandou que as forças armadas ucranianas em Mairupol baixem as armas e deixem a cidade portuária por meio de corredores humanitários. O coronel general Mikhail Mizintsev, chefe do Centro Nacional de Controle de Defesa da Rússia, declarou que os ucranianos têm até as 5h (pelo horário de Moscou, 23h pelo horário de Brasília) desta segunda-feira (21) para mandar uma resposta por escrito aos termos russos para a abertura de corredores humanitários. Conforme mostrou a agência de notícias russa RIA Novosti, Mizintsev disse que eles vão garantir uma saída segura da cidade, bem como a preservação da vida de todos que depuserem suas armas. 

"Nós pedimos às unidades das Forças Armadas da Ucrânia, aos batalhões de defesa territorial, aos mercenários estrangeiros que parem as hostilidades, deponham suas armas e, ao longo dos corredores humanitários acordados com o lado ucraniano, entrem em territórios controlados por Kiev", disse Mizintsev à agência russa” 

O que é uma entrevista perfil 

A entrevista perfil possui um caráter mais intimista, ao mesmo tempo que é informativa. Nesse caso, o texto pode apresentar marcas de oralidade e informalidade. O intuito de uma entrevista perfil é apresentar o entrevista ao leitor de menos formal do que a entrevista feita no formato padrão, com perguntas sobre um tema ou um acontecimento, em específico. 

Entrevista perfil - Clarice Lispector 

Você chegou a conhecer o Sérgio Milliet pessoalmente? 

Nunca. Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as pessoas que escreveram sobre mim. 

Clarice, seu pai fazia o que profissionalmente? 

Representações de firmas, coisas assim. Quando ele, na verdade, dava era para coisas do espírito. 

Há alguém na família Lispector que chegou a escrever alguma coisa? 

Eu soube ultimamente, para minha enorme surpresa, que minha mãe escrevia. Não publicava, mas escrevia. Eu tenho uma irmã, Elisa Lispector, que escreve romances. E tenho outra irmã, chamada Tânia Kaufman, que escreve livros técnicos. 

Você chegou a ler as coisas que sua mãe escreveu? 

Não, eu soube há poucos meses. Soube através de uma tia: “Sabe que sua mãe fazia um diário e escrevia poesias?” Eu fiquei boba… 

Nas raras entrevistas que você tem concedido surge, quase que necessariamente, a pergunta de como você começou a escrever e quando? 

Antes de sete anos eu já fabulava, já inventava histórias, por exemplo, inventei uma história que não acabava nunca. Quando comecei a ler comecei a escrever também. Pequenas histórias. 

Quando a jovem, praticamente adolescente Clarice Lispector, descobre que realmente é a literatura aquele campo de criação humana que mais a atrai, a jovem Clarice tem algum objetivo específico ou apenas escrever, sem determinar um tipo de público? 

Apenas escrever. 

Você poderia nos dar uma ideia do que era a produção da adolescente Clarice Lispector? 

Caótica. Intensa. Inteiramente fora da realidade da vida. 

https://ead.univali.br/100-questoes-enem

Prepare-se para a redação do Enem com o Blog do EAD Univali! 

Agora que você conhece as principais características de um texto jornalístico, provavelmente vai ler os portais de notícias com uma perspectiva diferente, não é? 

Aqui no Blog do EAD Univali você encontra artigos incríveis que vão te ajudar a se dar bem na redação do Enem! 

Olha só os materiais que preparamos para você: 

Inscreva-se no nosso Blog

Baixe agora o manual:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT