UNIEDU: como funciona, valor das bolsas e inscrições

Postado em 1 de dez de 2022
Loading...

Você conhece o UNIEDU? O programa de bolsas de Santa Catarina democratiza o acesso à educação de qualidade a estudantes de todo estado.

Se ainda não ouviu falar no UNIEDU, continue a leitura e conheça mais uma possibilidade para se matricular nos cursos que estão em alta, pagando muito pouco ou quase nada.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona o UNIEDU

Executado pela Secretaria do Estado da Educação (SED), o UNIEDU contempla todo o estado de Santa Catarina com diferentes tipos de bolsas de estudos e de pesquisa em extensão.

O programa é dividido em 4 categorias, com bolsas de estudos para diversos casos. Confira todos os detalhes a seguir:

1. Artigo 170

Na primeira categoria está o Artigo 170, que dispõe de bolsas de estudo e pesquisa com percentuais de descontos que variam de 25% a 100%. A decisão sobre quem deve se beneficiar desse tipo de bolsa se dá pela avaliação socioeconômica do candidato e do seu núcleo familiar.

2. Artigo 171

Já esta modalidade oferece bolsas de estudo com desconto parcial ou total das mensalidades em projetos de pesquisa ou extensão. O valor é estabelecido após análise do perfil do candidato e percentual estipulado pela instituição de ensino.

3. PROESDE

Os estudantes que tiverem disponibilidade para desenvolver atividades do Projeto de Intervenção concorrem a bolsas de 100%.

4. FUMDES

Alternativa específica para licenciaturas, em que o estudante é contemplado com bolsa de 100% + auxílio permanência que gira em torno de R$ 500,00 por mês até o final do curso.

O UNIEDU estimula a inclusão e ajuda a diminuir o índice de evasão de quem cursa o ensino superior em instituições privadas. Mas para isso, é preciso que esses futuros bolsistas atendam a alguns requisitos estabelecidos pelo programa de bolsas.

Para ser contemplado com uma bolsa, é obrigatório que o candidato esteja matriculado em cursos de universidades habilitadas pelo Ministérios da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), além de serem cadastradas na SED de Santa Catarina.

🔵 Leia também: Saiba como conseguir bolsa de estudos para começar sua faculdade

Qual o valor das bolsas?

O percentual da mensalidade que a bolsa pode cobrir é definido pela instituição de ensino, portanto, fique de olho nos editais liberados no portal da sua universidade.

As bolsas maiores são destinadas aos estudantes de menor renda, até dois salários mínimos. O percentual varia de 25% até 100% para quem cumprir todos os requisitos e estiver com a matrícula regularizada. O mesmo processo é válido para cursos de graduação EAD.

Vale dizer que as bolsas pela UNIEDU são semestrais, ou seja, a cada 6 meses o estudante deverá se candidatar novamente na disputa pelas bolsas disponíveis para o próximo período.

 

 

 

Quem pode participar do UNIEDU

O auxílio da bolsa de estudo é cedido para apenas uma parcela dos universitários matriculados nas instituições de ensino. Para selecionar as pessoas que realmente precisam, os seguintes critérios foram estipulados:

  • Estudantes economicamente carentes e cadastrados no UNIEDU;
  • Morar há pelo menos 2 anos em Santa Catarina;
  • Quem estudou a vida toda em escolas públicas ou que foram bolsistas 100% em instituições privadas durante o ensino fundamental e médio.

Além dos requisitos, existem, também, algumas obrigações que devem ser seguidas, como por exemplo:

  • Dar o aceite no Contrato de Assistência Financeira Estudantil;
  • Assinar todos os meses o recibo da bolsa;
  • Pagar o valor residual da mensalidade nos casos em que a bolsa é menor que 100%;
  • Cumprir com as regras estabelecidas pela instituição de ensino.

Lembrando que este processo deve ser repetido a cada novo semestre. Portanto, siga as recomendações e os requisitos exigidos pelas diretrizes do programa de bolsa UNIEDU.

🔵 Leia também: Quer uma bolsa de estudos EAD? Saiba como conseguir!

Como solicitar uma bolsa do UNIEDU

Chegou a hora de saber quais são os requisitos para conseguir uma bolsa de estudos através do UNIEDU na sua instituição de preferência.

Antes de fazer a solicitação, verifique se o seu perfil se enquadra nas exigências do programa:

  • Estar matriculado em um curso de graduação da instituição de ensino de sua escolha;
  • Não ter outra graduação de ensino superior (menos cursos curtos de licenciatura);
  • Ter no mínimo 20 horas semestrais para contribuir com projetos sociais relacionados à educação, direcionados pela coordenação do curso;
  • Não ter reprovação em mais de uma disciplina do semestre anterior ao pedido da bolsa;
  • Não receber bolsa de estudo ou outro tipo de auxílio educacional de organizações públicas, exceto financiamentos de até 75% do valor da mensalidade;
  • Levar a sério os programas e projetos sociais e manter assiduidade nos dias estipulados pela coordenação do curso, caso tenha sido contemplado com a bolsa de estudos nos semestres anteriores.

Você atende aos requisitos? Se sim, já pode começar a dar início ao seu cadastro.

Você deve acessar o site, dentro do período de inscrição estipulado pela instituição de ensino que está matriculado. Para não perder o prazo, confira quais são essas datas nos editais liberados todo semestre pela sua universidade. 

Onde fazer sua graduação com bolsa UNIEDU

E agora que você já conhece como funciona o programa de bolsas de estudos UNIEDU, vamos falar sobre onde fazer a sua graduação usando o benefício.

É importante escolher uma instituição de qualidade comprovada, que entregue uma experiência da graduação que eleve o seu potencial enquanto profissional. Por isso, conheça nossas indicações abaixo:

As instituições acima têm reconhecimento do MEC e tiraram notas altas na avaliação da pasta. Ou seja, têm qualidade comprovada de ensino.

Além de bolsas pelo UNIEDU, as duas também tem programas próprios de bolsas de estudos, que dão descontos de até 100% dependendo da sua nota do Enem ou forma de ingresso (transferência, segunda graduação, etc).

Não deixe de conhecer!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!