Você não foi selecionado em nenhuma das chamadas regulares do Prouni?

Calma! Há a possibilidade de ingressar nas vagas remanescentes do programa.

Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre elas, quais os requisitos para conseguir uma bolsa e como fazer a inscrição.

Use sua nota do Enem e ganhe bolsa na sua graduação EAD!

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo em universidades privadas aos estudantes brasileiros.

As bolsas podem ser integrais ou parciais, conforme comprovação de renda familiar.

O Prouni realiza, normalmente, duas chamadas por ano: uma no início do ano, em janeiro, e a outra no meio do ano, em junho e julho.

O processo de seleção contempla a primeira chamada, a segunda e uma lista de espera.

Porém, há a possibilidade de algumas bolsas não serem preenchidas durante esse período, pois os candidatos desistiram ou não apresentaram a documentação exigida.

Assim, há as chamadas vagas remanescentes que funcionam num período posterior.

vagas-remanescente-prouni-como-funciona  - menina fazendo anotações em um caderno sobre uma mesa branca. Ao seu lado está um notebook.

Como se inscrever para bolsas remanescentes?

O processo de inscrição para as bolsas remanescentes segue a mesma lógica da seleção inicial do Prouni.

Você deve acessar o site oficial e realizar o cadastro. o candidato será direcionado para a página do gov.br para preencher seus dados com informações solicitadas.

Caso você já tenha o cadastro, é só informar o CPF e a senha.

>>> Cursos em alta: quais são as profissões do futuro?

Quais são os requisitos?

Os requisitos para concorrer a uma bolsa remanescente são:

• Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obter média igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação (que vale mil pontos);
  • Ser professor da rede pública de ensino e trabalhar em instituições públicas no exercício da educação básica. Nesse caso, podem selecionar apenas bolsas em cursos de licenciatura e não é necessário a comprovação de renda.

Além disso, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além das requisitos citados acima, o candidato deve satisfazer alguma das condições abaixo:

• ter cursado o ensino médio em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em escola privada na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência.

Mudanças no Prouni em 2021

A partir de 7 de dezembro de 2021, estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas particulares sem bolsa de estudos integral podem solicitar os benefícios do Prouni.

Eles podem usar a nota do Enem para conseguir descontos de 50% ou 100% nas mensalidades. Importante lembrar que os critérios econômicos continuam valendo. Ou seja, somente candidatos com renda familiar de até 3 salários mínimos podem participar do programa.

Qual o próximo passo?

Depois que o candidato concluiu a inscrição, ele recebe um termo de “expectativa de direito à bolsa”.

O próximo passo é entregar os documentos exigidos pelo programa para a Instituição de Ensino.

Fique atento, pois, conforme o edital o Prouni, o candidato tem até dois dias úteis após a inscrição para realizar essa entrega, que pode ser presencial ou virtual.

Caso o candidato for reprovado, essa bolsa volta a ficar disponível. Assim a oferta de bolsas pode variar de um dia para o outro.

Confira a documentação exigida pelo Prouni:

• Documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovantes de rendimentos;
  • Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso;
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais;
  • Comprovante de deficiência, quando for o caso.

Use sua nota do Enem no EAD Univali

A sua nota do Enem também pode ser usada em bolsas de estudo no EAD Univali.

O processo é todo online e basta você esperar a confirmação da vaga para se tornar um aluno.

No EAD Univali, seguimos os mesmos critérios de qualidade que os cursos presenciais.

Os professores e tutores dos cursos são os mesmos que do curso presencial. Além disso, o diploma é o mesmo.

Ficou interessado? Então acesse nossa página e saiba mais sobre os benefícios.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT