Há quem goste e há quem não seja tão fã: assim funciona o trabalho em grupo. 

É o momento em que pessoas de diferentes talentos e personalidades se unem em prol de um objetivo, como para os trabalhos de disciplinas da graduação e em projetos de extensão. 

Essa atividade não precisa ser temida! Quer saber a receita para conduzir um projeto tranquilo?

Confira no texto 9 dicas para fazer um bom trabalho em grupo na graduação. 

1. Certifique-se de que entendeu a proposta e o objetivo trabalho
2. Conversem entre si sobre suas habilidades e preferências
3. Dividam as atividades entre os membros do grupo
4. Definam um cronograma de entregas
5. Use ferramentas digitais para facilitar o trabalho e a comunicação
6. Façam reuniões de acompanhamento
7. Entendam que imprevistos acontecem
8. Preparem-se juntos para apresentação
9. Reservem um tempo para a revisão

Receba dicas infalíveis para se sair bem na entrevista de emprego!

1. Certifique-se de que entendeu a proposta e o objetivo trabalho 

O primeiro passo é ler as orientações propostas, mais de uma vez se for preciso, e ouvir as explicações online ou em sala de aula para entender completamente o que o professor espera daquele trabalho em grupo. 

O ideal é que toda a equipe se informe das orientações o quanto antes e, se houver alguma dúvida, saná-la rapidamente para ter tempo hábil de começar o trabalho e dividir as tarefas. 

Depois de tudo compreendido, mãos à obra! 

2. Conversem entre si sobre suas habilidades e preferências 

Cada um possui habilidades e preferências específicas e não há problema nenhum nisso. 

Por exemplo, há alguém que se dá melhor com redação do que com normatização nas regras da ABNT, há um integrante que prefere revisar os cálculos do que fazer a montagem dos slides, alguém que tenha recém feito um curso online numa área útil ao trabalho e assim vai. 

Os múltiplos talentos estão ali para se completar e se ajudar, então agora é a hora de explorar as habilidades de cada membro para fazer um ótimo trabalho em grupo. 

Nessa hora, nada melhor do que um diálogo sincero para entender quais os pontos fortes de cada um.  

3. Dividam as atividades entre os membros do grupo 

Após a conversa sobre as habilidades, dividam as partes do trabalho e conversem entre si sobre as preferências de atuação e as responsabilidades dos integrantes em cada etapa do processo. 

É essencial dividir em partes iguais, para que ninguém se sobrecarregue ou fique desfalcado na hora de produzir. 

Partes complexas, por exemplo, podem exigir a atenção de mais de um integrante na produção. 

4. Definam um cronograma de entregas 

O planejamento é essencial para qualquer atividade acadêmica. 

Com o trabalho em grupo, é muito importante entender quais são as etapas e como elas serão executadas, além de ter esclarecido as metas e objetivos. 

Façam um cronograma de entregas de cada etapa, especificando prazos iniciais e finais, sendo que essas datas serão de conhecimento prévio de cada integrante do grupo para não haver conflito de informação. 

A partir do planejamento, é possível fazer uma antecipação de crises e otimizar o tempo. 

5. Use ferramentas digitais para facilitar o trabalho e a comunicação 

Na internet há uma infinidade de recursos tecnológicos que cooperam para a produção de trabalhos.

Aplicativos de organização, divisão de tarefas, apresentação e pesquisa de conteúdo não faltam para deixar a sua atividade ainda mais completa. 

O grupo deve usar a internet a seu favor e aproveitar as possibilidades existentes na navegação.

9 dicas para fazer um bom trabalho em grupo na graduação

5 aplicativos que podem ajudar na hora de fazer trabalho em grupo 

Os aplicativos podem ser aliados do time na hora de construir um bom trabalho na graduação. 

Desde a organização até o rendimento dos integrantes, é possível encontrar softwares que tornam o trabalho mais otimizado e atraente. 

Confira uma seleção de 5 aplicativos que vão ajudar o grupo: 

1. Dropbox 

O Dropbox salva na nuvem qualquer tipo de arquivo e tem a opção de compartilhamento.

Em uma conta conjunta, o time pode armazenar, por exemplo, imagens, documentos, pesquisas e demais materiais coletados para o trabalho. 

2. Google Agenda 

É possível criar um calendário específico para o grupo, com todas as datas e entregas a disposição para os integrantes. 

Também há a possibilidade de criar reuniões e eventos, seja online ou não, e enviar convites para todos os membros do calendário, deixando todo mundo a par dos updates do trabalho. 

Assim, é mais fácil ter visão das datas e compromissos relacionados à entrega. 

3. Google Docs 

Os documentos do Google são super eficientes para trabalhos em grupo na graduação. 

É possível criar documentos de texto, planilhas e apresentações compartilháveis e editáveis. 

Também há recursos de revisão e anotação, além de salvar nos mais variados formatos. 

4. Trello 

Imagine um quadro de recados em que você pode mudar os cards de lugar. Assim é o Trello. 

O usuário pode fazer um quadro compartilhado de tarefas diversas, atribuir cada uma delas aos responsáveis e monitorar o andamento da situação a partir de ícones.

Também é possível subir arquivos variados nos cards e comentar em cada um deles. 

É ótimo para organizar tarefas e acompanhar o desenvolvimento das etapas. 

5. Canva 

Essa plataforma de design permite que o usuário faça artes compatíveis com as mais variadas redes sociais, cartões de visita, flyers e apresentações de trabalhos. 

Oferece estruturas pré-prontas, em que só é necessário trocar as informações e estilizar conforme desejar, mas também tem telas em branco para que a pessoa possa soltar a imaginação e criar o design como bem desejar. 

Vale a pena conferir para ter uma apresentação moderna e atraente! 

Listamos 5 aplicativos que podem ajudar o grupo na hora de conduzir o trabalho.

Além deles, não esqueça dos populares WhatsApp e Skype, que são plataformas muito úteis de conversação e de reuniões a distância.

9 dicas para fazer um bom trabalho em grupo na graduacao

6. Façam reuniões de acompanhamento 

Para que todos fiquem a par do andamento da situação do trabalho, é importante fazer reuniões periódicas de acompanhamento. 

Esses encontros ajudam também a reconhecer como está a divisão de tarefas, se há algum membro que precisa de ajuda e se há outro com menos trabalho que possa ajudar. 

As reuniões também cooperam para evitar procrastinação dos integrantes, visto que cada um precisará falar o andamento da sua parte e atualizar todos sobre as demandas que surgirem.  

Outro lado bom dessas reuniões é a sincronia do grupo, já que todos estarão cientes de como funciona cada parte.

Isso influencia na hora de precisar responder uma pergunta direcionada, por exemplo, e o estudante saberá mais do que apenas a parte que estava fazendo. 

ATENÇÃO: Chequem em grupo as possibilidades de fazer reunião online ou presencial. 

Reuniões online rendem tanto quanto as presenciais se houver foco, assim como funcionam as graduações EAD e as presenciais. 

Semanas sem grandes atualizações podem demandar reuniões online mais curtas e diretas, assim otimiza-se o tempo. 

Por isso, é sempre importante fazer uma pauta da reunião daquela data, para o encontro ser mais produtivo e evitar dispersão. 

As conversas precisam ter hora e data marcadas previamente e a equipe deve respeitar a pontualidade, mantendo o foco nos assuntos que precisam ser tratados. 

7. Entendam que imprevistos acontecem 

Imprevistos acontecem e não é preciso se desesperar quando eles surgem. 

Num grupo, é normal que alguma situação saia fora do esperado, pois cada pessoa possui sua rotina e sua vida particular. 

Uma saída para evitar que os imprevistos afetem o andamento das atividades do time é a organização. 

Mantenham prazos estabelecidos que sejam anteriores à data final de entrega do trabalho, evitem deixar as entregas das etapas para última hora e tenham sempre um tempo “folga” para evitar estresse. 

Isso permite que o grupo lide com obstáculos e atrasos com maior tranquilidade, pois tudo estará em dia ou com prazo contornável. 

8. Preparem-se juntos para apresentação 

Deixar que cada um ensaie sua parte separadamente não é uma opção muito boa. 

Para que a apresentação tenha sincronia e as ideias sejam colocadas adequadamente, o grupo precisa se preparar com todos os integrantes, ensaiando conforme a fala de cada um e apresentando como se estivesse já de frente para o professor e a turma. 

Isso ajuda também a tranquilizar o time e a corrigir erros ou pontos a adicionar na apresentação. 

9. Reservem um tempo para a revisão 

A equipe deve reservar um tempo para revisar o trabalho e a apresentação, incluindo os aparatos tecnológicos que serão usados em sala, como pen drive, acesso a arquivos em nuvem e internet. 

Além disso, o time sai ganhando se revisar a parte teórica que será enviada ao professor, ensaiar corretamente a apresentação e conferir se está tudo certo com os materiais utilizados. 

Mesmo sabendo que fizeram um bom trabalho e que estão indo de acordo com o que foi pedido, não custa dar mais uma olhada para garantir. 

O grupo todo deve estar ciente de que possíveis perguntas podem acontecer e como irão responder a cada uma delas. 

Embora cada um tenha mais domínio de uma parte específica, é preciso que todos saibam o assunto do trabalho e tenham a resposta na ponta da língua caso alguém pergunte.

Afinal, o trabalho, mesmo que dividido em partes, é de todos vocês. 

Vale a pena fazer um jogo de possíveis perguntas e respostas um para o outro, treinando de maneira divertida. 

Pensar nos questionamentos pode mostrar também quais pontos precisam ser fortalecidos, por exemplo. 

Mais do que apenas uma tarefa, uma oportunidade de crescimento 

O trabalho em equipe pode parecer difícil, pois exige jogo de cintura, empatia e relacionamentos interpessoais, contudo, é uma ótima oportunidade de treinar na graduação algo que é muito requisitado pelas empresas, que é a facilidade em trabalhar em equipe. 

Por isso, a experiência não precisa ser um bicho de sete cabeças. Seguindo os passos acima, a tendência é que um ótimo resultado seja entregue pela equipe e mais uma skill seja despertada no seu currículo. 

Este conteúdo sobre como fazer um bom trabalho em grupo foi útil? Confira mais orientações para sua vida universitário no Blog do EAD Univali!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT