Você conhece o UNIEDU?

O programa de bolsas de Santa Catarina democratiza o acesso à educação de qualidade a estudantes de todo estado.

Se ainda não ouviu falar sobre esse sistema de bolsas, então continue a leitura e conheça mais uma possibilidade para se matricular nos cursos que estão em alta, pagando muito pouco ou quase nada.

O que você vai ver:

Como funciona o UNIEDU 
Qual o valor das bolsas do UNIEDU 
Quem pode participar do UNIEDU 
Como solicitar uma bolsa do UNIEDU 
Faça sua graduação EAD na Univali com bolsa do UNIEDU! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como funciona o UNIEDU

Executado pela Secretaria do Estado da Educação (SED), o UNIEDU contempla todo o estado de Santa Catarina, com diferentes tipos de bolsas de estudos e de pesquisa em extensão.

O programa é dividido em 4 categorias, com bolsas de estudos para diversos casos. Confira todos os detalhes a seguir:

1. Artigo 170

Na primeira categoria está o Artigo 170, que dispõe de bolsas de estudo e pesquisa com percentuais de descontos que variam de 25% a 100%. A decisão sobre quem deve se beneficiar desse tipo de bolsa se dá pela avaliação socioeconômica do candidato e do seu núcleo familiar.

2. Artigo 171

Já esta modalidade oferece bolsas de estudo com desconto parcial ou total das mensalidades em projetos de pesquisa ou extensão. O valor é estabelecido após análise do perfil do candidato e percentual estipulado pela instituição de ensino.

3. PROESDE

Os estudantes que tiverem disponibilidade para desenvolver atividades do Projeto de Intervenção concorrem a bolsas de 100%.

4. FUMDES

Alternativa específica para cursos de licenciaturas, em que o estudante é contemplado com bolsa de 100% + auxílio permanência que gira em torno de R$ 500,00 por mês até o final do curso.

O UNIEDU estimula a inclusão e ajuda a diminuir o índice de evasão de quem cursa o ensino superior em instituições privadas. Mas para isso, é preciso que esses futuros bolsistas atendam a alguns requisitos estabelecidos pelo programa de bolsas.

Para ser contemplado com uma bolsa, é obrigatório que o candidato esteja matriculado em cursos de universidades habilitadas pelo Ministérios da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), além de serem cadastradas na SED de Santa Catarina.

>>> Leia também: Como entrar na faculdade: confira as formas de ingresso

Qual o valor das bolsas do UNIEDU

O percentual da mensalidade que a bolsa pode cobrir é definido pela instituição de ensino, portanto, fique de olho nos editais liberados no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da sua universidade.

As bolsas maiores são destinadas aos estudantes mais carentes, com renda de até dois salários mínimos. O percentual varia de 25% até 100% para quem cumprir todos os requisitos e estiverem com a matrícula regularizada. O mesmo processo é válido para cursos de graduação EAD.

Vale ressaltar que as bolsas de estudo pela UNIEDU são semestrais, ou seja, a cada 6 meses o estudante deverá se candidatar novamente na disputa pelas bolsas disponíveis para o próximo período.  

logo-uniedu-santa-catarina

Quem pode participar do UNIEDU

O auxílio da bolsa de estudo é cedido para apenas uma parcela dos universitários matriculados nas instituições de ensino.

Para selecionar as pessoas que realmente precisam, os seguintes critérios foram estipulados:

  • Estudantes economicamente carentes e cadastrados no UNIEDU;
  • Morar há pelo menos 2 anos em Santa Catarina;
  • Quem estudou a vida toda em escolas públicas ou que foram bolsistas 100% em instituições privadas durante o ensino fundamental e médio.

Além dos requisitos, existem, também, algumas obrigações que devem ser seguidas, como por exemplo:

  • Dar o aceite no Contrato de Assistência Financeira Estudantil;
  • Assinar todos os meses o recibo da bolsa;
  • Pagar o valor residual da mensalidade nos casos em que a bolsa é menor que 100%;
  • Cumprir com as regras estabelecidas pela instituição de ensino.

Lembrando que este processo deve ser repetido a cada novo semestre, portanto, siga as recomendações e cumpra com os requisitos exigidos pelas diretrizes do programa de bolsa UNIEDU.

>>> Leia também: Como funcionam as vagas remanescentes do Prouni

Como solicitar uma bolsa do UNIEDU

Agora chegou a hora de saber quais são os requisitos para conseguir uma bolsa de estudos na Univali, especificamente a do UNIEDU.  

Antes de dar entrada na solicitação de bolsa, verifique se o seu perfil se enquadra nas exigências do programa:

  • É preciso estar matriculado em um curso de graduação da instituição de ensino de sua escolha;
  • Não possuir outra graduação de ensino superior (menos cursos curtos de licenciatura);
  • Ter no mínimo 20 horas semestrais para contribuir com projetos sociais relacionados à educação, direcionados pela coordenação do curso;
  • Não tem registro de reprovação em mais de uma disciplina do semestre anterior ao pedido da bolsa;
  • É proibido se candidatar ao UNIEDU se estiver recebendo bolsa de estudo ou outro tipo de auxílio educacional de organizações públicas, exceto financiamentos de até 75% do valor da mensalidade;
  • Levar a sério os programas e projetos sociais e manter assiduidade nos dias estipulados pela coordenação do curso, caso tenha sido contemplado com a bolsa de estudos nos semestres anteriores.

Você atende aos requisitos? Se sim, já pode começar a dar início ao seu cadastro.

Você deve acessar o site, dentro do período de inscrição estipulado pela instituição de ensino que está matriculado. Para não perder o prazo, confira quais são essas datas nos editais liberados todo semestre pela sua universidade. 

>>> Leia também: Notas de corte do Enem por curso e universidade [Guia Sisu]

Faça sua graduação EAD na Univali com bolsa do UNIEDU!

A Univali possui um extenso programa de bolsas de estudos que contempla os mais diferentes perfis. Entre eles está o UNIEDU, que pode abrir as portas para você escolher a melhor opção em cursos de graduação.

A Univali é a melhor instituição de ensino privado de Santa Catarina e uma das melhores da América Latina.

A universidade conta com outros programas de bolsas, ou seja, caso você não atenda a todos os requisitos da UNIEDU, pode ser que encontre outros caminhos para se tornar bolsista em uma das melhores instituições de ensino do Sul do Brasil.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT