Visão estratégica é uma palavra-chave para todas as empresas. Afinal, sem ela, um negócio fica sem rumo, não entendendo seus objetivos, muito menos qual caminho profissional seguir.

E ao contrário do que muitos pensam, a visão estratégia não é uma habilidade que deve estar presente somente nos gestores e supervisores. Cada vez mais, as organizações procuram essa característica em colaboradores de diversos níveis hierárquicos.

Adotar uma visão estratégica significa pensar no rumo de uma instituição, e isso é responsabilidade de todos os profissionais envolvidos.

Por isso, essa habilidade está tão em alta no mercado de trabalho. Afinal de contas, estrategistas são criativos, antecipam tendências e aproveitam as oportunidades que surgem.

Neste artigo, falaremos mais sobre visão estratégica e explicaremos como você pode desenvolver a sua!

Aqui você vai conferir:
O que é visão estratégica
A importância dos profissionais com visão estratégica para as empresas
Como desenvolver sua visão estratégica em 5 passos

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é visão estratégica

Visão estratégica é a habilidade de fazer o planejamento do futuro de um negócio ou de um projeto, definindo o caminho e as metas para chegar ao principal objetivo.

Para isso, é indispensável identificar a missão, a visão, as metas e os valores de uma organização.

A partir desses parâmetros, uma pessoa com visão estratégica consegue traçar o melhor trajeto para alcançar os objetivos da empresa — seja ampliar o número clientes, aumentar as vendas, entre outros.

Ser estrategista é uma qualidade que poucas pessoas têm e que está sendo bastante valorizada no mercado de trabalho atual.

Afinal, encontrar soluções criativas, lidar com conflitos e garantir que todos os percalços sejam superados não é nada fácil, mas é indispensável para qualquer negócio prosperar.

>>> Leia mais: O que é inteligência emocional? [Guia Completo]

visão estratégica - profissional alegre sendo aplaudida pelos colegas

A importância dos profissionais com visão estratégica para as empresas

Você sabia que 60% das empresas fecham em até 5 anos de atividade? Esse dado é de uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2014.

Segundo esse levantamento, entre as empresas que fecharam:

  • 55% não tinha um plano de negócios;
  • 46% não conheciam seus clientes;
  • 40% das não tinham objetivos e metas definidos.

E sabe o que esses dados demonstram? Falta de visão estratégica!

A visão estratégica do negócio é primordial para que a liderança e todos os colaboradores saibam exatamente onde querem chegar e o que precisam fazer para ter sucesso. Sem ela, ocorrem situações como as descritas acima.

Por isso, as organizações têm buscado cada vez mais profissionais com essa habilidade.

Sendo assim, se você deseja se destacar no mercado de trabalho, é indispensável que comece a trabalhar essa competência. No próximo tópico, trazemos algumas dicas!

>>> Leia mais: Autocontrole: o que é, importância, como desenvolver e dicas

Como desenvolver sua visão estratégica em 5 passos

visão estratégica - profissional alegre sendo aplaudida pelos colegas

Saiba definir objetivos de curto, médio e longo prazo

Toda empresa bem estruturada tem objetivos centrais que movem suas ações e seus colaboradores.

Mas, sabia que você, dentro da sua área de atuação, também pode traçar objetivos de curto, médio e longo prazo para trazer melhores resultados? É isso mesmo!

Identificar metas e traçar um plano para colocá-las em prática é uma ótima forma de trabalhar e construir sua visão estratégica.

Por meio dessa ação, você conseguirá auxiliar sua organização a se desenvolver, além de crescer dentro de seu campo de atuação.

Aprenda a identificar tendências

Não importa em qual área você trabalhe, novas tendências estão surgindo constantemente em todos os campos de atuação profissional.

Por isso, para não ficar de fora e traçar as melhores estratégias, é preciso que você aprenda a identificar e aplicar o que há de novo no mercado.

Isso é essencial para aprimorar os processos da sua organização e também suas metodologias de trabalho.

>>> Leia mais: Futuro do trabalho: novas profissões e habilidades para desenvolver

Questione e busque respostas para todas as perguntas

Muitas vezes, quando chegamos em uma nova organização, somos apresentados a processos e metodologias antigos, que foram passadas de funcionário para funcionário ao longo tempo.

Pode parecer difícil mudar e questionar a forma como as coisas são feitas, mas acredite: isso é essencial para o seu crescimento e para o da empresa em que você trabalha.

Por isso, não tenha medo: faça perguntas e entenda os porquês. Só lembre-se de sempre ser respeitoso e paciente na hora de questionar e tecer críticas.

Desenvolva cada vez mais a empatia

A empatia, capacidade de entender e se colocar no lugar do outro, é uma habilidade que vem se destacando cada vez mais em nossos ciclos sociais e vida pessoal.

O que talvez você não saiba é que ela também tem espaço no mercado de trabalho.

Aprender a se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para se aproximar verdadeiramente das pessoas e entender suas necessidades.

Se você trabalha com clientes, por exemplo, é essencial que você tenha empatia para compreender seus reais desejos e melhor atendê-los.

Isso também é ter visão estratégica. Então, não abra mão dessa competência e comece a trabalhá-la hoje mesmo.

>>> Leia mais: O que é resiliência emocional, uma das soft skills mais importantes para sua carreira

Invista em seu próprio desenvolvimento

Antes de mais nada, você precisa saber que desenvolver uma visão estratégica exige sair da zona de conforto.

Muitas vezes, o comodismo, juntamente com uma visão retrógrada sobre as coisas, impedem nosso progresso em diversos setores. Por isso, comece a focar em seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Procure cursos que desenvolvam e aprimorem suas habilidades interpessoais. Lembre-se que conhecimento sempre será algo proveitoso — tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

E sabe uma forma de alavancar o seu desenvolvimento profissional? Com uma pós-graduação!

Fazendo uma pós-graduação EAD na Univali você tem mais possibilidades de crescer no mercado de trabalho e de ser visto como um profissional de credibilidade.

Aqui, você estuda de onde quiser com as facilidades do curso a distância, mas com a mesma qualidade de uma especialização presencial.

Confira aqui todos os cursos e comece hoje mesmo a adicionar novas linhas em seu currículo!

Descubra como ter um currículo poderoso: passo a passo para montar o seu

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT