Ensino Superior

Onde o pedagogo pode atuar fora da escola?

Por EAD UNIVALI   |    |  9 min de leitura
Saiba mais
Saiba mais

A área da Pedagogia é mais ampla do que as pessoas têm ideia.

Além de trabalhar dentro das salas de aula, existem outras atividades que exigem o conhecimento de um pedagogo.

Você sabe onde o pedagogo pode atuar fora da escola?

São várias as opções de atuação para quem se forma em Pedagogia, o que é ótimo para quem quer trabalhar com educação, mas não quer se tornar professor.

Outro ponto importante é que é possível ser pedagogo e trabalhar com jovens e adultos e não apenas com crianças. Sabia disso?

Confira a seguir algumas das atividades que podem ser desenvolvidas pelos profissionais de Pedagogia e que vão além da sala de aula!

1. Empresas
2. Hospitais
3. ONGs
4. Centros de reabilitação de jovens e adultos
5. Produção de material didático
6. Núcleos de Educação a Distância
7. Clínicas de psicopedagogia
8. Carreira acadêmica

Baixe o e-book para descobrir as profissões em alta desta década!

1. Empresas

Você sabia que um pedagogo pode ajudar a área de recursos humanos e treinamento de uma empresa? O profissional formado em Pedagogia tem todos os conhecimentos necessários sobre como funciona a aprendizagem humana.

Por isso, consegue ajudar com consultorias de treinamentos para que as empresas tenham sempre profissionais qualificados em seu quadro de funcionários.

Esse trabalho é muito comum em grandes empresas e em locais em que é necessário o treinamento constante, como em grandes indústrias, mercado financeiro, tecnologia, entre outros.

2. Hospitais

Os hospitais são espaços desafiadores, ainda mais para crianças.

Por isso, essas instituições contam com pedagogos para auxiliarem nas atividades feitas com as crianças internadas ou que realizam algum tipo de tratamento na instituição.

Assim, o pedagogo fica responsável por elaborar atividades, contribuir com o desenvolvimento formal e comportamental, além de acompanhar o desenvolvimento.

Dentro da Pedagogia, o profissional aprende não apenas a ensinar o conteúdo escolar, mas qualquer tipo de atividade que estimule a aprendizagem, o que inclui brincadeiras, atividades, música, entre outras coisas.

3. ONGs

Organizações Não-Governamentais que atuam com crianças também precisam da presença de um pedagogo para que as atividades sejam feitas da melhor maneira possível.

Esse trabalho é muito importante pois geralmente está relacionado com crianças em situação de risco e, por isso, o pedagogo tem uma função muito importante no desenvolvimento delas.

Nesse caso, também considera-se não apenas ajuda no desenvolvimento escolar, mas também ao realizar atividades para aprimorar as habilidades comportamentais e mentais.

4. Centros de reabilitação de jovens e adultos

Estes são espaços que também necessitam de um pedagogo, pois contam com pessoas que precisam descobrir novos caminhos. 

O profissional de pedagogia ajuda estas pessoas a gerar interesse em diversas áreas e contribuir com o desenvolvimento pessoal.

Nesse caso, o trabalho pode estar focado principalmente na aprendizagem formal, já que muitos brasileiros não finalizaram sua educação na idade escolar.

Porém, o pedagogo também pode desenvolver outras atividades para contribuir com as habilidades comportamentais.

Onde o pedagogo pode atuar fora da escola?

5. Produção de material didático

Os materiais didáticos utilizados em escolas, clínicas e até pelos responsáveis, em casa, passam pela avaliação de um pedagogo antes de chegar na mão das crianças.

Os pedagogos responsáveis pela criação desses materiais conseguem desenvolver as melhores atividades para cada idade de maneira a tornar o aprendizado algo interessante e divertido.

Entre os materiais didáticos, também é possível citar os brinquedos que contribuem com o desenvolvimento infantil, algo muito importante para que a criança se torne um adulto funcional.

O material didático para jovens e adultos também precisa desse aval e os pedagogos podem contribuir até mesmo com materiais técnicos, pois entendem as melhores abordagens de aprendizagem para cada idade.

CTA BLOG -  E-book Como escolher a graduação

6. Núcleos de Educação a Distância

A modalidade de educação a distância é diferente da presencial.

Se as aulas não forem criadas da maneira correta, a atenção e retenção do aluno diminue muito, o que pode prejudicar a aprendizagem final.

Por isso, o auxílio e a consultoria de um pedagogo podem fazer toda a diferença para que os estudantes tenham todo o aproveitamento possível estudando a distância, garantindo a qualidade na formação.

Além disso, os pedagogos também conseguem auxiliar na organização das aulas e no suporte com os estudantes, contribuindo como seus orientadores.

7. Clínicas de psicopedagogia

É muito comum que algumas crianças precisem de estímulos além da escola para se desenvolverem de maneira mais completa. Nesse caso, existem clínicas de psicopedagogia que atendem diferentes tipos de casos.

O trabalho de um pedagogo dentro dessas clínicas é essencial, pois consegue auxiliar com a melhora do desempenho dessa criança na escola, além de auxiliar no desenvolvimento de outras habilidades.

Nesse sentido, o pedagogo faz toda a diferença em atividades multidisciplinares e é essencial para garantir o desenvolvimento das crianças, independente do caso.

8. Carreira acadêmica

Quem gosta de estudar cada vez mais sobre a educação pode assumir uma carreira acadêmica e se tornar um pesquisador na área.

Assim, pode contribuir com novas descobertas, desenvolver novas metodologias e contribuir com o avanço da educação no país.

Para se tornar pesquisador, é preciso continuar sempre estudando.

Após a graduação, pode-se cursar o mestrado e, depois, o doutorado, e se tornar mestre e doutor em educação.

Também existem diversas especializações e pós-graduações em educação que podem ser feitas por quem gosta de aprender mais sobre as atividades práticas de um pedagogo.

Viu o quanto a Pedagogia é uma área ampla?

Os conhecimentos adquiridos na formação do pedagogo podem ser aplicados em diversas áreas e de maneiras diferentes.

Com isso, quem tem o sonho de trabalhar com Educação conta com opções que vão além da sala de aula, caso prefira.

Na Univali, você pode se formar em Pedagogia na modalidade EAD (a distância) e tirar seu sonho de se tornar pedagogo do papel.

O curso EAD conta com currículo igual aos presenciais, com o benefício do estudante poder assistir às aulas e fazer as atividades quando e onde quiser.

Agora que você já sabe onde o pedagogo pode atuar fora da escola, conheça mais sobre o curso de Pedagogia EAD da Univali!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT